|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Qui Fev 11, 2010 1:58 pm Assunto: Como propagar Acer? Estacas? |
|
|
Boa tarde!
Hoje passei na avenida em frente a um condominio de luxo na região metropolitana de Curitiba e reparei que ele é arborizado por árvores que julgo ser Acer.
Tem duas espécies, uma que acredito ser o Palmatum (a folha é igual a que tem na bandeira do Canadá) e outro é o Tridente. Só estranhei que as folhas do "palmatum" são grandes, muito mairoes que minha mão... como fazer para ficar pequenas no bonsai...? O troco é do tipo "leopard skin" (tipo da jabuticabeira).
Se for mesmo Acer, qual a melhor forma de propagar? Sementes? Estacas?
Se for por sementes, alguém sabe quando é a época que ele dá sementes?
Se for por estacas, qual o melhor material? Rígido da estação anterior ou
brotos novos da estação corrente? Qual a grossura ideal das estacas? Qual a melhor época: primavera ou posso tentar fazer agora? Qual o melhor substrato? Pouco ou muito enraizante?
Obrigado desde já!
Abraços |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Qui Fev 11, 2010 10:30 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Será mesmo que é Acer?
A folha da bandeira do Canadá é uma folha de plátano (bastardo) estilizada. Mas aqui ocorre uma confusão:
Esse tipo de plátano faz parte na verdade da família dos Acer (Aceraceae) - e esse plátano (muitas vezes chamado de bordo) é o Acer pseudoplatanus.
Veja bem: ''pseudo'' é a denominação de tudo que "parece ser mas não é", ou seja, ela parece um plátano, mas é um acer (pseudoplatanus).
Os áceres são usados para bonsai, já os plátanos não sei se podem ser usados. |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 11:40 am Assunto: |
|
|
ola, o acer tridente se reproduz muito facil por semente na primavera vc axa os montes de mudas no chão enrroda das árvores, ambas as variedade se reproduzem por estacas da primavera até o meio do verão, como substrato para as estacas use apenas areia (o mais indicado) e um hormoneo enrraizador uma vez a cada duas semanas, ñ deixe as estacas no sol até que enrraizem e deixe apenas uma folha em cada estaca (procure coletar estacas com gemas de brotação) para vc germinar as sementes use o processo de estratificação para quebrar a dormencia.
Para ter folhas pequenas ultilize adubos com baixo indice de N (nitrogenio) e muuito sol, e faça desfolhas constantes durante o verão (http://fabiano.projetobonsai.com/2009/01/07/a-desfolha-uma-entrevista-com-carlos-tramujas/)
boa sorte...
t+. |
|
|
 |
ALEXNOCERA 1.o PASSO

Registrado: 24/01/09 Idade: 51 Mensagens: 128 Localização: Barra Velha - SC
|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 12:18 pm Assunto: |
|
|
Olá prumodeq, aqui é bem comum você encontrar nas calçadas "Liquidambar". As sua folhas são muito parecidas com acer, porém muito maiores. Você até conseguirá uma redução de folhas, porém mesmo assim ainda serão grandes. É uma ótima espécie para bonsai de tamanho grande. Busca aqui no fórum por esta espécie, que você verá alguns. Na maioria dos viveiros daqui você encontrará mudas, inclusive com porte avançado.
Sds
Alex. _________________ “Você pode considerar uma planta como uma pincelada numa tela ou como um ponto num bordado, porém não deve esquecer que se trata de um indivíduo.”
Roberto Burle Marx |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 2:44 pm Assunto: |
|
|
Liquidambar eu conheço e sei que não é, por causa da casca do tronco e da folha...
Vou tentar tirar uma foto para tentar ajudar na identificação se é Acer ou Plátano...
Outra dúvida o plátano e o mesmo que maple? |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 9:43 am Assunto: |
|
|
Geralmente os áceres são chamados de ''maple'' (Maple Tree), sim, em países de língua inglesa. Já no Japão são conhecidos como Momiji.
A palavra Acer tem origem no latim e significa "afiado" devido ao formato "pontiagudo" de suas folhas.
Por isso, creio, que não seja correto classificar "popularmente" os plátanos como maple.
Os plátanos são popularmente conhecidos lá fora como ''planes'' ou ''Plane trees''. Algumas vezes são chamadas de ''Sycamore'' - porém, o Acer pseudoplatanus é comumente chamado de "Sycamore Maple".
Por enquanto sei apenas isso - nunca vi um plátano e por isso não posso reconhecer e diferenciar um plátano de um acer (devido também à enrome variedade entre eles próprios). |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Fev 26, 2010 11:46 pm Assunto: |
|
|
Olá, faltou a foto para definir que planta é. Mas pelo descrito acho que é um plátano mesmo. Em outra ocaisão um forista aí de Curitiba colocou foto que tirou de árovre da rua e que imaginou se ácer, maas era plátano.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|