FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Flamboyant: debate sobre cuidados gerais
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Paulo Ramos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 24, 2008 3:59 pm    Assunto: Responder com citação

André, eu já havia lido aquela matéria sobre a técnica do kamikase, é interessante, minhas plantas ainda não tem estrutura para fazer aquele processo, pois o tronco deve ser mais grosso.
Essa matéria aí do Ratto também é show. Eu gostaria de ver fotos atuais do Flamboyant dele.
Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 24, 2008 9:08 pm    Assunto: Responder com citação

se tiver q aramar é bom q seja com ela bem nova ou com um galho q ainda vai engrossar bastante... pois ela marca muito facilmente.
abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 28, 2008 11:35 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

Também tenho me aventurado com o cultivo desta espécie, todas minhas mudas foram plantadas de semente.

Minha dificuldade está no crescimento vertical pronunciado dos flamboyant. E minha estratégia está sendo em permitir este crescimento até que seja possível uma poda drástica.

Este será um risco que creio que terei que correr se quiser dar uma forma proporcional entre tronco/copa, visando à formação de um futuro bonsai.

Vários colegas já publicaram que obtiveram bons resultados após poda drástica. Já tentei a aramação, mas interrompi, pois logo percebi que os caules não iriam suportar. Ainda tenho dúvidas quanto ao uso de tracionamento nos caules das mudas, apesar do sucesso de alguns colegas com essa técnica.

Como substrato, não tenho sido muito rigoroso com esta espécie, tenho até variado. Sempre na busca de uma mistura entre pedriscos e terra vegetal, em todos os casos, minhas mudas responderam bem.

Para mim o vantajoso desta espécie, é que ele parece se adaptar bem a ambientes interiores, as minhas não ficam a sol pleno e parecem não terem sentido falta disso.

O que me atrai mesmo é o excelente resultado que se pode obter com um flamboyant como bonsai. Podem dar exemplares belíssimos.

Abraço a todos.

Franz Lopes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Paulo Ramos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 29, 2008 10:40 am    Assunto: Formação de galhos Responder com citação

Outro dia, em um local que tem vários Flamboyant adultos, eu estava observando uma que foi cortada bem perto do chão. O detalhe é que ela estava com vários galhos que brotaram após a "poda drástica". Devido a grande dúvida de como formar galhos, já que as mudas só crescem verticalmente, se naquela árvore adulta, com tronco bem formado, brotaram vários galhos, acredito que em nossas mudas, para conseguirmos uma formação de galhos e posteriormente uma boa copa, o ideal seria deixar crescer até que o tronco obtenha um bom diâmetro e assim fazer um poda radical cortando o galho apical a uma altura desejada para bonsai. Acho que, pelo que observei em relação ao crescimento de minhas mudas no outono/inverno, o ideal seria fazer a poda radical no início da primavera. Com certeza a brotação seria imediata e com crescimento rápido durante a primavera e o verão.
Abraços!!!
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 29, 2008 3:35 pm    Assunto: Responder com citação

E aí Paulo legal sua planta B. Como conseguiu entortar o tronco daquele geito??? Que arame usou??? Também tenho um Flam. Gosto dessa espécie.
Paulo Ramos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 02, 2008 9:43 pm    Assunto: Galhos que brotam após a poda radical. Responder com citação

Fotos de um Flamboyant adulto que teve um galho podado. Observem a brotação. Tem foto também de um outro Flam que foi cortado perto do chão e eu chamo a atenção de como essa árvore que, quando nova só cresce na vertical, ao sofrer uma poda radical solta muitos brotos.

dori
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 03, 2008 11:08 pm    Assunto: Responder com citação

Sobre Flamboyant eu penso:

Já viram um flamboyant que cresce no meio da floresta?

A gente se acostuma em vê-los com a copa aberta, imensa nas praças e parques das cidades.

No meio da floresta, o Flamboyant crece rumo às nuvens, vai tomar sol lá no topo da floresta. eles são árvores com troncos imensos que só ramificam lá em cima.

No meio da praça, o Flamboyant abre bem a copa pra aproveitar bem a abundância de luz e sombrear suas raizes.

As raizes do Flamboyant crescem rasas, portanto estão acostumadas a desenvolverem em terra de solo raso.

com trabalharia com um flamboyant:

Plantaria desde a semente, mudas boas já germinam boas.
escolheria as melhores mudas.
Plantaria-as no centro de bacias furadas no fundo e nas laterais, com uma camada de 2cm de areia grossa e telha triturada no fundo.
Acima dessa camada uma camada de 4 a 6 cm de areia grossa telha triturada e esterco curtido ou composto orgânico em partes iguais.
Deixar em local de máxima exposição solar direta.
manter sempre úmido.
quando ele tiver um tronco com cerca de 2cm de diâmetro pode começar a ser trabalhado.
Não importa a altura que a muda tenha até esse momento. também não importa que não tenha galhos.
dori
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 03, 2008 11:09 pm    Assunto: Responder com citação

errei. desculpa, mandei a msg 2x sem querer
npacheco

MensagemEnviada: Sáb Nov 08, 2008 6:08 pm    Assunto: Responder com citação

Dori, exatamente como procedi.
Tenho 1 que comecei a trabalhar há pouco tempo, depois de engrossar o galho principal até uns 3 cm.
Dei uma poda radical recentemente, associada a poda das raízes, e inclinei o galho no transplante.

Me inspiro em árvores adultas q vejo em alguns locais da cidade (RJ), com copas baixas e amplas, sem muito crscimento vertical.

Percebo na minha q após essa última poda, o tamanho das folhas diminuiu muito. To sem fotos pra postar, mas vou ver se providencio umas aqui.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Paulo Ramos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 18, 2008 2:57 pm    Assunto: Enxerto Responder com citação

Observando um Flamboyant florido, pensei: será que se enxertar um galhinho de uma árvores adulta, nossas jovens plantinhas irão florescer ainda nova?
Foristas que entendem de enxertia, opinem por favor.
Abraços!
claudiojsferreira

MensagemEnviada: Sex Fev 05, 2010 2:57 pm    Assunto: ressuscitando tópico! Responder com citação

Materia muito interssante trazendo lá do fundo do baú p ver se surgem novas postagens e eu possa acompanhar este!
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 05, 2010 5:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Claudio,
Estou tentando domar uma muda de flamboyant amarelo de +- 1 ano, ele está ramificando muito bem somente com podas de ápice e desfolhas.
Dá uma olha no tópico dele
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13548

Eu tenho algumas sementes de flamboyant amarelo comigo, como você é meu vizinho fica fácil pegar, mas caso algum outro colega queira posso mandar pelos Correios. Só que não tenho muitas, e elas não são muito novas, podendo não germinar, a árvore de onde eu pegava as sementes infelizmente morreu.

Att,
Salo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Fred Rodriguez
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 06, 2010 2:32 pm    Assunto: Responder com citação

Bem amigos bem a calhar a esplanação do assunto a +- 1 ano atras plantei umas sementes de flan como fiquei um tempo afastado muitas morreram sobrou uma o problema era não surgia galhos como já foi citado porem um dia resolvi dar uma torturada e o que aconteceu???
começou a emissão de galhos o substrato tem areia e materrial organico adubo com cama de frango rega 1 vez ao dia
vamos as fotos

vou dar uma radical e tracionar esses galinhos e veremos
espero ter colaborado

claudiojsferreira

MensagemEnviada: Sáb Fev 06, 2010 4:10 pm    Assunto: Thank's Responder com citação

Salo escreveu:
Olá Claudio,
Estou tentando domar uma muda de flamboyant amarelo de +- 1 ano, ele está ramificando muito bem somente com podas de ápice e desfolhas.
Dá uma olha no tópico dele
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13548

Eu tenho algumas sementes de flamboyant amarelo comigo, como você é meu vizinho fica fácil pegar, mas caso algum outro colega queira posso mandar pelos Correios. Só que não tenho muitas, e elas não são muito novas, podendo não germinar, a árvore de onde eu pegava as sementes infelizmente morreu.

Att,
Salo

Respondi lá no tópico!
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2011 7:01 pm    Assunto: Responder com citação

ola pessal estou tendo um problema com veto( acredito eu ) alem de depois desses pust meu flanboyan esta pior , secan do alguns galhos

se poderem dar uma olhada eu ficario muito feliz
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17324&highlight=

O flanboian pode ser cultivado dentro de casa... perto de uma janela....

http://www.megaupload.com/?d=DVWD871L
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: