|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nilton casarin
Registrado: 29/10/07 Idade: 63 Mensagens: 46 Localização: Piracicaba/SP
|
Enviada: Qua Fev 17, 2010 12:19 pm Assunto: Cotoneaster horizontalis secando |
|
|
Ola amigos,
Preciso urgente da ajudas de vcs, minha cotoneaster esta secando galho a galho. Já tentei cortar as partes secas na tentativa de cessar o processo e de nada adiantou. Troquei o substrato e o vaso, apliquei fungicida nas folhas e galhos e até no solo. O interessante é que metade da planta esta em crescimento com novos brotos e a outra parte secando. Alguem já passou por essa situação e como posso solucionar?
abraço,
Nilton Casarin _________________ NCasarin |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Fev 17, 2010 2:25 pm Assunto: |
|
|
Nilton, vc chegou a examinar as raízes? Cochonilha, raiz morta (preta)?
Se parte da planta está saudável é provavel que o problema está na raíz.
Por ora nada a mais tem a fazer, creio eu.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nilton casarin
|
Enviada: Qui Fev 18, 2010 5:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio,
Fiquei preocupado demais e não observei as raizes na troca de vaso e substrato, praticamente não mexi nas raizes. Aqui em Piracicaba estava chovendo muito e achei que estava com excesso de agua, troquei por um substrato mais grosso e coloquei-a protegida da chuva, fiz uma poda leve retirando os galhos secos, mas não adiantou. Não havia cochonilhas ou pulgões, nada aparente. Vou tentar no fim de semana lavar as raizes e verificar melhor as condições delas, caso estejam escuras (pretas) o que devo fazer?? cortar até onde?? fazer algum tratamento no restante?? ou o que??
Grato por responder!  _________________ NCasarin |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 20, 2010 2:19 pm Assunto: |
|
|
ola, tenho quanse certeza que o problema esta na insolação...
estava acontecendo o mesmo com meus cotoneaster até que me dei por conta que o sol queima muuuito fácil a folha desta planta, e realmente seca os ramos.
Tudo o que esta seco deve ser retirado...
boa sorte...
t+. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Fev 22, 2010 4:57 pm Assunto: |
|
|
Nilton, assim sem ver está difícil diagnosticar. O diagnostico do Rodrigo tbém pode estar certo. O que estranho é que parte continua verde e brotando, como vc diz.
Vejamos:
Pode ser,
Insolação
encharcamento
cochonilha de raíz
apodrecimento de raíz (encharcamento)
Mexer nas raízes novamente, em tão curto tempo...............não sei!
Lamento, amigo, não poder ajudar mais, qualquer coisa que eu disser a mais, seria chute!!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nilton casarin
|
Enviada: Ter Fev 23, 2010 7:40 am Assunto: |
|
|
Olá amigos Elio e Rodrigo,
Infelismente não tive escolha, o restante, que estava até então brotando, também começou a secar, tive que tomar uma atitude drastica, retirei a coto do vaso, lavei toda a raiz, 50% estava com aspecto muito bom mas a restante estava escura (preta). Cortei a parte escura e toda a parte area da planta, ela foi mesmo para o sacrificio (UTI) , "acendi uma vela" pela minha companheira de 3 anos.
Tirei algumas fotos, mas a máquina (CPU) que uso na empresa não consegue postar no megagaleria.
Agradeço muito pela atenção,
Um forte abraço,
"Aprendemos mais com os erros que com os acertos, e é nas dificuldades que encontramos os verdadeiros amigos" _________________ NCasarin |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Sex Fev 10, 2012 7:20 pm Assunto: |
|
|
E AI COMO TA A PLANTA??????? |
|
|
 |
nilton casarin
|
Enviada: Sex Fev 10, 2012 9:20 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, infelizmente veio a obito, logo em seguida a ultima postagem.
Mas não desisti dessa especie, comprei outras e estou conseguindo mante-las vivas e reproduzindo tanto pelos frutos como por estacas retiradas nas podas, pega muito facil uns 90% delas.
Pelo que percebi foi excesso de agua e substrato inadequado, pouco drenante, navalhada de principiante, e a segunda troca decretou o fim.
Ela gosta de bastante sol e agua moderada, acho que tô no caminho certo.
Uma planta com as mesmas caracteristas e mais facil de cuidar são as piracantas, tem as flores e frutos bem parecidos, a diferença maior são os espinhos, mas a beleza compensa.
abs. _________________ NCasarin |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|