|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
c4l40
|
Enviada: Dom Nov 07, 2004 7:56 pm Assunto: Azaleia - duvidas |
|
|
Olá p/ todos
Estou com uma dúvida, tenho quatro vasos de plásticos plantados com mini azaleias e todas floreceram e agora as folhas cairam totalmente, é comum ela ficar sem nenhuma folha ?
Peço orientação e agradeço desde já.
Luiz Carlos |
|
|
 |
Valter Vaz 2.o PASSO

Registrado: 21/07/04 Mensagens: 210 Localização: Leiria - Portugal
|
Enviada: Seg Nov 08, 2004 12:32 am Assunto: |
|
|
Pelo que conheço não é normal acontecer.
Fêz alguma intervenção recentemente
Há quanto tampo plantou  _________________ Cumptos.
Valter Vaz
www.grupobonsaileiria.com |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Seg Nov 08, 2004 12:56 pm Assunto: |
|
|
Olá, como vai?
Realmente não é normal... faça o seguinte procedimento, escolha a ponta de uma terminação e faça uma pequena incisão, ou corte um pedacinho, estando seco, infelizmente as chances serão mínimas.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
TC 1.o PASSO

Registrado: 12/10/04 Mensagens: 164 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Nov 08, 2004 6:44 pm Assunto: |
|
|
oi .
isso geralmente acontece porque elas são muito pequenas para ter uma floração tão cedo, isso acaba terminando com as forças delas que que perdem as folhas e morrem.
e pode ser agravado pelo fato de tar no sol, aumenta a desidratação e por ser muito pequena e cheia de flores não consegue se hidratar com eficiencia |
|
|
 |
c4l40
|
Enviada: Seg Nov 08, 2004 7:23 pm Assunto: Azaleias |
|
|
Olá Valter
Tenho estas plantas a mais de ano plantado com o substrado adequado p/ elas, defato deu muitas flores ai começou a secar as mesmas e a cair as folhas, peguei o preparo do substrato e fiz o reenvazamento achando que poderia ser o substrato antigo, e notei que as raizes estavam muito pequenas não desenvouveu muito de um ano para cá, não chequei nem a desmanchar o torrão porque estava muito fraco as raizes, com mais estas informações as vezes aparece alguma novidade.
Mais uma ves obrigado.
Luiz Carlos |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Seg Nov 08, 2004 7:38 pm Assunto: |
|
|
Olá Luis Carlos "c4l40",
É uma espécie que não tenho e como tal tambem não me documentei muito acerca dela contudo, pode ser que ajude em alguma coisa .
A Adubação deve ser regular e da floração até ao Outubro. ( No meio do Verão pode utilizar um, com elevado teor de potassio, para favorecer a floração )
A Localização no Verão deve ser num local iluminado e no Inverno junto de uma janela.
O transplante deve ser feito anualmente e tal como aramar (Arame plastificado) só deve ser efectuado depois da floração.
Deve regar abundantemente durante a floração e manter a seguir uma humidade moderada. (dada a sua natureza CALCÍFUGA não suporta o calcário por isso atenção não pode molhar as folhas/flores com água da companhia ) senão pode acontecer isso, de vez em quando regue com uas gotas de limão ou vinagre para acidificar o solo, caso não tenha KANUMA
O Substrato deve ser ácido e no transplante execute cortes tipo fatia de bolo ( Forma de cunha ), não substituindo todo o solo, no próximo retira o que ficou desta vez. substituindo o solo por etapas
Boa sorte
Cptos ,
Castro |
|
|
 |
Valter Vaz 2.o PASSO

Registrado: 21/07/04 Mensagens: 210 Localização: Leiria - Portugal
|
Enviada: Ter Nov 09, 2004 6:43 pm Assunto: |
|
|
Esse reenvazamento é uma coisa que eu não faria, pode ter ajudado negativamente. Poderia ser excesso ou falta de água
A sua água é calcária É um factor mto negativo em azáleas.
Verificou se tem alguma praga
Pode ter sido qualquer destes factores, tente eliminar os que não foram certamente e tentar chegar ao problema.
António Castro,
Eu nunca transplantaria anualmente, no meu ponto de vista isso não deixa árvore recuperar totalmente e vai debilitar a mesma.
Em todos os transplantes que efectuo retiro sempre a terra toda e substituo por nova. Poderia sim fazer o processo que descreve em árvores mto velhas, mas não sou nada adepto desse método. Tenho 1 pinheiro com perto de 60 anos que transplantei este ano e retirei o solo na totalidade. O risco que se corre no caso de deixar terra velha é que a terra nova vai drenar diferente e no encontro das duas terras há uma forte possibilidade de atrair fungos o que poderá matar a árvore. Foi o que aconteceu não faz mto tempo, num dos maiores viveiros de bonsai na Europa com uma faia de 5000 euros que ia ser adquirida por um português bonsaista e amigo. Tinha chegado recentemente do Japão e foi das coisas mais bonitas que vi até hoje (esta tinha pedigree ), não tiraram a terra totalmente e os fungos tomaran conta dela. Esta foi uma boa lição para eles e para quem viu de perto e habitualmente ñ vem nos livros. _________________ Cumptos.
Valter Vaz
www.grupobonsaileiria.com |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Ter Nov 09, 2004 6:57 pm Assunto: |
|
|
Olá Valter,
De facto tens toda a razão , peço desculpa pela gafe , o mais correcto será em cada dois ou três anos e aumentando com a idade.
Luis Carlos "c4l40", as minhas sinceras desculpas.
Cptos ,
Castro |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Nov 14, 2004 7:11 am Assunto: |
|
|
olá, c4/40,
Sou eu de novo, Quando vc diz solo adequado o que vc quer dizer? Se for terra vegetal, pode não ser o melhor. As raízes pouco desenvolvidas pode ser sinal solo encharcado ou solo muito compactado e sem aeração.
Se fosse comigo, eu trocaria toda a terra, lavando as raízes, e substituiria o solo por mistura de aproximadamente 30% de terra comum (ou cupinzeiro) peneirada com granulação de 2 a 5 mm, 40% de pedrisco de granulação de 5 mm e 30% de terra vegetal peneirada com 3 a 5 mm. Faria uma poda parcial, retirando aproximadamente 30 % das extremidades dos galhos e a manteria protegiada do sol direto por um mês, daí, passaria a expô-la ao sol gradativamente até a insolação completa. Mas não faça isso no inverno.
Abraços,
Jackson  |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Dez 23, 2008 6:51 pm Assunto: acidificação do solo |
|
|
Olá amigos,
Tb sou iniciante, mas vou trazer aqui a experiência que tive com outro de meus hobbys e que pode ajudar. Caso contrário desconsiderem.
Durante anos mantive vários aquários, inclusive plantados do tipo holândes, uma das técnicas utilizadas para acidificação tanto do solo como da água, era a utilização de pó de xaxim ou turfa. Tanto se pode utilizar direto no solo ou na água. Como no nosso caso pode se deixar um pouco desses elementos em um galão com água e utilizá-la para a rega.
Outra técnica tb utilizada e se acrescentar a água da rede algumas gotas de anti-cloro, muito barata e encontrada em qualquer loja que tenha aquários, tais como pet shops. Em poucos minutos a água perde todo o cloro. Para acidificação tb nessas lojas existe um produto chamado acidificante e com algumas gotas tb acidifica a água com facilidade. Ambos produtos são muito baratos e seguros, pois são utilizados para a manutenção de seres vivos.
A água da rede costuma vir com PH alcálino, em torno 7.2 à 7.6 dependendo da quantidade de produtos utilizados pela companhia de saneamento.
Espero que ajude.
Abraços. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Dez 24, 2008 10:30 am Assunto: |
|
|
Luiz Carlos,
os amigos já disseram tudo; em se tratando de Azaléia (as outras espécies aceitam mais ou menos alguns abusos) todo o cuidado com o substrato é pouco!!
Tenho algumas azaléias que vão sobrevivendo e outras que morreram por nada!!
Provavelmente pelo substrato inadequado...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Dez 24, 2008 3:22 pm Assunto: |
|
|
Já que há dicas de muitos lados, darei a minha:
Coloque-as em vaso mais profundo plantado apenas com turfa ou terra vegetal, assim como elas vem de Holambra para as floriculturas, daí terá mais substrato, e manterá mais a umidade, meia-sombra e rega apenas no substrato deixando sempre úmida, jamais encharcada, e deu!
Espere sua recuperação sem stress, apenas adube depois que ver brotos saudáveis, enquanto isso apenas rega com hormônios enraizantes (vit. B1) semanalmente.
Se são plantas novas e estão em vaso raso, é interessante mudar anualmente sim, pelo menos é o que eu faço, pois o desenvolvimento radicular é muito forte e precisa realmente retirar um pouco de raizame para dar espaço para novo substrato, a não ser plantas mais velhas e em vasos não tão rasos, já que seu metabolismo tbm é mais lento fazendo que sua produção de raízes tbm o seja. Mas isso varia de planta para planta e sua idade e desenvolvimento até agora, mas não é regra.
Acredito que um substrato adequado não seja propício ao aparecimento de fungos, mesmo este estando velho (de um ano para o outro), a não ser que este tenha sido acidificado em demasia ou com muita argila, perdendo sua drenagem e daí sim, manteria pontos isolados de umidade maior, ocasionando aparecimentos de colônis nestas, mas ainda prefiro me arriscar a isto do que muitas vezes ficar sem a ajuda das mycorrizas, presentes neste substrato velho.
Uma grande parte de bonsaístas não retiram o substrato completo de coníferas(principalmente pinheiros e juníperus), azaleas e etc... exatamente por este detalhe. Uma nova colônia de mycorrizas demoraria muito a se formar, enquanto que um pouco do substrato antigo, já é um início, pois a proliferação será bem maior.
Grande abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|