|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Qui Fev 18, 2010 10:17 pm Assunto: Mirindiba rosa - Lafoensia glyptocarpa |
|
|
Ontem encontrei esta peça, rara como bonsai, mas planta com muito potencial à arte. Me ajudem os projetistas de plantão. E dicas de montão, afinal é a primeira que trabalharei.
 _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Fev 23, 2010 7:11 pm Assunto: bonsai |
|
|
João, a mirindiba é uma planta muito versátil, respondendo bem a pinçagens, podas radicais e condução por arame. Certamente, graças a fragilidade de suas ramas, é aconselhável tomar alguns cuidados extras quando for aramar, evitando quebrar os galhos mais finos. Deve-se procurar fixa-los gradativamente, de forma a obter a posição pretendida aos poucos.
Aqui em Brasilia a mirindiba é usada como planta ornamental, guarnecendo estacionamentos e calçadas em toda a cidade. Eu tenho uma, que cultivo há uns quatro anos, presente de um amigo, o bonsaista Paulo Ventura. Inicialmente, ele a estilizou em um fukinagashi, mas aos poucos fui alterando até conseguir obter um literati, que combina melhor com suas raízes pronunciadas.
Vou fotografar e postarei aqui, em seu post, para mostrar o que fiz e como a planta está. Ela, atualmente, está aramada, pois busco formar uma segunda copa por sobre a primeira.
Ouso sugerir o corte desse galho/tronco que nasceu na base do tronco mais grosso, e tentar formar uma estruturação aerea com o galho curvo do tronco grosso, trabalhando um shari/jin com o restante do tronco acima desse galho. Aconselho ainda, na próxima primavera, reenvasar em uma bacia de bordas mais baixas, favorecendo o cultivo posterior em um vaso de bonsai. Na oportunidade, corte a pivotante, se houver, mantendo apenas o máximo de capilares que encontrar.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Ter Fev 23, 2010 7:24 pm Assunto: |
|
|
Nicky poste as fotos pra vermos... |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 23, 2010 7:25 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, Nicky, por ter respondido a este post. Estava frustrado por ninguém dar pitacos, rs! Mas valeu a demora. Muitas dicas interessantes, afinal não conheço nada desta espécie e nem sequer encontrei um bonsai pela net para me espelhar. Se gostar dela vou buscar mais. Iguais a esta mais 4 ou 5 por um preço muito barato, em média com 2 a 3 metros.
A minha primeira ideia de condução confere com a tua. Só fiquei na dúvida quanto ao jin pois já li comentários que a espécie não aceita muito sharis e jin.
Já tive outra sugestão de fazer um tronco duplo, não sei.
Espero ansioso as fotos de sua planta, afinal, quanto mais conhecê-la e tiver outros modelos será melhor quando for trabalhar com ela.
Você sabe se Paulo Ventura tem mais algum trabalhado?
Abraços _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Fev 24, 2010 9:56 am Assunto: bonsai |
|
|
João, esta planta que o Paulo deu a mim era filha única dele, até onde sei. Eis meu exemplar, ainda em formação:
O vaso é retangular, e ainda de treinamento, pois falta muito para eu considerar essa planta como estando pronta para ser colocada num vaso definitivo:
Detalhe do tronco na base, em que se pode observar mais detidamente a partição em tres grossas raízes:
O corte grande, fechando cicatrização, indica o segmento de tronco escolhido pelo Paulo para fazer a estilização dele. Após cortar, eu reiniciei a planta, dando-lhe a curvatura acima desse ponto e forçando galhos na posição atual:
Galho que não serve eu transformo em jin:
Detalhe do galho/jin:
Embora pareçam paralelos, os galhos formam estruturas sobrepostas:
Costas da planta:
Visão traseiro/lateral:
Visão fronto/lateral:
Detalhe da aramação dos galhos. Observe que movimento bem, forçando um posicionamento mais interessante e harmonioso:
Vista superior. A cor das folhas fica assim por causa da exposição continua ao sol. Se cultivada em local sombreado, ficam mais verde escuras, mas crescem maiores, ainda que se desfolhe tres vezes ao ano, como eu geralmente faço:
Detalhe do tronco e altura do vaso: quanto mais baixa a borda, melhor para ser reenvasado futuramente num vaso adequado para bonsai:
Bem, minha planta é essa. Espero que goste do trabalho que fiz nela. Se vc tem onde conseguir mais plantas, não hesite: vá até lá e pegue quantas puder. É uma espécie excelente para se formar como bonsai, e quanto mais exemplares vc tiver, mais opções de estilização poderá formar, inclusive Kengai. A madeira aceita bem shari e pretendo fazer um, bem extenso, quando considerar boa a estruturação aerea.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 24, 2010 11:18 am Assunto: |
|
|
Muito obrigado mais uma vez pela sua disposição e parabéns pela planta, o que demonstra a versatilidade da espécie. Meu problema está ficando na falta de espaço mas acho que vou investir em mais uma ou duas plantas. Vamos aguardar a época adequada e a inspiração baixar para poder trabalhar com ela! _________________ João josé
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Fev 24, 2010 5:27 pm Assunto: |
|
|
João
Belo material!!!
Acho que vai um "dois troncos"... Já viu o nebari??? _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 24, 2010 6:08 pm Assunto: |
|
|
Ainda não vi, Alexandre! Estas peças são comercializadas para topiarias, e o pessoal lá não pensa neste pormenor. Estou muito curioso. Assim que começar a trabalhar nela, desenterrar o nebari e dar uma ligeira poda para mostrar melhor o desenho dela vou pedir ajuda aos amigos principalmente a sua, com suas belas projeções. Obrigado! _________________ João josé
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Qua Mar 03, 2010 10:29 pm Assunto: |
|
|
Parece que a planta tem potencial, sera que pega de estacas ou de alporque? _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 03, 2010 10:35 pm Assunto: |
|
|
O pior é que não conheço nada dela!
Meu modelo para esta planta:
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 11:50 am Assunto: |
|
|
Uma retirada de excesso de folhas, uns dois galhinhos estranhos e um jinzinho básico (me arrependi, não sei se vai permanecer), para visualizar melhor a estrutura:
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 12:13 pm Assunto: |
|
|
boa esta sua planta... pelo jeito está recuperando bem às intervençoes _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 1:39 pm Assunto: |
|
|
Ela rebrota bem, Laudir! O que preciso decidir se retiro todos os galhos para reiniá-la do zero, ou aproveito alguns deles. Sugestões?? Projetos?? _________________ João josé
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Mar 31, 2010 2:06 am Assunto: |
|
|
João,
essa é uma planta pouco usada para bonsai, por isso mesmo, difícil encontrar fotos dela. Eu tenho esta que baixei da Internet; não sei que é o dono da planta.
Abraço.
Edson.
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jan 21, 2011 10:37 pm Assunto: |
|
|
Bom , vai lá...
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|