FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

aramando hibisco
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
ricablues

MensagemEnviada: Ter Jan 26, 2010 11:25 pm    Assunto: aramando hibisco Responder com citação

quem pode me responder, tirei uma muda de hibisco por alporquia e aramei os 4 galhos, bom ja faz uns 3 meses, hoje fiquei sabendo que ñ se pode arama-los, o meu ficou bem, porque ñ pode aramar hem?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 27, 2010 8:19 am    Assunto: Responder com citação

Nunca ouvi falar sobre não poder aramar alguma arvore. a unica coisa q o pessoal fala é quando as a planta tem os galhos mais quebradiços...
mas vou deixar para os mais experientes t responderem..

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 27, 2010 10:12 am    Assunto: Responder com citação

Tenho um hibisco e o amigo Rodrigo Dias tb.

A orientação q ele me deu é que o Hibisco quebra muito fácil.
Se fosse aramar eu deveria faze-lo com os galhos bem tenros. Aramar bem frouxo para que com o crescimento dos galhos, o arame nao marque-os.
Não aramar com os galhos já rijos, pois fazendo assim eu poderia quebra-los ao tentar entortá-los.

EM SUMA:
Não aramar é uma orientação básica para galhos que podem se quebrar
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 27, 2010 1:28 pm    Assunto: Responder com citação

laudir, aproveitando o topico aqui já vou tirar duvidas minhas q imagino ser a mesma q a do Ricablues.

Então devemos de preferencia tencionar redirecionar com pordas?

abraços
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 27, 2010 2:47 pm    Assunto: Responder com citação

é o que eu tenho feito... amarro ao tronco um arame e faço um gancho na ponta.... não machuca tanto o galho... apesar de meu hibisco ter galhos muito tenros
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 27, 2010 4:54 pm    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal

Tenho que contestar um pouco o amigo Laudir, pois é certo que somente trações não tendem ao resultado satisfatório, sem movimento... A aramagem é a maneira mais rápida e fácil para uma estética boa e natural Wink

Mesmo em plantas de madeira quebradiça, com algum cuidado e treino, deve ser feita a aramagem!

Eu utilizo tração em segundo plano: depois de aramado, se o galho ainda tende a subir, traciono-o. Isto acontece em espécies com grande crescimento apical (pra cima) Wink

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 27, 2010 4:56 pm    Assunto: Responder com citação

concordo contigo Alexandre.

Como ainda sou muito iniciante eu uso esta técnica do tracionamento somente no hibisco devido ao susto que me deram quando pesquisei a respeito dele.

[edit...... INSERT]

O tracionamento q eu estou utilizando no meu hibisco é para gerar patamares num moyogi:

e lembrando em bom tempo: PARABÉNS PELA PROJEÇÃO ALEXANDRE. ESSA IDÉIA DO MOYOGI FOI SUA Very Happy
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 06, 2010 11:26 am    Assunto: Responder com citação

Concordo com o Alexandre, utilizo a tração da mesma forma, como reforço à aramagem.

E sobre a marcadinha do arame, não se preocupem, espécies como hibisco e tantas outras desmarcam logo, e para efeito duradouro nada como uma marcadinha ...hehe, não confundam isso com o aprofundamento do galho com o arame, tem gente que o esquece lá e depois diz que é para ficar melhor, isso não existe, uma pequena marcadinha que sairá logo com o crescimento e desenvolvimento do galho em um pré-bonsai é suficiente para deixá-lo na posição escolhida, caso não fique, faça de novo, qtas vezes precisar.

Falo pré-bonsai pois se fosse um bonsai (pronto), não seria preciso aramar não é mesmo? mas caso se faça uma reestilização em bonsai, muito cuidado com esta marcação, observação mais atenta e só.

Uma coisa é sobre aramar desde o subsatrto, sabe? aquela aramagem que sai do vaso enrolando o tachiagari? MUITO CUIDADO!

O tachiagari (1o terço do tronco) é uma, se não for a mais, parte importante de um bonsai, digamos que a parte sagrada da árvore, se for marcada... se fazia muito isso há tempos atrás, eu fiz muito, com intenção de dar movimento ao tronco, mas não faço mais, se for mudinha e vai crescer bastante, td bem, mas em troncos semi-formados é muito risco.

Existem técnicas de amortecimento de arame como ráfia e borracha, ou ainda usar um arame acima do necessário e deixar um pouco folgado (o mínimo possível), mas isso ainda é questionável...

Abração e desculpe o alongar da resposta.
Fabiano.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 06, 2010 5:50 pm    Assunto: Responder com citação

De acordo com Alexandre e Fabiano!!

Apenas uma dica: Aramação é treino! se vc souber aramar pode fazer em qualquer planta! o hibisco aceita muito bem a aramação, se vc fizer em galhos finos tera resultado no maximo com dois meses.

O macete do arame é deixar a planta sem regar no dia anterior, depois de aramar regue bem.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: