| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 58 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Fev 01, 2010 11:22 am Assunto: |
|
|
Mexida que fiz numa destas serissas estava achando seu nebari muito embaraçado e poluido.
quando comprei
Depois da primeira mexida
Estado atual
Apos a desfolha e troca de vaso , coloquei num mais profundo porque pois as raizes estavam muito na vertical. _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Fev 01, 2010 2:29 pm Assunto: |
|
|
Fala Joel...!
Esta planta tem um movimento muito belo
Eu pensaria em trabalhar mais como moyogi, semelhante aquela foto/projeção que o amigo Edson postou para a outra planta... Acho que iria valorizar mais o desenho da mesma. _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 58 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Fev 01, 2010 5:08 pm Assunto: |
|
|
Dai Alexandre , a curvatura do tronco e maior que na foto. Mas a tua ideia ë a mesma minha , um moyogi
abraçao
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Seg Fev 01, 2010 8:14 pm Assunto: |
|
|
Olá joellagunasc, vejo tua Serissa totalmente desfolhada...nosso clima é um tanto idêntico, no meu caso, até quando poderei efetuar desfolhas na espécie?
Abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 01, 2010 10:24 pm Assunto: |
|
|
Ivanil . pelo clima ameno que tem aqui na minha regiao , sem temperaturas muita baixas , eu desfolho ate no inverno. Participei dum curso em P. Alegre , no mes de julho , onde a temperatura estava muito fria e vi desfolha de praticamente todas as plantas ( logico que as que permitem a desfolha).
Veja esta entrevista do Carlos Tramujas que da boas explicaçoes sobre o assunto , inclusive ele fala que nao a necessidade da desfolha da serissa porque ela ja possui folhas pequenas , mas a minha intençao nao era diminuir as folhas e sim facilitar a aramaçao e visualizaçao de sua estrutura
http://www.artebonsai.com.br/desf.htm
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 01, 2010 11:18 pm Assunto: |
|
|
Caro Joel, na verdade nunca desfolhei Serissa e não sou muito chegado a desfolha em espécies em geral. Já efetuei algumas com bons resultado. Sei que muitos bonsaistas efetuam ´mais do que uma ao ano em algumas espécies, mas como falei, não me dei conta ainda dos benefícios da prática da desfolha.
Agradeço por postar o link da entrevista com Carlos Tramujas que esclareceu muitas dúvidas ref., desfolha em geral.
Abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Fev 02, 2010 2:55 pm Assunto: |
|
|
| Ivanil Pimentel Vieira escreveu: | | mas como falei, não me dei conta ainda dos benefícios da prática da desfolha. |
Ivanil eu tambem tinha alguns receios com relaçao a desfolha. Hoje acho fundamental pois facilita a aramaçao , provoca a diminuiçao do tamanho das folhas , aumenta a ramificaçao e tambem para a brotaçao de folhas novas substituindo as velhas . Pode fazer sem medo.
Confúcio |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Fev 02, 2010 7:09 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Joel, se tudo correr bem amanhã desfocharei um Acer ainda muda, depois sabe como é, só perder o medo que tudo se reverte em benefícios.
Abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Fev 02, 2010 8:00 pm Assunto: |
|
|
Estava cometendo um erro imperdoavel neste trabalho. Ele nao foi feito so por mim mas tambem com a participaçao decisiva de um futuro grande bonsaista. Erro corrigido ai vai a foto do mesmo.Peço desculpa aos amigos foristas pela indecencia da vestimenta(cuequinha)
Augusto _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 03, 2010 7:47 am Assunto: |
|
|
È isso Joel,dando chance desde pequeno será um grande bonsaista no futuro e pelo sorriso está gostando da brincadeira!
Parabéns pelo garotinho, bem sinpatico! |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Fev 03, 2010 6:25 pm Assunto: |
|
|
É Joel...
O pequeno mandou bem... e agora com esta foto já tá registrado os direitos autorais  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|