FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Semente Ipe Roxo
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Knight

MensagemEnviada: Qui Fev 11, 2010 3:23 pm    Assunto: Semente Ipe Roxo Responder com citação

Plantei 10 sementes de Ipe Roxo, mas apenas 4 germinaram. Apesar do meu "pequeno" sucesso, apenas 40%, estou em outro dilema: quanto tempo esperar para trocar a minha mudinha de lugar? OBS: elas estão em copos descartaveis, uma em cada um. O que fazer depois? Por em um escorredor? Já por em um vazinho para ja ir moldando o meu bonsai? Quanto as folhas, como fazer para diminuir o tamanho? SOCORRO Shocked

Estou pior que cego em tiroteio né, sem saber pra onde ir hehehehe Very Happy

Obrigado Cool
[/b]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 11, 2010 3:42 pm    Assunto: Responder com citação

Eu tenho uma muda tb de ipe ... rosa...

plantei ela em um pote de margarina (500g).
substrato:
80% areia grossa
20% terra de viveiro

ela soltou raízes nos buraquinhos q fiz (ficou parecendo uma peneira). qdo isso aconteceu eu coloquei sobre um substrato totalmente à base de terra de viveiro.

minha intenção é retira-la somente daqui uns 3 meses.... lembrando q hoje fazem uns 5 meses... fiz a primeira intervenção: com a unha mesmo eu podei o ápice (isso a duas semanas). Hoje ele está com dois galhos e o tronco já está mais gordinho q antes desta poda...

suas medidas:
15cm de altura
0,5cm de espessura do tronco na base

Esta é minha experiencia com o ipê-rosa. Espero que minha experiencia lhe sirva de norte com suas mudas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Knight

MensagemEnviada: Qui Fev 11, 2010 4:08 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Laudir, mas me tire só mais uma dúvida: no meu caso, que tenho essas mudinhas plantadas em copos descartáveis, o que eu faço? Troco de lugar assim que este estiver com bastante raízes, ou faço furos nas laterais e o utilizo como escorredor, como vc fez? Se for para transplantar, já posso por direto no escorredor? Como faço para diminuir o tamanho das folhas? Posso deixa-lo crescer a vontade e depois fazer uma poda drastica para ter um tronco mais grosso? Como tenho 4 mudas, quero fazer várias experiências. Vc me ajuda?

Obrigado Cool
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 11, 2010 4:30 pm    Assunto: Responder com citação

knight

Eu faria assim.

deixaria elas no copo até sair raizes pelos furos de baixo (vc fez os furos neh?se não fez vai lá furar) .então vc pega a muda e a terra todae so planta num lugar maior (um pote de sorvete ou garrafa de coca).

Com isso a planta nõ vai sentir na hr do transplante.

Quando estiver grande imagino q vc já deve saber o q fazer neh

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Knight

MensagemEnviada: Qui Fev 11, 2010 4:36 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Vhalveruth. Quanto aos furos nos copinhos, eu fiz sim hehehehe Very Happy , só que apenas no fundo dos copinhos. Então vamos la, deixa eu ver se entendi: antes de por minhas mudinhas nos escorredor, tenho que transplantar para um lugar um pouco maior, para depois passar para o escorredor e começar a fazer as correções necessárias, correto?

Obrigado Cool
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 11, 2010 4:37 pm    Assunto: Responder com citação

Knight escreveu:
Obrigado Laudir, mas me tire só mais uma dúvida:... Como faço para diminuir o tamanho das folhas? Posso deixa-lo crescer a vontade e depois fazer uma poda drastica para ter um tronco mais grosso? Como tenho 4 mudas, quero fazer várias experiências. Vc me ajuda?

Obrigado Cool

por enqto nao se preocupe com o tamanho das folhas.... deixa ela pegar um tamanho razoável... aí sim vc vai trabalhar na desfolha
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: