FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

estimulando uma discussão sobre o pau-mulato
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Itamar Nobre
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2005 12:01 am    Assunto: estimulando uma discussão sobre o pau-mulato Responder com citação

Olá, pessoal, como vão todos?
trago aqui um estímulo para uma discussão sobe pau-mulato, pois considero esta planta como uma das que mais tenho apreço e gostaria de saber a opinião de pessoas mais experientes, começando com uma observação:
1 - no dia 19 de junho deste ano fiz meu primeiro yamadori de um pau-mulato. Plantei-o em areia grossa, deixei-o na sombra com luz indireta. deixei nela pouquíssimas folhas. (cerca de 30%).

2 - no dia 24 de julho fiz outro yamadori, desta vez coletando cinco pau-mulatos. Deixei três delas nas mesmas condições da anterior e, como não tinha mais espaços na sombra, deixei as outras duas diretamente no sol. Para completar retirei todas as folhas, sem deixar nenhuma, ficando até com receio de perdê-las.

Acontece que os pau-mulatos que deixei na sombra e sol indireto permaneceram do mesmo jeito. Embora com o tronco verde, mas sem brotar nenhuma folha nova, inclusive o mais velho (de 19/06).
os demais,que ficaram diretamente no sol, estão brotando que é uma coisa linda!!!!

Será que por acaso descobrique fazer o inverso do que me ensinaram a fazer com esta planta, deixando cerca de 30% da sua folhagem e mantendo-a no sol indireto é melhor? ou seja, retirar toda a sua folhagem, deixando-a no sol direto?
O que me dizem?
abçs
Itamar Nobre
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2005 3:55 am    Assunto: Responder com citação

Itamar, eu tenho um Pau-Mulato, que tirei de um sítio e coloquei-o na sombra, dei uma poda radical, deixando-o sem nenhuma folha.
Deixei-o na sombra até êle começar a brotar (aproximadamente por um mês), mas realmente, quando êle foi pro sol, começou a brotar mais intensamente.
Como vc disse que tem alguns dêles que já estão fora do sol há mais de um mês e não brotaram ainda, eu os colocaria no sol e caprichava na adubação...
Outro detalhe, o Pau-Mulato adora água...
Manda uma mensagem pro Sergivaldo, pelo que sei, aqui no Fórum êle é a pessoa mais indicada pra te ajudar em relação à essa espécie...
Um abração.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2005 12:26 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

Quando faço uma coleta de uma planta costumo plantá-la em areia grossa (cascalho de rio) e mantenho uma parte do substrato original como garantia.

Também tenho utilizado hormônio enraizador, mais especificamente o Biofert Plus (1 a 2 gotas por litro d'agua) no processo de envasamento.

Sempre as coloco em local protegido da luz solar direta, sob proteção de um sombrite de 80%, embora já tenha lido, não recordo onde, que a planta recém coletada se recupera mais rapidamente quando recebe luz solar direta. Isto, segundo a fonte, estimula a fotossíntese e a planta, em busca da luz, acelera seu crescimento. Nesse caso, lembro, o fundamental é que o substrato seja totalmente protegido e mantido sempre úmido, como por exemplo, com uma camada de asfagno.

Para ser sincero nunca testei esse método pois, como não tenho tido maiores problemas com as minhas plantas coletadas, ainda não arrisquei uma inovação.

Com o depoimento do nosso amigo Itamar podemos crer que isso é, de fato, eficaz.

Especificamente em relação ao Pau-mulato, o nosso amigo Luiz Galvão (Igarassu-PE) tem conseguido propagar mudas a partir de estacas, com aproximadamente 1cm de espessura, utilizando-se de outro hormônio enraizador da Biofert, em pó, o IBA. A conclusão é que o Pau-mulato é uma espécie relativamente fácil de ser propagada.

Um abração,

Sergivaldo

PS.: Itamar, se puder, coloque as fotos dos seus yamadori's para apreciarmos.
Itamar Nobre
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 24, 2005 9:04 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Sergivaldo, olá todos os foristas...
estou enviando fotos do Yamadori do pau-mulato, a pedido do Sergivaldo.

foto 1

foto 2

abçs para todos
itamar nobre
Itamar Nobre
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 24, 2005 9:07 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldp, vc falou do Biofert Plus e do AIB em pó da Biofert. Como é possível adquirir.
Itamar nobre
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 25, 2005 2:48 am    Assunto: Responder com citação

Itamar Nobre escreveu:
Sergivaldp, vc falou do Biofert Plus e do AIB em pó da Biofert. Como é possível adquirir.
Itamar nobre

Olá Itamar,

Como o próprio nome diz: na BIOFERT (http://www.biofert.com.br).

Envie um e-mail para eles e solicite os produtos. No site consta apenas o enraizador BIOFERT Raiz, não concentrado, que exige um número muito maior de doses para formulação da solução. Diga que tem interesse no BIOFERT RAIZ Plus, que é concentrado. Da mesma forma, solicite informações sobre a aquisição do enraizador em pó, á base de IBA.

O meu enraizador (concentrado) foi comprado de um amigo (Luiz Galvão) que fez o pedido.

Em relação ao Pau-mulato, apesar dos ângulos não permitirem apreciar todo o potencial da planta, dá para perceber que se trata de um belo exemplar. Com certeza dará um excelente bonsai. A propósito, precisamos nos encontrar para fazer uma "mineração".

Um abração,

Sergivaldo
Itamar Nobre
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 25, 2005 7:38 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Sergivaldo, acredito que depois do final de novembro estarei respirando com mais alívio, em virtude da conslusão de alguns compromissos extremamente importantes para mim. Então poderemos marcar para nos conhecermos e fazer a "mineração".
abçs
itamar nobre - natal/rn
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: