FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus opinioes e duvidas
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergio Henrique Domingues
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 19, 2009 5:08 pm    Assunto: Ficus opinioes e duvidas Responder com citação

Ola pessoal,

Sou novo aqui no forum Comprei esse bonsai a pouco tempo, nao sei nada sobre cuidar de bonsai, andei lendo um pouco na net e tenho algumas duvidas.

* Queria a opiniao sincera do que acharam do bonsai ?
* Li sobre a poda de raizes e gostaria de saber se o meu esta precisando pois as raizes estao bem pra fora, e assim mesmo ? ou devo replanta-lo?
o rapaz da floricultura disse que essas raizes sao a arte do bonsai

* outra duvida e quando devo podar? esta comecando a nascer varias folhas novas nas pontas dos galhos, devo deixar crescer ou devo podar as folhas antes que crescam ?

* o que voces sugerem que eu deva fazer em se tratando de estetica para esse bonsai?

Bem como voces podem ver nao entendo nada rsrsrsrsrs por isso preciso da colaboracao e paciencia de todos.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 20, 2009 11:24 am    Assunto: Responder com citação

Olha na minha opinião essa é uma planta que precisa de uma longa jornada de trabalho. Primeiramente eu cortaria essas duas raízes mais grossas para buscar uniformidade entre elas ( as raízes expostas realmente torna o bonsai mais belo e o deixa com caracteristicas de mais velho ) depois plantaria numa bacia bem drenada e perfurada cobrindo toda sua raíz para que novas raízes possam nascer. Durante dois ou tres anos deixaria crescer livremente sem nenhuma intervenção. Com isso teria um bom material para trabalhar. flw
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 20, 2009 11:50 am    Assunto: Responder com citação

ola, para começar estude bem estilos e as características de um bonsai, e principalmente como cuidalo.
Muitas pessoas perdem suas plantas por estarem sempre encima delas, mas não deve ser assim vc deve apenas regala adubala podala e não ficar o tempo todo encima dela como colocando pedrinhas no substrato e td mais...
acredito que vc nem deve podar nada agora só pode quando vc tiver completa segurança do que esta fazendo Wink .
Uma dica é vc retirar tudo ou boa parte deste musgo que cobre o solo pois a água não drena e o sol e o oxigenio não pega na terra.

Esta planta que vc comprou é conhecida como um bonsai comercial, ela não leva as minimas características de um bonsai, pois um bonsai (na escola japonesa) deve seguir um estilo e as regras de tracionamento.
O mais importanrte a fazer agora é vc curtir a planta que comprou e buscar ler bastante sobre o assunto, te aconselho a não efetuar nem uma tecnica até vc não tenha certeza de que esta fazendo o melhor para ela.

sobre os brotos novos deixe eles crescerem assim os ramos vão engrossar e logo te~´a uma bela estrutura para formar um bonsai.
Não se esqueça q a insolação é fundamental...

boa sorte...
t+.
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 20, 2009 12:07 pm    Assunto: Responder com citação

ola pessoal,

pobrigado pelas dicas, sim realmente sei que esse nao e um "verdadeiro" bonsai comprei bem baratinho na loja mais para decoracao so que fui pegando gosto pelos bonsais.

qual site voce indicariam onde posso aprender mais sobre cuidados, algo que tenho varias fotos para que eu possa ir olhando e lendo passo a passo para aprender mais?

Vou retirar os muscos que tem, na verdade foi eu quem os coloquei ali rsrsrsrs achei que iria ficar com um visual leal

valeu pelas dicas
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 20, 2009 7:47 pm    Assunto: Responder com citação

Existe varios bons sites para pesquisar, pesquise nos topicos aqui do forum va olhando um por um e absorvendo o conhecimento de cada.
vai alguns...
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html

http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.shohin-europe.com/ARTICLES-MATSU-index.html&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.shohin-europe.com/ARTICLES-MATSU-index.html%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D

http://www.labboshop.com.br/index.php?eid=70&acao=ex_see&id=124

http://www.atelierdobonsai.com.br/estilosdobonsai.html

http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html

http://bonsai.idealgratis.com/substrato_para_o_bonsai_p01.html

http://www.bonsaikai.com.br/

http://www.bonsaikai.com.br/Aprenda.htm

http://www.cultivando.com.br/bonsai_como_fazer.html

http://www.projetobonsai.com/2008/08/13/yamadori/

t+
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2010 11:14 am    Assunto: Responder com citação

ola pessoal,

Segui o conselho de voces, li bastante e ressolvi entao fazer o que disseram. Contei aquelas raizes grandes que estavam para fora e mudei meu ficus de vaso, esse e bem maior apesar de nao parecer ele e bem drenado embaixo tem varios furios onde a agua possa escorrer bem.
Ta meio sujo ainda, pois acabei de replanta-lo e ja tirei uma foto.

Bem agora vou deixa-lo crescer livremente por uns anos so que tenho algumas duvidas.

* Conforme os novos galhos vao crescendo devo ir colocando os arames para molda-los ou espero um pouco mais ?

* Desses galhos que aparece na foto, eu deveria cortar algum? qual? ou devo deixar como esta ?

* O que mais devo fazer com esse ficus para que fique bonito daki uns anos?

Obrigado e todos, espero que possam responder minha duvidas
Knight

MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2010 11:29 am    Assunto: Responder com citação

Ola Sergio

Uma dúvida: Vc utilizou apenas terra vermelha como substrato?
Felipe N Alves

MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2010 12:57 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Sergio,

Na minha opinião, o que eu faria neste momento seria trocar esse substrato ai, faria o seguinte:

50% de cacos de tijolos
30% de areia + pedriscos
20% de terra preta

de uma olhada neste topico aqui:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=5584&highlight=substrato

Abração!
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2010 1:00 pm    Assunto: Responder com citação

Ola xará... Very Happy
Toda longa jornada começa com o primeiro passo...
parabens , seja bem vindo e não dasanime ...
Estude ... muito .. devagar e sempre ... aprenda ..
Vc tem todas as informações nescessarias para se tornar um bonsaista aqui no atelier do bonsai ... pesquise.
penso que vc não leu muito sobre o substrato ... certo? Confused
Mas, por hora ou melhor dizendo por alguns meses não mexa mais .. a fisiologia das plantas é lenta ... muito lenta.

Percebeu como todo mundo tá comentando sobre o substrato ???
Knight

MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2010 1:05 pm    Assunto: Responder com citação

Boa Tarde Sergio

Fiz a pergunta pensando justamente no que o nosso amigo Felipe disse: seu substrato esta pouco drenante. Note que perto do caule já formou lama. Sou novato na arte, espere o pessoal mais esperiente lhe dizer qual o momento mais adequado e troque o seu substrato por um mais drenante. Mais é isso ai, estamos aqui para juntos aprendermos

Certo? Cool
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2010 4:14 pm    Assunto: Responder com citação

Ficando no substrato que esta , seu ficus não vai morrer { isso pq ficus é uma espcie muito resistente..}, mas vai se desenvolver muito lentamente ..
Porque usando apenas essa terra vermelha vai haver um compactamento que dificultará a penetração de agua e nutrientes até as raizes ...
Usando pedrinhas ou cacos de telhas/tijolos/lajotas.. as raizes capilares se bifurcam e espalham mais rapidamente favorecendo o desenvolvimento da planta...
Usando alem dos pedriscos/cacos um pouco de areia de construção na composição do substrato vai evitar a compactação e junto aos furos { muitos } na bacia / vaso haverá uma maior areação { entrada de ar} nas raizes , melhorando a oxigenação , com isso elas tb crescem mais rapido ... favorecendo a planta...
E poraí vai ... boa sorte.
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2010 4:15 pm    Assunto: Responder com citação

Ficando no substrato que esta , seu ficus não vai morrer { isso pq ficus é uma espcie muito resistente..}, mas vai se desenvolver muito lentamente ..
Porque usando apenas essa terra vermelha vai haver um compactamento que dificultará a penetração de agua e nutrientes até as raizes ...
Usando pedrinhas ou cacos de telhas/tijolos/lajotas.. as raizes capilares se bifurcam e espalham mais rapidamente favorecendo o desenvolvimento da planta...
Usando alem dos pedriscos/cacos um pouco de areia de construção na composição do substrato vai evitar a compactação e junto aos furos { muitos } na bacia / vaso haverá uma maior areação { entrada de ar} nas raizes , melhorando a oxigenação , com isso elas tb crescem mais rapido ... favorecendo a planta...
E poraí vai ... boa sorte.
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2010 4:53 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde!

Colega, eu sinceramente acho q este ficus tem futuro. agora é so ler pesquisar mt mesmo.

Procure pela tecnica do escorredor e mamadeira q isto ira t ajudar bastante.

E lembre sempre q é mais facil vc cultivar este seu ficus se só colocar o pedriscos de 2a 5mm do q com este substrato q esta usando.

Mas não desanime, o começo é assim mesmo. e comparando o seu erro com o meu primeiro erro, preferia o seu
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2010 7:55 pm    Assunto: Responder com citação

ola pessoal,

Nossa, fiquei tao preocupado com o corte das raizes com medo de matar meu ficus que acabei esquecendo por completo do subtrato

Coloquei somente essa terra, por que sei que e bem fertil pois tudo que planto com essa terra nasce rsrsrsr

Mas vou amanha mesmo fazer outro substrato do jeito que disseram, eu ate pensei em fazer com um escorredor mas achei que ficaria meio feio, ja que vai demorar muitoooooo pra esse ficus ficar bonito entao que ficasse algo menos feio

Pessoal obrigado pelas dicas, amanha cedo vou providenciar outro substrato do jeito que disseram. vou aproveitar e usar o outro vaso pequeno pra plantar alguma muda de alguma coisa pra fazer outro bonsai.

faleu mesmo pela ajudar
abracos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 10, 2010 6:55 am    Assunto: Responder com citação

pessoal,

Tenho mais uma pergunta

Vejo aqui no Forum nas fotos e em praticamente de todos em uma certa epoca e retirada todas as folhas do bonsai. por que? Quando que deve ser feito?

obrigado
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: