Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
luizinho la vega

Registrado: 21/03/09 Mensagens: 58 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Fev 19, 2010 4:59 pm Assunto: Ficus Benjamina |
|
|
Gostaria de opinioes a respeito desse ficus, achado no meio da rua junto com um monte de lixo hj na parte da manha apenas com o torrão. Ele parece um dakeles "mausais" pelo tamanho e pelo formato do torrão q era praticamente do formato dakeles vasos de plástico!
Infelizmente um galho q me parecia muito importante foi quebrado na hora do reenvase por descuido e por falta de informação onde esta marcado em vermelho. Pois pelo q vi hj no forum o Boni quebra com muita facilidade!
segue algumas fotos
Tenho umas duvidas:
01- Quando posso fazer a desfolha, e aramar, sabendo q o reenvase e o corte de algumas raizes foi feito no dia 19/02/10?
Editado pela última vez por luizinho la vega em Sex Fev 19, 2010 6:38 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sex Fev 19, 2010 5:05 pm Assunto: |
|
|
Luizinho, eu tenho o costume de desfolhar antes do transplante, para a planta desviar sua energia para as raízes. Agora acho melhor esperar. De qualquer forma o F. boni pode secar alguns ramos quando desfolhada. Estou cismado com o tamanho destas folhas. Estou achando que é F. benjamina, as folhas estão muito pontudas e grandes nos novos brotos.
Como o transplante foi feito a pouco a aramação deve esperar também, para evitar de traumatizar as raizes e abalar a composição. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Fev 19, 2010 5:08 pm Assunto: |
|
|
Citação: | Como o transplante foi feito a pouco a aramação deve esperar também, para evitar de traumatizar as raizes e abalar a composição. |
Sem contar que o boni quebra muito fácil. Portanto, tome cuidado qdo for aramar _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
luizinho la vega

Registrado: 21/03/09 Mensagens: 58 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Fev 19, 2010 5:15 pm Assunto: |
|
|
Então, essa era uma outra dúvida minha, a respeito da espécie, por isso mudei até o nome do tópico. Boni ou benjamina??
João e Laudir, muito grato pelas dicas, vou aguardar mais um pouco para fazer a desfolha, pra ter também uma noção da estrutura dos galhos.
Li também q uma aramação feita com a rega suspensa durante alguns 2 ou 3 dias os galhos ficam mais dificil de quebrar, isso serva para o ficus também?? |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Fev 19, 2010 5:24 pm Assunto: |
|
|
Se bem q analizando melhor, este teu ficus parece ser um benjamina _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sex Fev 19, 2010 8:39 pm Assunto: |
|
|
É válida a desidratação antes da aramação, mas com Ficus "quebroni" mesmo assim tem que ter mão levíssima. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 21, 2010 2:21 am Assunto: |
|
|
pelo que eu entendo, boni é uma variedade de Ficus benjamina.
é uma variedade que quebra ramos com facilidade as folhas são menores.
então existe o Ficus benjamina e o Ficus benjamina variedade boni.
abraço a todos. _________________ P.C. |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 21, 2010 2:05 pm Assunto: |
|
|
ola, se o toquinho ainda esta verde retire um galho do mesmo ficus com a mesma grossura e encherta o galho lá... o ficus aceita bem este procedimento. O resto da planta vc pode fazer alporque.
t+ |
|
|
 |
|