|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Knight

Registrado: 01/02/10 Idade: 38 Mensagens: 29 Localização: Campo Belo-MG
|
Enviada: Qui Fev 18, 2010 7:48 pm Assunto: Adubação Sibipiruna |
|
|
Possuo uma sibipiruna de +/- 8 anos de idade. Achei ela perdida em uma floricultura, num vasinho com terra vermelha que parecia cimento, com um tamanho totalmente desproporcional ao vaso e seu estilo. Dei uma ajeitada nela, cortei um galho daqui, podei dali, e quando fui trocar o substrato, uma surpresa: devido ao fato da terra ter se compactado, ela quase não tinha raiz. Bom, depois disso tudo, ela já esta aramada e com fortes brotações, mais esta chegando a hora de aduba-la, e não possuo nenhuma imformação de como proceder. Tenho em casa a torta de mamona, a farinha de osso e o NPK 4-14-8. Alguém tem uma tabelinha ai de como eu devo proceder?
Ah, a 2 meses venho colocando nela apenas fertilizante para raiz
Obrigado! |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sex Fev 19, 2010 1:06 pm Assunto: |
|
|
Caro Knight,
Sibipiruna é uma planta muuuito resistente e tendo espaço para desenvolver irá lhe presentear com várias brotações, tantas que te darão trabalho controlar .
Quanto a adubação (se já tiver mais de 45 dias do último transplante) vc poderá usar a dobradinha TM + FO trocando a cada 45 dias (eu particularmente só uso adubação foliar e osmocote) e utilize um adubo via foliar, o problema é que o que vc tem, 04-14-08, é mais indicado para incentivar a floração e frutificação por ter um percentual maior de fósforo(14), eu indicaria o bioferti plus que tem N-P-K 8-9-9 isso a cada 15 dias e sempre após as regas, de preferência que seja após a 16:00h.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Fev 19, 2010 3:07 pm Assunto: |
|
|
Glauco Bastos escreveu: | eu indicaria o bioferti plus que tem N-P-K 8-9-9 isso a cada 15 dias e sempre após as regas, de preferência que seja após a 16:00h.
Abraços. |
a questão do horário é por causa da incidência do sol que pode afetar o metabolismo ou pq à noite esta proporção trabalha melhor? _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Sáb Fev 20, 2010 12:53 pm Assunto: |
|
|
Cadê as fotos?  _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 20, 2010 2:15 pm Assunto: |
|
|
ola, concordo com os amigos... a torta de mamona + farinha de osso é o que traz melhores resultados.
esperamos fotos...
t+ |
|
|
 |
Knight

|
Enviada: Sáb Fev 20, 2010 8:26 pm Assunto: |
|
|
Ola a todos!
Já estou providenciando as fotos. Logo logo postarei aqui
E Obrigado pelas respostas!!!! |
|
|
 |
Knight

|
Enviada: Dom Fev 21, 2010 11:11 pm Assunto: |
|
|
Bom pessoal, como prometi, seguem as fotos da minha Sibipiruna:
1ª FOTO: encontrei ela assim ....
2ª FOTO: ... e hoje ela está assim!
 |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Seg Fev 22, 2010 12:10 am Assunto: |
|
|
Laudir escreveu: | Glauco Bastos escreveu: | eu indicaria o bioferti plus que tem N-P-K 8-9-9 isso a cada 15 dias e sempre após as regas, de preferência que seja após a 16:00h.
Abraços. |
a questão do horário é por causa da incidência do sol que pode afetar o metabolismo ou pq à noite esta proporção trabalha melhor? |
Laudir,
Na realidade eu já apliquei a sol pleno e percebi que algumas folhas mancharam, não estou embasado em nada científico e sim por observação, pode até ter sido uma coincidência ou algo a mais que tenha colocado (costumo usar adubos variados), ou a própria água clorada, mas enfim, eu agora só aplico qualquer coisa(menos água, rsrs) via foliar com o sol esfriando.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

Registrado: 25/06/09 Idade: 29 Mensagens: 396 Localização: Tietê-SP
|
Enviada: Seg Fev 22, 2010 1:47 pm Assunto: |
|
|
Glauco Bastos escreveu: | Laudir escreveu: | Glauco Bastos escreveu: | eu indicaria o bioferti plus que tem N-P-K 8-9-9 isso a cada 15 dias e sempre após as regas, de preferência que seja após a 16:00h.
Abraços. |
a questão do horário é por causa da incidência do sol que pode afetar o metabolismo ou pq à noite esta proporção trabalha melhor? |
Laudir,
Na realidade eu já apliquei a sol pleno e percebi que algumas folhas mancharam, não estou embasado em nada científico e sim por observação, pode até ter sido uma coincidência ou algo a mais que tenha colocado (costumo usar adubos variados), ou a própria água clorada, mas enfim, eu agora só aplico qualquer coisa(menos água, rsrs) via foliar com o sol esfriando.
Abraços. |
É normal, se for ler, em algumas caixas de adubo foliar fala pra aplicar ou de manhã ou de tarde por que o sol mancha as folhas com o adubo |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|