Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 6:39 pm Assunto: Caliandra - possiblidades... |
|
|
Olá, ganhei esta Caliandra estava em vaso, coloquei no escorredor/mamadeira há mais ou menos um ano, desenvolveu bem, já sofreu uma poda radical, cresceu novamente super bem. Agora, por causa do calor que fez aqui nestes últimos dias ela secou mas não morreu (graças a Deus!!!), explico, viajei de férias e deixei um caseiro, não sei se foi pouca rega ou muito calor, só sei que na volta encontrei várias plantas no mesmo estado, todas estãorebrotando bem, graças há um tratamento de choque, muita água e sombra. Agora posto aqui esperando opiniões dos amigos para direcionar os próximos trabalhos.
Vista dos troncos
Possível frente 1
Possível frente 2
Possível frente 3
 _________________ Alexander |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 7:39 pm Assunto: |
|
|
Está bem legal, agora é só começar a aramar a copa.
Abraço! |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 10:11 pm Assunto: |
|
|
gostei da caliandra..
muitas possibilidades
agora é so espera alguem t fazer uma progeção e deu boa
abraços |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 10:13 pm Assunto: |
|
|
Acho-a um pouco alta. Veja, galhos secundários e terciários que brotarem deverão ser deixados para adensar e com isso a planta ficará mais alta ainda. Eu podaria bem mais baixa, não esquecendo de deixar os 3 troncos principais em alturas diferentes.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
MiguelSM
Registrado: 27/02/07 Idade: 37 Mensagens: 34 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Sáb Fev 27, 2010 10:23 pm Assunto: |
|
|
essa caliandra vai ficá massssa!!  |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Fev 28, 2010 12:13 am Assunto: |
|
|
Alex, concordo com o Elio. Se a mantiver assim, a copa será grande e o tronco parecerá "fino", desproporcional.
Veja o que fiz com esta minha:
Planta original
A poda
Ela hoje
No meu blog tem todo o desenvolvimento dela, inclusive desfolhada para ver a estrutura como ficou: http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/caliandra-4/ _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Fev 28, 2010 9:48 am Assunto: |
|
|
Olá,
a planta do Alex provavelmente são três mudas que acabaram se fundindo com o tempo num tipo de estrutura que é muito mais difícil de ser trabalhada. veja aí uma idéia de como pode ser trabalhada, apesar de o exemplo ser um uma única base com três troncos e de uma espécie diferente (Acer palmatum):
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Fev 28, 2010 1:46 pm Assunto: |
|
|
Oi Alexander
Os amigos acima já deram boas dicas e sugestões... Só me resta tentar ajudar com este desenho...
Boa planta!!!
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Dom Fev 28, 2010 8:12 pm Assunto: |
|
|
Como sempre Alexandre prevê o futuro, rs! Só faltou as flores!! Lindo esboço! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Mar 01, 2010 6:17 pm Assunto: |
|
|
Alexandre, perfeito!!!!!!!!!!!!!!!!!! O local onde vc projetou a poda dos 3 troncos. Com a projeção, então..........ficou 10!
Com os exemplos do Ricardo dá pra perceber que, rebaixar bem esta planta..............é o melhor caminho.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Ter Mar 02, 2010 10:32 pm Assunto: |
|
|
Obrigado a todos que já responderam ao meu post!!! Alexandre, muito boa sua projeção (como alguns já falaram), agora é respirar fundo, criar coragem e meter o alicate!!!! Depois posto novas fotos do trabalho!!! _________________ Alexander |
|
|
 |
|