FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Limo sobre a terra
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ricardohentz

MensagemEnviada: Qui Mar 04, 2010 12:32 pm    Assunto: Limo sobre a terra Responder com citação

Olá amigos.

Estou muito feliz por termos conseguido identificar a espécie do meu bonsai. O MiguelSM acertou em cheio. Muito grato a todos.

Este na verdade deveria ter sido o meu primeiro post, pois é mais urgente.

Há algum tempo tenho reparado um limo verde escuro e algumas vezes preto sobre a terra de alguns dos meus bonsais. Vejam as fotos:

Estas duas últimas acredito que seja Musgo, mas pode-se ver que em algumas partes ele brilha então, fica a dúvida.

A situação não é tão assustadora quanto parece, ou não parece tão assustadora quanto é, mas de qualquer forma o limo está lá e está ocorrendo cada vez mais.

Ele se distribui em manchas sobre a terra, mas não acontece em todos vasos, de forma que não consigo identificar a causa.

Dentre as causas que eu considero possíveis, tenho algumas dúvidas:

1 - A água que utilizo para regar os bonsai, eu tiro de um pequeno lago de água parada que temos aqui em casa. A água não é suja porém, com certeza não é potável, mas pelo menos não é clorada. Pergunta:
É preferível usar a água clorada?

2- O substrato que usei não obedece a granulação que tenho visto recomendarem em fóruns e livros que tenho lido ultimamente. Pergunta:
Para resolver isso, devo replantá-las agora? Se não, qual época deve ser feito o replantio?

3 - Pode ser terra pouco arejada? Alguns vasos não tem pés mas os orifícios de drenagem estão nas laterais. Porém, o limo acontece também em alguns vasos com pés e orifício de drenagem bem grande.

4 - Um amigo me disse que pode ser a acidez do solo. Isso procede?

5 - Além destas possibilidades o que pode estar causando este limo?

6 e talvez mais importante - Quais os males que este limo pode oferecer as plantas?

Sou um iniciante cheio de dúvidas e este fórum me veio em muito boa hora.

Qualquer dúvida, por favor, perguntem.

Desde já obrigado a todos.

Editado pela última vez por Ricardohentz em Seg Mar 08, 2010 12:19 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 04, 2010 5:38 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo, excesso de umidade faz com que o musgo verde vire esse limo preto que você se refere. Uso água clorada a mais de 10 anos sem problema algum. Se você deixar o vaso ao sol, sem regar um dia, ele vai secar e se soltar da terra, ai é só retirá-lo. Pode ser que na água que utiliza venha contaminada com o limo, ele se propaga facilmente.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 04, 2010 11:12 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo, Jr! Algas podem estar presentes na água mesmo e com certeza a umidade está excessiva!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ricardohentz

MensagemEnviada: Sex Mar 05, 2010 2:01 am    Assunto: Responder com citação

Maravilha...

Bom saber, água de torneira daqui pra frente!!!

Quanto a umidade excessiva, acho que aumentando a granulação da terra, resolvo esse problema. Em relação a isso, só fica uma dúvida: Posso replantá-las agora ou devo esperar o fim do inverno?[/b]
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 05, 2010 4:24 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo, você pode diminuir a quantidade de água sobre a planta, isso irá diminuir ou até eliminar o limo. Algumas plantas aceitam bem o transplante agora, outras nem tanto, mas se não cortar raízes pode fazer sem problemas.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ricardohentz

MensagemEnviada: Sex Mar 05, 2010 5:55 pm    Assunto: Responder com citação

junior/pr escreveu:
Ricardo, você pode diminuir a quantidade de água sobre a planta, isso irá diminuir ou até eliminar o limo. Algumas plantas aceitam bem o transplante agora, outras nem tanto, mas se não cortar raízes pode fazer sem problemas.

Ok Junior. Minha intenção era trocar o substrato. Mas por via de dúvidas, acho melhor eperar então. Vou apenas continuar retirando o limo, controlar a quantidade de água e passarei a usar água de toneira. Isso deve contralar o limo até o fim do inverno, quando pretendo replantá-las.

Obrigado a todos por compartilharem seus conhecimentos. Ele á valioso para todos, e quando compartilhado torna-se maior e mais completo.

Por enquanto, só estou absorvendo. Nâo tenho muito ainda a oferecer. Mas no que eu puder ajudar, estarei contribuindo com muito gosto.

Ricardo.
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 05, 2010 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardohentz,

Não precisa ter medo do limo não... também tenho aqui em casa e percebi que apareceu com este periodo chuvoso, além da minha irrigação que é automatica.
O ruim dele é que ele mata o musgo que "enfeita" a planta, mas não faz mal nenhum só é feio. E não é o musgo que vira isso não... ele compete por espaço com o musgo.
O melhor é o que o amigo junior falou deixe secar e retire, não precisa tranplantar não.

Boa sorte a todos e bons trabalhos...

Ricardo Loriggio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardohentz

MensagemEnviada: Sex Mar 05, 2010 9:59 pm    Assunto: Responder com citação

Poisé meu chará... Eu não tenho reparado nenhum sintoma nos exemplares que apresentam o limo, mas sempre fica a preocupação, de qualquer forma pretendo livrar-me dele.

Grande abraço e obrigado pelas dicas.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 07, 2010 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ricardo!
Concordando plenamente com o que meus colegas disseram acrescento que isso ocorre, além do escesso de umidade, também pelo excesso de sombra.
Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: