| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Liza 1.o PASSO

Registrado: 01/12/05 Idade: 45 Mensagens: 187 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Dom Fev 07, 2010 11:33 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
A reunião de ontem foi excelente
Pela manhã tivemos uma aula com o Fernando.
Tema: Juniperus
Foram abordados os seguintes tópicos:
- Pragas;
- Tipos de Juniperus e espécies mais adaptáveis ao cultivo no Brasil e espécies mais apropriadas para Bonsai;
- Enxerto;
- Condições naturais;
- Retirada da planta do solo;
- Preparação da planta para Bonsai;
- Cultivo;
- Tecnica para diminuição de torrão, lavar e podar raízes;
Após a aula, fizemos o churrasco que estava bom demais!
Na parte da tarde, fomos divididos em 2 grupos. Cada um recebeu um juniperus para trabalhar. Os resultados foram surpeendentes
Eu gostaria de agradecer e parabenizar a todos pelos trabalhos de ontem e pelo clima de descontração e amizade!
Em breve postarei as fotos da reunião.
Grande abraço, _________________ Liza Kamei |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 50 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Seg Fev 08, 2010 7:40 pm Assunto: |
|
|
Olá Fernando, será que você tem fotos das plantas do Leo? Fiquei curioso, se forem no mesmo nível daquele ligustro...Nota 10!!!  _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
Leonardo Silva Campos

Registrado: 05/01/10 Idade: 30 Mensagens: 69 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Seg Fev 08, 2010 8:14 pm Assunto: |
|
|
Ola!!!
A reuniao de sabado foi excelente!!!!
Os juniperus trabalhados ficaram muito bons!!!
Tirei fotos da minha azaleia trabalhada !!!!
Seguem as fotos!!
Antes
Depois(frente)
(costas)
 |
|
|
 |
Diêgo Vasconcelos
Registrado: 13/02/08 Idade: 43 Mensagens: 98 Localização: Belo Horizonte / MG
|
Enviada: Seg Fev 08, 2010 9:14 pm Assunto: |
|
|
Na minha opnião, sem sombra de dúvida esta foi a melhor reunião que já fizemos.
Colocamos a mão na massa pra valer. Acertando e errando as vezes, mas acho que foi um importante passo: perder o medo de definir um caminho, trabalhar, e tentar coisas mais técnicas. Valeu d+ galera. .
Valeu Fernando. Nesta reunião você tocou exatamente no ponto que precisávamos melhorar.
Leo
Sua planta é excelente, ótima base. Acho que merece uma foto com escala. A foto sozinha não está passando a dimensão real da base quando vista ao vivo.
Abraço _________________ Diêgo Vasconcelos |
|
|
 |
Liza 1.o PASSO

Registrado: 01/12/05 Idade: 45 Mensagens: 187 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Ter Fev 09, 2010 1:12 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
Seguem algumas fotos:
Quando os grupos foram sorteados, as plantas foram dispostas em 2 mesas. Aqui temos os dois grupos meio misturados
Aqui a planta do grupo 1. O começo do trabalho:
Aqui o Fernando analisa o desenho que seria uma proposta inicial para a planta do grupo 2. Reparem que o grupo 1 ja tinha trabalhado um pouco a planta (a parte da direita virou jin, o tronco foi escovado e a copa passou por uma limpeza inicial).
No grupo 1:
O trabalho já está avançando. Outra parte da planta tambem foi descascada e a madeira foi trabalhada. Na foto: Marinho operando a máquina
Apos este trabalho na madeira, podemos fazer a torção e as curvas com maior facilidade, sem prejudicar os veios vivos.
Para tanto é necessário passar ráfia e fita isolante de alta fusão. Aqui o Ari está passando a ráfia previamente encharcada.
É importante lembrar que a curva ficará com o veio vivo por dentro e a madeira morta por fora. Isso impede que o veio vivo se rompa ou sofra muitos danos.
Já com a fita isolante, o tronco foi torcido:
Após a torção e aramagem, o resultado ficou bem legal Agora é necessário aguardar alguns anos até a planta estabilizar.
Grupo 2:
A planta começando ser preparada. Após uma limpeza inicial e escovação do tronco, o Leo começa a descascar a madeira:
Após descascar, a madeira também passou por um trabalho com a máquina. O resultado:
Após o trabalho na madeira em toda a planta, foi passada a ráfia e a fita isolante e depois arame. A planta ficou assim:
Começa a fase de torção:
E o resultado após aramagem é este:
Como na planta do grupo 1, é necessário aguardarmos alguns meses (ou anos?) para que a planta possa se estabilizar. Aí sim ocorrerá a estilização
Esta reunião realmente foi espetacular! Colocar a mão na massa é uma parte muito importante do aprendizado!
Grande abraço a todos. _________________ Liza Kamei |
|
|
 |
Islander
Registrado: 14/12/09 Mensagens: 9 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Fev 10, 2010 9:47 pm Assunto: |
|
|
Nossa, pelas fotos e comentários, a reunião parece ter sido realmente muito bacana e proveitosa para todos. Uma pena mesmo que não pude ficar na parte da tarde.
Os trabalhos ficaram muito interessantes! Parabéns a todos e também ao Fernando pela escolha certeira da pauta! A ideia de nos dar a oportunidade de colocar em prática o que estamos aprendendo é, de fato, muito instigante.
Abraços,
Islander. |
|
|
 |
Bruninhox
Registrado: 06/07/09 Mensagens: 52 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Fev 17, 2010 3:00 pm Assunto: |
|
|
A reuniao foi muito legal e produtiva tambem acho que foi a melhor reuniao para mim.
Os trabalhos no jacaré ficaram otimos achavamos que a segunda planta nao tinha muito potencial mas no final virou a melhor.
Nao reparem meu dedao na boca na terceira foto
Bruno |
|
|
 |
Mariano Alves Diniz Filho 1.o PASSO

Registrado: 24/09/06 Idade: 62 Mensagens: 164 Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
|
Enviada: Sex Fev 19, 2010 5:28 pm Assunto: reunião de fevereiro |
|
|
Bom pessoal, estão todos de parabéns pelo trabalho. ABraços. Mariano _________________ "A maior riqueza do homem
é a sua incompletude."
Manoel de Barros |
|
|
 |
Fernando Magalhães 2.o PASSO

Registrado: 10/07/05 Idade: 46 Mensagens: 346 Localização: Belo Horizonte
|
Enviada: Qua Fev 24, 2010 11:35 pm Assunto: |
|
|
Desculpe a ausência nas ultimas semanas amigos, mas como todos sabem o bicho ta pegando, muitos trabalhos no Thermas Executive Golf com o Campeonato chegando e a inauguração, entre as atuações como biólogo, paisagista e bonsaista. Hehehehee.
Bem, como nosso presidente já disse, estão todos de parabéns, estou gostando muito de ver o empenho de todos e a participação, principalmente nessa ultima reunião, estou muito orgulhoso de todos e animado, assim logo teremos um clube forte, animado, descontraído e com o objetivo comum, a busca pela qualidade e excelência nessa maravilhosa arte que nos encanta. Como já costumava dizer: _ é fácil juntar um grupo de pessoas com idéias, formações e principalmente maturidades de vida diferentes e manter uma harmonia excepcional em um ambiente de amizade, quando nos reunimos para falar, trabalhar e trocar experiências de algo comum e paixão mutua, no caso o Bonsai. _________________ Fernando Magalhães
BMV |
|
|
 |
|