FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pithecolobium Moyogi
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 13, 2010 1:26 am    Assunto: Responder com citação

Isailton,

Bom, como este tópico é um espaço para opiniões vou dar a minha, isso frisando que é a "minha" opinião e não uma crítica. Embora este piteco esteja com um belo início de trabalho e possua um grande potencial está pecando no quesito proporcionalidade, está muito alto em relação a espessura do tronco e precisaria de uma bacia muito maior, muita alimentação e um bocado de tempo de espera para ficar equilibrado proporcionalmente. Se fosse minha esta planta eu a transformaria em duas, faria um alporque logo acima do 1º galho e com isso teria uma árvore(parte de cima) com boa distribuição de galhos e menos desproporcional (embora ainda um pouco fina), além de que através da alporquia poderia trabalhar com um nebari mais radial e com isso já teria um ganho técnico neste ponto, além disso teria uma segunda árvore (parte de baixo) com uma certa conicidade na base, mais baixa e proporcional e com isso melhor técnicamente, mas teria que dar uma atenção especial ao nebari (como bem frisou o Ricardo), afinal depois de conseguir uma boa estrutura (nebari, tachiagari, conicidade...) o resto fica muito mais fácil de desenvolver.
Espero não ter incomodado com meus comentários, minha intenção foi apenas dar a minha opinião.
Abraços fraternos a todos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Isailton Matteussi
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 24, 2010 8:51 pm    Assunto: Pithecolubium moyogi Responder com citação

Olá Glauco.

Agradeço por sua postagem. Diante suas colocações e aproveitando também
as dicas do Ricardo, no próximo transplante vou recolocar essa planta numa
mamadeira por mais uns dois ou três anos,tempo em que procurarei sanar os
defeitos apontados.Atualmente ela tem aproximadamente 40 cm de altura.
Neste tempo vou refazer o ápice e diminuir sua altura, para melhorar a pro-
porcionalidade entre esta e o diâmetro do tronco .Obrigado e abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 24, 2010 10:53 pm    Assunto: Responder com citação

Ok Isailton, só não deixe de atualizar este tópico.
Abraços.
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2010 9:15 am    Assunto: Responder com citação

Oi Isailton, tudo bem?

Gostei muito de seu piteco e gostaria de fazer alguns comentários, não só sobre seu bonsai, mas também sobre colocações de alguns colegas, especificamente Alexandre e Glauco... Wink

1- apenas enfatizando, acho muito bom o encaminhamento que voce está dando ao piteco... Wink
2- achei ótima a projeção feita pelo Alexandre, mostrando o possivel resultado da evolução da massa verde do seu piteco, mantendo exatamente a mesma estrutura... Wink
3- achei perfeita a visão e colocação do Glauco quanto a possibilidade de se reduzir bastante a altura da planta, conseguindo-se uma 2a. planta através da alporquia...

Especificamente sobre a sugestão do Glauco, eu gostaria de colocar alguns aspectos que atualmente tem sido valorizados ou desvalorizados quanto a estética do bonsai, harmonia, equilibrio, naturalidade, etc...

a) o bonsai ao longo dos anos tem se tornado cada vez mais uma "caricatura" (no bom sentido) de uma ávore na natureza, onde acabam sendo super valorizados a grossura do tronco e a compactação da altura, entre outros aspectos... Wink
b) há características estéticas e de equilíbrio no bonsai que eu acho serem ótimas referências, mas que hoje vejo muito pouco se comentado, que definem um bonsai como sendo predominantemente "masculino" ou "feminino", onde:
- o masculino é mais baixo, robusto, tronco grosso em relação a altura.....
- o feminino é o oposto, ou seja, um bonsai mais alto, de estrutura mais leve, as vezes delicada, elegante e tronco mais fino em ralação a altura...

Diante disso, não é raro que alguns bonsai de aspecto mais feminino se pareçam mais às arvores da "natureza"... e assim, contrariando a supervalorização atual da robustez e compactação do bonsai...

Diante disso, eu vejo seu piteco como um exemplo claro (e belo) de um bonsai feminino e..... na minha opinião, eu o manteria exatamente no rumo em que se encontra!.... Wink

Como a idéia do Glauco também me agrada muito, te sugiro conseguir outro piteco para trabalhar na linha proposta por ele, valorizando o tronco grosso em relação a altura...que certamente se aplica também muito bem as caracteristicas do piteco... Wink

Na minha opinião, embora concorde com Glauco, acharia uma pena voce perder o visual tão bonito de seu piteco, ainda que para conseguir outro bonito.... Rolling Eyes Rolling Eyes Wink
Assim, por que não ter 2 bonitos???.. basta voce conseguir outro piteco... bem "robustão"... Wink Laughing
(Será que voce concordaria também Glauco?... Rolling Eyes Wink )

Parabéns por sua planta e um abraço,
Charles
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 12:33 am    Assunto: Responder com citação

"Assim, por que não ter 2 bonitos???.. basta voce conseguir outro piteco... bem "robustão"...
(Será que voce concordaria também Glauco?... )"

Caro Charles,

Mas é claro que concordo com vc, este piteco está realmente sendo muito bem conduzido e tem um bom potencial e agrada aos olhos já como está, e se continuar desta forma irá ficar realmente muito parecido com a projeção do Alexandre. Eu particularmente estou fugindo das plantas "femininas", atualmente estou reformulando quase todas as minhas plantas buscando conseguir árvores com mais peso visual, plantas que transmitam mais força, principalmente que a maioria dos iniciantes tem uma coleção de plantas geralmente finas justamente por buscarem um modêlo já conhecido mesmo com plantas muito jovens com sua estrutura ainda sendo iniciada(não é este o caso em questão), tanto que hj msmo eu cortei uma cereja -anã de 22 anos com 70cm de altura deixando apenas com 15 cm, esta planta está comigo a 08 anos e só recentemente percebi quantos defeitos possuia, mas ao menos tem uma boa base que estarei usando na formação de um shohin bem razoável.
Bom, se eu posso ter duas belas árvores, (esta e outra) pq não tê-las, rsrs.
Abraços fraternos e fico contente com o seu retorno ao fórum.
Isailton Matteussi
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 01, 2010 9:05 pm    Assunto: Pithecolubium moyogi Responder com citação

Olá Charles.

Fiquei muito contente com suas colocações.Gosto demais desse piteco e não sei se teria coragem de dividí-lo em duas plantas.Depois de ler todas suas abordagens sobre o assunto,uma aula como sempre,decidi manter a árvore como está agora.Em época oportuna farei o transplante e procurarei reposicionar suas raízes de modo que o nebari fique bem radial. A altura será levemente reduzida com a compactação da copa.
Abraços e obrigado por sua postagem que para mim significa um fator motivador.
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 02, 2010 3:55 pm    Assunto: Responder com citação

ola amigo acho que essa projeção do alexandre ficou muito boa e se vc a conduzila assim com certeza tera um belo exemplar de piteco.
abraços.
Isailton Matteussi
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 12, 2010 9:31 pm    Assunto: Pithecolubium moyogi Responder com citação

Olá Flávio.

Obrigado por sua postagem.Tentarei seguir as orientações do Alexandre,do Charles e do Ricardo.Como os pitecos respondem de forma rápida ,espero breve colocar novas imagens.Abraços.
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 15, 2012 7:37 pm    Assunto: Responder com citação

Lindissimo o exemplar!
Como está atualmente?

Até mais!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: