Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Dom Set 13, 2009 1:12 am Assunto: Hibisco evolução |
|
|
Citação: | Ai vai uma evolução em +/- 1 ano.
Como a planta era
o Rodrigo (PGBC) fez uma intervenção nela e ficou assim
Após uns meses em crescimento livre, mais uma pequena intervenção
Após mais alguns meses de crescimento livre e muita adubação ela ficou cabeluda (12-09-2010)
desfolha e aramação
outro ângulo
vista por cima
Observando as fotos vi que alguns galhos estão com pouco movimento, mas é que por serem pequenos, ficou dificil a aramação, fiquei com medo de quebrar algum galho, já que eles trincam atoa.
Sugestões e críticas são bem vindas. |
_________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Dom Set 13, 2009 9:04 am Assunto: aí |
|
|
ESSE HIBISCO É IRMÃO DA PLANTA DO TÓPICO,,,,TOQUINHO DE HIBISCO...FOI UM PRESENTE DO WILLIAN....O DELE TÁ MUITO SHOW.GOSTEI DA DISPOSIÇÃO DA COPA. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 13, 2009 3:57 pm Assunto: |
|
|
Rogério,
valeu pelo insentivo. Acho que a planta está legalzinha, tem alguns defeitos que ainda vou corrigir, ou pelo menos tentar. O legal da evolução foi mais pra mostrar o tempo de desenvolvimento da planta, em relativamente pouco tempo ela teve uma evolução bizarra, pela primeira foto não se pode imaginar que ela ficaria assim.
Mais sugestões é só dizer. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Set 14, 2009 9:11 am Assunto: |
|
|
Só prá confirmar.. nestes bicos de pet vc coloca TM e FO... certo ? metade de cada ? mais algum adubo ...?
minhas plantas crescem muito lentamente ... já a sua .. me surpreendeu. |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 14, 2009 10:15 am Assunto: |
|
|
Sergio,
sigo as dicas de uma amiga aqui do fórum, a Dona Angela. Realmente coloco TM e FO nas pontas das garrafas. As proporções eu vario de 4 partesx1parte ou 8partesx1parte e de tempos em tempos, +/- a cada 15 dias eu utilizo a aplicação de adubo líquido ou hormônio (ambos da biofert), não costumo deixar apenas um mês, normalmente deixo uns 3 ou 4 meses e depois eu troco. Mas confeço que com esse camarada ai (e com outras plantas que possuo) o negligenciei com relação a adubação e até mesmo regas, meu trabalho tem me tirado muito tempo, e só tenho regado minhas plantas quando as folhas já estão murchas, que é aproximadamente a cada dois ou três dias, já perdi muitas plantas, mas esse camarada tem resistido. Tenho reparado nas minhas plantas, que os adubos orgânicos TM e FO, bombam mais, já os líquidos, são mais pra manutenção. Experimenta deixar o adubo por mais tempo, sempre que retiro a adubação, dentro dos copinhos existem muitas raizes, diferente de quando eu trocava a cada 30 dias. E outra coisa, os hibiscos tem um desenvolvimento mais vigoroso mesmo.
Espero que tenha tirado sua dúvida. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Set 14, 2009 10:59 am Assunto: |
|
|
Willian,
apesar do tronco ser muito reto, a quinta foto mostra uma boa evolução.
Gostei da planta; achei promissora...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Set 14, 2009 11:04 am Assunto: |
|
|
4 partes de TM X 1 parte de FO... ou 8 partes de TM X 1 FO... é isso ...??? Acreditava que seriam em partes iguais..Eu sempre que coloco, apenas espalho sobre o substrato , mas com as regas quase tudo se perde ...vou usar copinhos de café ou esses bicos de pet... obrigado pelas dicas .. e parabens ... |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 14, 2009 12:44 pm Assunto: |
|
|
edson,
obrigado por ter gostado da planta. Tem alguma sugestão ou projeção para ela? Ela muito reta mesmo, mas existe ainda 3 dedos de tronco enterrados, não sei como anda o nebari.
sérgio,
existem várias maneiras de se usar, tem pessoas que utilizam 1/2 a 1/2, existem outros que utilizam 2 partes de TM para 1 parte de FO. Se tiver algum adubo líquido, ao fazer a mistura, coloque um pouco do mesmo para criar uma espécie de pasta. VOcê pode usar, vasinhos, tampas de garrafa ou os gargalos. Os copos de café se estragam com o tempo. A vantagem que vejo utilizando esse sistema é justamente pelo fato de não perder o adubo com as regas. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Seg Set 14, 2009 1:35 pm Assunto: AÍ |
|
|
NO CASO DO ADUBO,,,,,O PAPA GOIABA FOI FAZER UMA VISITA AO MESTRE ROBERTO GERPE E NUM PAPO INFORMAL ELE FALOU ASSIM:
"EU USO SÓ TORTA DE MAMONA,,A FARINHA DE OSSO É MAIS PRAS FRUTÍFERAS",,,ELE FALAVA EM RELAÇÃO AOS PITECOS MONSTRUOSOS QUE ELE TEM LÁ.ENTÃO DÁ PRA TIRAR A CONCLUSÃO,,,DE QUE QUANDO FOR FRUTÍFERA A PROPORÇÃO DE FARINHA DE OSSO DEVE SER UM POUCO MAIOR QUE A TORTA DE MAMONA,,,E VICE VERSA.O QUE VCS AXAM? _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 11, 2009 1:33 am Assunto: |
|
|
dando um up no tópico.
a planta hoje está com folhas, ainda não tirei fotos. Alguém tem alguma sugestão ou projeção? Criticas? _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Out 11, 2009 10:04 am Assunto: |
|
|
Sugiro até tres desfolhas por ano, para reduzir o tamanho das folhas. retire as flores mortas, tão logo observe elas secarem. o melhor adubo para floriferas e frutiferas é o FOSWAY. ele é inodoro e incolor e pode ser usado a cada 90 dias.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 07, 2010 5:05 pm Assunto: |
|
|
Vim dar uma notícia triste. Esse camarada vai virar carvão. Começou a secar do nada, num esforço de salva-lo fiz um transplante mas não adiantou em nada.
 _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Mar 08, 2010 9:39 am Assunto: |
|
|
perdi o meu tb desta forma
secou do nada.... já estava no escorredor.... boa irrigação ... boa drenagem... _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 08, 2010 1:12 pm Assunto: |
|
|
Derrepente foi uma overdose de adubo...  |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Mar 08, 2010 2:49 pm Assunto: |
|
|
Bonsérgio escreveu: | Derrepente foi uma overdose de adubo...  |
foi nao....
sacrifiquei meu soninho pós-almoço...
fiz uma besteira imperdoável:
coloquei no escorredor... apareceram as raízes.... pus na mamadeira...
mamadeira: AREIA PURA....
os furos eram de 3cm de diametro mas acidentalmente foi terra no fundo ... essa terra compactou e desfez todo o trabalho de drenagem da areia.
QUE EU FIZ?
quebrei uma telha em pedaços de uns 3cm de diametro
furei mais na base da bacia
forrei o fundo com os cacos de telha.... acho que agora a drenagem funciona melhor.
. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|