Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leco
Registrado: 13/01/10 Idade: 46 Mensagens: 95 Localização: Cotia-SP
|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 9:36 am Assunto: Caliandra Branca - alporquia |
|
|
Segue a foto de uma alporquia feita em uma Caliandra. Depois de muito olhar penso em dividir essa muda em duas com uma nova alporquia e colocar para uma engorda, usando a metade da parte de cima para tentar deixa-la em um estilo Hokidachi num futuro distante . Se possível, aguardo novas opiniões!
abraços
 |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 10:39 am Assunto: |
|
|
LECO,
Tenho experimentado em plantas como essa, altas e longelíneas, aramar fazendo um movimento em forma de espiral. Com o tempo, os brotos laterais começam a se desenvolver, dando mais possibilidades de trabalho, mas a princípio, torna-se um bom projeto para um ereto informal. As minhas quando estiverem apresentáveis, mostrarei aqui no fórum. É a minha dica. Provavelmente, outro amigo virá com uma dica diferente. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 4:25 pm Assunto: |
|
|
Leco, não faz sentido aramar sem que esta aramação tenha uma finalidade, que é a de reposicionar um galho ou tronco, curvando, ou endereitando, conforme o que se quer. Neste caso a aramação do tronco parece que não serviu a este propósito. Bom, a idéia de divisão da planta com nova alporquia é boa, assim você obterá duas plantas. De qualquer modo tens um tronco ereto que serviria basicamente a dois estilos, chockan ou hokidashi. Para o estilo chockan, ereto formal, podes ter problema com conicidade, porque a planta parece seguir longo trecho com a mesma grossura, então seria de fazer o alporque um pouco mais baixo para no futuro usar nova brotação aramada reto para cima a fim de fazer a continuidade da planta.
Outra opção seria usar arames mais grossos e fazer uma torção no tronco, partindo para um moyogi, deixar brotos mais baixos para engrossar o tronco no primeiro terço e assim melhorar a conicidade. Estes galhos seriam galhos de sacrifício (seriam retirados quando a planta engrossou). Lembre que galhos de sacrifício altos engrossam o tronco em toda a extensão, enquanto os baixos emgrossa o tronco especialmente em baixo. Ou seja, sua planta está em fase inicial, o que comporta inúmeras opções. Espere mais opiniões e siga o que mais lhe agrada.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Leco
|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 6:39 pm Assunto: |
|
|
Willian - valeu pela dica, quem sabe ainda faço umas curvas nessa muda. Deve ficar interessante essa forma de espiral.
Elio - valeu pelas grandes dicas, vou estudar melhor oque fazer, ver algumas fotos, tempo é oque não vai faltar para essa muda, rs. Sobre o arame, os da base foram uma "gambiarra" para deixar a muda mais fixa e sobre o arame do tronco foi sem proprósito mesmo, apenas para um treino e falta doque fazer, rss. Caso eu opte por um moyogi, já faria a torção agora e depois passaria para a engorda? Eu posso usar então esses 2 galhos cumpridos no primeiro terço como sacrificio já, deixando nascer mais galhos na parte do meio da extensão do galho!?
abraços |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 7:00 pm Assunto: |
|
|
Cuidado com rahaduras do tronco ao provocar os movimentos, cara. Enfaixe antes com rafia ou borracha (de camara de bicicleta, mesmo). Outra ideia era aproveitar e fazer um kengai (cascata) aproveitando o primeiro galho da esquerda, para fazer a copa de cima e o restante para baixo em movimento serpentiforme. Captou?? Outra coisa, se não tens muita experiencia com alporquia, a caliandra nem sempre é a melhor planta para aprender... _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Leco
|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 7:43 pm Assunto: |
|
|
João, valeu pela dica, gostei do caminho. Vou evitar realmente fazer grandes torções neste tronco, creio que eu vou seguir mais para o reto formal deixando os galhos debaixo como sacrificio para tentar alargar mais a base. Depois de ler todas essas opiniões dos amigos fui la fora olhar e pensar nesses caminhos que os amigos me deram e quando chego dou de cara com...
Abraços a todos. |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 7:50 pm Assunto: |
|
|
Eu não canso de ver esta flor!! Ela é linda, mesmo! Agora, se for optar pela cascata, pelo menos um pouco de curvatura seria interessante, afinal a espécie dificilmente é reta ao natural. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Leco
|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 7:56 pm Assunto: |
|
|
Sobre curvatura no tronco, apenas posso curvar ou posso curvar torcendo? Captou? rsss |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 8:04 pm Assunto: |
|
|
Se for fazer cascata só um vai-e-vem (em S) é o suficiente, não precisa fazer muitas torções. Mas se for ereto, as curvas seriam mais em espiral, começando maior e reduzindo o diametro. Mas não me vá fazer uma mola, né, rs? E evite de fazer muito certinho para evitar a artificialidade. Estude alguns modelos antes. _________________ João josé
|
|
 |
Leco
|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 8:24 pm Assunto: |
|
|
Sem molas, pode deixar, rsss!!! Valeu João |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 8:50 pm Assunto: |
|
|
Leco, assino embaixo de tudo o que o pessoal recomendou. Se for curvar torcendo, o que é uma boa técnica, lembre-se de fazê-lo no senti anti-horário, que é o sentido em que vc aramou.
O que o meu xará afirmou é a mais pura verdade, com relação à conicidade da calliandra. se deixar ela engrossa em toda extensão do tronco, por igual. Uma técnica usada, também, para dar conicidade em calliandra é podar o tronco logo acima do primeiro galho e fazer dele a continuidade do tronco e assim sucessivamente.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Leco
|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 8:55 pm Assunto: |
|
|
Valeu Elio. Estava eu pensando aqui, e se eu fizesse a técnica de deixar mais folhas nos primeiros galhos e ir deixando poucas folhas lá para cima, com o decorrer do tempo no escorredor será que não conseguiria um bom resultado na conicidade? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 10:09 pm Assunto: |
|
|
Leco escreveu: | Valeu Elio. Estava eu pensando aqui, e se eu fizesse a técnica de deixar mais folhas nos primeiros galhos e ir deixando poucas folhas lá para cima, com o decorrer do tempo no escorredor será que não conseguiria um bom resultado na conicidade? |
Não sei! Nunca tentei nada parecido! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|