Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
DANILO MUTO SILVA

|
|
|
 |
DANILO MUTO SILVA

|
Enviada: Seg Fev 01, 2010 12:32 am Assunto: |
|
|
nao consegui inserir as imagens.  |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 58 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Fev 21, 2010 12:27 am Assunto: |
|
|
Danilo,
muito sol ou muito adubo...
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Sex Mar 05, 2010 9:44 pm Assunto: |
|
|
Folhas velhas... cara de deficiencia e não excesso.....
Como anda a adubação da planta? |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sáb Mar 06, 2010 4:01 pm Assunto: |
|
|
poderia fazer uma desfolha parcial ... e ver como aparecem as folhas novas... |
|
|
 |
Ricardohentz

Registrado: 01/03/10 Idade: 41 Mensagens: 75 Localização: Campina Grande do Sul-PR
|
Enviada: Ter Mar 09, 2010 12:47 am Assunto: |
|
|
"Pode" ser queimadura solar. Isso acontece quando tem gotas de água sobre a folha e ela recebe luz solar direta.
Se começar acontecer nas folhas novas pode ser deficiência de potássio.
Outra coisa que pode estar causando isso é excesso de adubo.
Isse sintoma parece comum em jabuticabeiras. Também tenho este problema, e estou tentando solucionar.
Por enquanto fica este trecho que encontrei no blog do Ricardo Santos sobre o osmocote:
"É importante ressaltar que encontramos este tipo de adubo com diferentes formulações de NPK e é necessário possuir um conhecimento mais técnico sobre o tipo de NPK necessário para cada fase da planta. Um adubo com o N(nitrogênio) elevado, promoverá o crescimento acelerado da planta, porém poderá promover a queima de folhas e raízes. Na dúvida, utilize valores baleançeados como (10-10-10) e sempre em pequenas quantidade ou a necessária para cada recipiente ou local."
Abraço, boa sorte. _________________ Toda planta tem potencial. É preciso respeitá-la para descobrí-lo. |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Ter Mar 09, 2010 9:20 am Assunto: |
|
|
Realmente tá com cara de excesso. Primeiro queima e depois brota!!! _________________ Abraços,
Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
eneascorrea
Registrado: 31/10/10 Idade: 57 Mensagens: 5 Localização: Araçatuba-SP
|
Enviada: Sex Jan 07, 2011 8:05 am Assunto: Olá DANILO MUTO SILVA |
|
|
Você resolveu o problema das folhas que queimam na borda? Há 6 meses estou com o mesmo problema no Bonsai de Jabuticaba e tambem na planta no solo (Jabuticaba). Tem dois viveiros muito próximos da minha casa cuja as mudas de jabuticaba também apresentam o mesmo problema.
Já descartei várias hipóteses; já perguntei para um monte de gente e tambem já fiz exaustivas pesquisas na net e até agora, nada!
Adubo regularmente;
rego normalmente;(Com água de chuva captada)
Tirei da incidência do sol forte "DO APÓS 10:20 DA MANHÃ";
troquei substrato;
uso adubo e defensivo orgânico;
Pode ser ação de umas moscas que às vezes (muito raramente) observo sobre as folhas?
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 7:59 pm Assunto: |
|
|
Eneas, os 3 principais fatores que ocasionam isso:
1. Excesso de sol
2. Excesso de água
3. Excesso de adubo
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Lucas da Silva e Silva
|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 8:59 pm Assunto: |
|
|
E ai, qual é o problema realmente? Estou com esse mesmo problema, nunca adubei a minha muda e ela estava com essas folhas. Resta muuita água e muito sol. Conversei com um bonsaista daqui e ele disse que algumas jabuticabeiras estavam assim pq nao resistiam ao sol intenso. Não sei mais oq fazer  _________________ "Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nitiren Daishonin) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 9:35 pm Assunto: |
|
|
Lucas, com certeza excesso de sol. Sol baiano!
A Jabu vai bem aqui no sul pq a insolação é mais fraca.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 11, 2011 8:45 am Assunto: |
|
|
Rapaz, por acaso suas plantas ficam no tempo ?
Acredito que são queimadas pela geada da madrugada, ou de manhãzinha, quando dar aquela gelada no clima aí queimam as folhas.
Tente dar uma protegida nelas para testar.
Grande abraço e sucessos. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jun 11, 2011 5:00 pm Assunto: |
|
|
João Paulo Batista Lyrio escreveu: | Rapaz, por acaso suas plantas ficam no tempo ?
Acredito que são queimadas pela geada da madrugada, ou de manhãzinha, quando dar aquela gelada no clima aí queimam as folhas.
Tente dar uma protegida nelas para testar.
Grande abraço e sucessos. |
Errei o local da msg. _________________ Elio
|
|
 |
Luis Paulo Lopes
Registrado: 13/08/11 Idade: 39 Mensagens: 20 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Ago 20, 2011 7:35 pm Assunto: |
|
|
Minha muda de jabuticaba está com as mesmas características das fotos postadas pelo Eneas.. pontas das folhas escurecidas exatamente como mostra a imagem que ele postou.. tanto as folhas novas quanto as antigas apresentam a mesma característica... novos brotos tem o desenvolvimento interrompido com esse escurecimento..
As três principais hipóteses levantas no fórum parecem estar descartadas no meu caso, pois a muda está em local de meia sombra, pegando sol direto apenas pela manha.. desde que adquiri a muda ainda não a adubei, está na mesma terra que veio, entretanto estava saudável desde então e de uma semana pra cá, praticamente todas as folhas apresentaram esse sintoma..
também acho dificil que o problema seja pelo excesso de água, já que tenho feito regas com intervalo de 2 a 3 dias, somente quando o substrato está seco..
aparentemente há um esbranquiçamento muito sutil da folha em uma fase inicial, posteriormente as pontas das folhas adquirem coloração amarelada e depois ficam pretas.. acredito que possa ser alguma espécie de fungo...
removi todas as folhas que apresentavam o sintoma.. agora é torcer pras novas virem sadias... |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 03, 2011 8:00 pm Assunto: |
|
|
Essa é uma queixa constante de quem cultiva jabu. Eu tbm tenho esse problema, mas a minha eu desconfio do sol, mas agora eu a coloquei ao lado de um pé de acerola, imenso, que bloqueia o sol da tarde. Vamos ver no que dá.
Acompanhando!!!!! |
|
|
 |
|