FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Quanto tempo no sol?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
crhistianvedder

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2005 8:59 pm    Assunto: Quanto tempo no sol? Responder com citação

Olá pessoal!

Já tem quase um mês da troca de vasos que fiz no meu Junipero, ele está com várias pontinhas bem verdes, sinal de que ele está recuperado, certo?

Tenh uma dúvida com relação ao sol. Ele pega sol das 7:45 até umas 11:15, que é a hora na qual os raios solares não incidem mais diretamente no bonsai. Ele fica embaixo da janela.

Gostaria de saber se só esse tempo é suficiente pra ele. Se ele pegasse mais sol, cresceria mais rápido?

Vale lembrar que aqui em Belém é muito quente, 37º na média, portanto o Sol de meio-dia é bem forte mesmo! Esse sol forte pode prejudicá-lo?

Abraços a todos!
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2005 9:50 pm    Assunto: Re: Quanto tempo no sol? Responder com citação

Olá Chris,

Os Juniperos precisam diariamente no minimo de 6 horas de sol, acho q seria melhor voce colocar mais um pouquinho no sol. A platna agradeceria. Qualquer duvida diga amigo, que tentaremos responder. T+ amigao.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
crhistianvedder

MensagemEnviada: Sex Set 23, 2005 9:03 am    Assunto: Responder com citação

Fale Illex!

Meu irmão, quer dizer que não tem problema dele pegar um sol forte do meio dia? Melhor ainda.

O problema aqui em casa sãos os lugares onde ele pode pegar sol ... na janela do meu quarto, ao meio-dia, não há mais sol incidindo direto na plantinha ...

Posso colocá-lo na laje de casa, mas ai vai ser sol direto o dia todo, desde a manhã, até a noitinha ... tem algum problema com relação a isso?

É um sol bem forte mesmo, eu teria de regar a planta de manhã cedo, e no final da tarde ... talvez até mais uma vez, ao meio-dia ...

Outra coisa são as chuvas torrenciais que caem aqui ... isso não faz bem pra ele, não?
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 23, 2005 9:42 am    Assunto: Responder com citação

Olá Chris,

Cara é o seguinte, na maioria dos viveiros, se divide em duas partes ou mais. Uma parte com sombrite para plantas mais sensiveis como por exemplo o nosso amigo famoso o Acer. E a outra parte é sem sombrite para as mais "parrudas" e que precisam de maior quantidade de luz solar, como as coniferas. Aqui na minha cidade esta bastante calor tambem, mas nao chega a 37º, no maximo, e isso no maximo mesmo esta chegando a uns 29 a 30º e mesmoa assim é dificil. Mas ficam o dia todo no sol e nao reclamaram ainda, agora voce é que decide. Se estiver um pouco receoso pode fazer o seguinte, a sua planta pega aproximadamente 4 horas de sol nao manha ne? Entao, espere ate chegar la pelas 3:40 ou 16:00 horas e coloque-a neste sol, atingindo assim as 6 horas diarias. Da um pouco de trabalho, mas é necessario se optar por essa medida. T+ amigo.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
crhistianvedder

MensagemEnviada: Sex Set 23, 2005 12:31 pm    Assunto: Responder com citação

Certo, então o negócio é arriscar e ver se acerta!

Como no horário da tarde estou no trabalho, é só saio as 18:00, quando não tem mais sol, vou fazer o seguinte:

Deixo o bonsai a noite na laje e lá ele ficará até 12:30, que é a hora que eu chego para almoçar em casa. A partir desse horário, ele ficará na meia luz, próximo da janela, certo?

Vou fazer isso durante uma semana e reparar se ocorrerão modificações.

Se ficar tudo certo, vou ficar fazendo isso com ele! Ele pegará o sereno a noite toda, talvez seja bom.

Agora com relação às chuvas fortes? O vaso tem boa drenagem, mas será q a chuva pode danificar a planta em si?
julianofernandez@datafox.

MensagemEnviada: Sex Set 23, 2005 3:09 pm    Assunto: Fala amigos, sou novo no forum e meu nome é Juliano Responder com citação

Poxa pessoal, sou novo aqui no forum, mas já me aventuro com BONSAIS a pelo menos 1 ano, porem tenho grande dificuldades em conseguir plantas do tipo pinheiro negro, shimpaku, acer e outras, outra dificuldade é encontrar bons vasos, moro em Campos dos Goytacazes-rj, tenho em casa : 01 ficus retusa que tinha 3 metros e o redizi para uns 60 cm, 01 ficus variegata, que esta em formação a partir de troncos trançados, tenho uma acerola adquirida de estaca que esta com 20cm, um buxus pempervirens qte está com uns 45 cm, com a raiz linda para fora mas to com dificuldade em estilizá-lo, e tenho uma eugenis myriophila, mas eu to querendo engrossar mais o tronco, porem estão todos sem vaso, uns em escorredor de macarrão outros em lata, em vasos comuns, como disse ta dificil achar vaso por aqui, se alguem tiver uns pré-bonsais de pinheiro negro, shimpaku, acer e outros e quiser vender falem comigo, meu mail é julianofernandez@datafox.com.br

grande abraço a todos
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 23, 2005 4:18 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Christian,

Cara voce pode resolver esse problema com o metodo que o gago criou que esta no Forum Faça Você Mesmo, intitulado "Capa de Chuva". Ou entao pode comprar um pequeno pedaço de sombrite e por sobre o vaso ou sobre a planta, ate montar uma mesinha com ele sobre ela ou algo parecido. Sao os unicos meios que vem na cabeça para evitar a perda do substrato pela chuva. T+ amigo, aqui esta o link.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=1020

Olá Juliano,

Ja tentou comprar em site expecializados ou ir em um viveiro ou floricultura e encomendar? Comigo da certo. Mas talvez tenha colegas aqui que possam te vender algo, mas nao troque valores no Forum é melhor por email mesmo como disse Very Happy . Voce mora muito longe do Rio de Janeiro capital? Porque la e em Niteroi tem muitos Bonsaistas e conseguiria mudas facilmente la. Temos o espaço do Ronaldo que deve ter bons materiais, mas ai nao sei te falar, quem poderia lhe falar mesmo é o pessoal de la, a Angela Fernandes, o Marco Nascimento o Fabio, e outros. T+ amigo espero ter ajudado, qualquer duvida é o perguntar, se nós soubermos, respondemos prontamente.

Abraços:

Illex
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 23, 2005 4:32 pm    Assunto: Re: Fala amigos, sou novo no forum e meu nome é Juliano Responder com citação

julianofernandez@datafox. escreveu:
Poxa pessoal, sou novo aqui no forum, mas já me aventuro com BONSAIS a pelo menos 1 ano, porem tenho grande dificuldades em conseguir plantas do tipo pinheiro negro, shimpaku, acer e outras, outra dificuldade é encontrar bons vasos, moro em Campos dos Goytacazes-rj, tenho em casa : 01 ficus retusa que tinha 3 metros e o redizi para uns 60 cm, 01 ficus variegata, que esta em formação a partir de troncos trançados, tenho uma acerola adquirida de estaca que esta com 20cm, um buxus pempervirens qte está com uns 45 cm, com a raiz linda para fora mas to com dificuldade em estilizá-lo, e tenho uma eugenis myriophila, mas eu to querendo engrossar mais o tronco, porem estão todos sem vaso, uns em escorredor de macarrão outros em lata, em vasos comuns, como disse ta dificil achar vaso por aqui, se alguem tiver uns pré-bonsais de pinheiro negro, shimpaku, acer e outros e quiser vender falem comigo, meu mail é julianofernandez@datafox.com.br
grande abraço a todos

Oi Juliano

o Marco Nascimento está vendendo vários bonsai de sua coleção aí no RJ, veja o link:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=1274

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: