|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Mar 09, 2010 2:32 pm Assunto: ADUBAÇÃO FOLIAR! |
|
|
Olá pessoal!
A questão da adubação foliar acho que já foi levantada no passado. Não me lembro mais.
Eu gostaria de saber, com embasamento técnico, como funciona a adubação foliar.
Sabemos que os estômatos propiciam à planta a troca gasosa (O2 e CO2).
Minha dúvida é:
Até que ponto a planta absorve adubo foliar LÍQUIDO se o estômato é um órgão para troca GASOSA!! E, se isso ocorre, qual o percentual do real aproveitamento do adubo!
ABRAÇO _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Ter Mar 09, 2010 3:03 pm Assunto: |
|
|
Élio, pra mim é lenda, o que acontece é que borrifamos as folhas e o adubo cai no solo, sendo absorvido pelas raízes. Eu uso, mas jogo diretamente no substrato.
Algumas plantas como as Bromeliaceae tem adaptações anatômicas para absorver nutrientes pelas folhas, mas a maior parte das plantas não, portanto isto é uma grande falácia.
É como dizer "eu me alimento apenas olhando para a comida! ....mas depois eu como ela".
ps- Inclusive já li um artigo sobre isto em um site de renome, vou procurar. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 09, 2010 3:31 pm Assunto: |
|
|
Aqui está, sinal que minha memória continua boa.
Quebrando os mitos do bonsai artigo original de Will Heath, publicado no http://knowledgeofbonsai.org
Foliar Feeding
The problem is that most of these claims are based on some research done by Michigan State University in the 1950’s in which, by the use of raidolabeled nutrients, it was determined that the leaf is a very efficient organ for absorption. The amounts absorbed were actually very low but the efficiency was high, leading to false claims that foliar feeding was many times more effective than soil applications.
Linda Chalker-Scott, an Extension Horticulturist and Associate Professor at the Puyallup Research and Extension Center of Washington State University, clarifies this in her article, “The Myth of Foliar Feeding.”
“Obviously, materials applied directly to a leaf are more likely to enter the leaf in large quantity than the same materials applied to soil. Leaching, chemical reactions, microbial activity, etc. can decrease what actually reaches the roots and is taken up into the plant. But material applied to the leaf do not necessarily travel throughout the entire plant as effectively as they do through root uptake. The often remain in the same or adjoining tissues but travel no further. This is especially true of those elements recognized as “immobile” within plant tissues (apart from root uptake and xylem transport).”
Linda goes on to state that the nutrients plants need the most of are the very ones that cannot be absorbed in large enough quantities by the leaf to do any good, such as nitrogen, phosphorus, and potassium. She also specifically states some facts based on research that may surprise many bonsaists, such as:
Tree and shrub species differ dramatically in their ability to absorb foliar fertilizers.
Micronutrients are the only minerals that can be effectively applied by foliar feeding and too much of these can damage or kill a plant.
Foliar spraying is only a temporary solution to the larger problem of soil nutrient availability.
Any benefit from foliar spraying of landscape trees or shrubs is minor considering the cost and labor required.
The common myth of foliar feeding is based on misreading and/or misinterpreting research done over 40 years ago. Since that time it has been shown that foliar feeding is ineffective in almost every aspect promoted by the companies that sell products designed for the practice. In fact, foliar feeding has been shown to work the best only in the case of soil with low nutrient availability, in other words, when a plant has no other option for nutrients. As bonsaists, our soil would never reach the level needed for foliar feeding to do any good.
Bonsai need nitrogen, phosphorus, and potassium the most, as do any other plants and these nutrients are the very ones that foliar feeding is the worst at providing.
It is my personal opinion that any success by bonsaists using foliar feeding can be directly attributed to the mixture running off onto the soil, not through absorption through the leaves. The common practice of watering from above and dosing the foliage puts the nutrients into the soil, even though the bonsaist believes they are foliar feeding.
Based on every single professional horticulturist statements on the subject that I could find, as well as studies from major universities, there is no other logical conclusion other than foliar feeding is ineffective, a waste of time, a waste of resources, and all claims to its validity are false.
The truth is that foliar feeding offers no advantages at all to the bonsaist.
Elio, se o tradutor do google não for suficiente me avise que traduzo manualmente mais tarde. |
|
|
 |
luizinho la vega

Registrado: 21/03/09 Mensagens: 58 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Mar 09, 2010 4:14 pm Assunto: |
|
|
Uma tradução nao muito boa, mas dá pra entender.
Foliar Feeding que O problema é que a maioria destas reivindicações estão baseado em alguma pesquisa feita por universidade do estado de michigan no sno de 1950 em qual, pelo uso de nutrientes, era determinado que a folha é um órgão muito eficiente para absorção. As quantias absorvidas eram na verdade muito baixas, mas a eficiência era alta, enquanto conduzindo a falsas reivindicações que alimentação foliar era muitas vezes mais efetiva que aplicações de terra. Linda Chalker-Scott, Horticultor de Extensão e Professor associado à Pesquisa de Puyallup e Centro de Extensão da universidade Estado de Washington, clarifica isto no artigo dela, O Mito de Alimentação de Foliar. Obviamente, materiais aplicados diretamente a uma folha são mais prováveis entrar na folha em quantidade grande que os mesmos materiais aplicaram para sujar. Lixiviando, reações químicas, atividade microbiana, etc. podem diminuir o que de fato alcança as raízes e é levado para cima na planta. Mas material aplicado à folha necessariamente não viaja ao longo da planta inteira tão efetivamente quanto eles fazem por captação de raiz. O freqüentemente permaneça nos mesmos ou adjacentes tecidos mas viaje nenhum adicional. Isto é especialmente verdade desses elementos reconhecidos como imóvel dentro de tecidos de planta (além de captação de raiz e transporte de xylem). A Linda vem a declarar que as plantas precisam de nutrientes e a maioria deles é o mesmo que não podem ser absorvidos dentro grande bastante quantidades pela folha fazer qualquer bom, como nitrogênio, fósforo e potássio. Ela também especificamente declara alguns fatos baseado em pesquisa que pode pegar de surpresa muitos bonsaistas, como: Árvore e espécies de arbusto diferem dramaticamente na habilidade deles/delas para absorver fertilizantes de foliar. Micronutrientes são os únicos minerais que podem ser aplicados efetivamente por foliar que alimenta e muitos destes podem danificar ou matar uma planta. Pulverização Foliar é só uma solução temporária ao problema maior de terra disponibilidade nutriente. Qualquer benefício de foliar que borrifa de árvores de paisagem ou arbustos é considerando secundário o custo e trabalho requereu. O mito comum de alimentação de foliar está baseado em interpretar mal e/ou interpretar mal pesquisa feito mais de 40 anos atrás. Desde que aquele tempo foi mostrado para isto que alimentação de foliar é ineficaz em quase todo aspecto promovido pelas companhias que vendem produtos projetados para a prática. Na realidade, foliar alimentando foi mostrado para trabalhar o melhor só no caso de terra com baixa disponibilidade nutriente, em outra palavra, quando uma planta não tem nenhuma outra opção para nutrientes. Como bonsaistas, nossa terra alcançaria nunca o nível precisado para foliar que alimenta para fazer qualquer bom. Nitrogênio de necessidade de bonsai, fósforo e potássio o mais mais, como faz qualquer outra planta e estes nutrientes são o mesmo que alimentação de foliar é a pior a prover. É minha opinião que pode ser atribuído qualquer sucesso por bonsaistas que usa foliar alimentando diretamente à mistura que escapa sobre a terra, não por absorção pelas folhas. A prática comum de molhar de anterior e dosar a folhagem põe os nutrientes na terra, embora o bonsaista acredite que elas são alimentação de foliar. Baseado em todo únicas declarações de horticultor profissionais no assunto que eu poderia achar, como também estuda de universidades principais, não há nenhuma outra conclusão lógica diferente de alimentação de foliar é ineficaz, um desperdício de tempo, um desperdício de recursos, e todas as reivindicações para sua validez são falsas. A verdade é aquele foliar que alimenta ofertas nenhuma vantagem nada para o bonsaista. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Mar 09, 2010 7:48 pm Assunto: |
|
|
Olá Arzivenko!
Obrigado pela pronta resposta e obrigado ao Luizinho, pela tradução.
Dei uma boa lida e destaco alguns pontos que considero importantes:
.........As quantias absorvidas eram na verdade muito baixas, mas a eficiência era alta, enquanto conduzindo a falsas reivindicações que alimentação foliar era muitas vezes mais efetiva que aplicações de terra. .............
Então, um pouco é absorvido??
............Mas material aplicado à folha necessariamente não viaja ao longo da planta inteira tão efetivamente quanto eles fazem por captação de raiz.............
Então, o adubo fica imóvel na folha?
.......Micronutrientes são os únicos minerais que podem ser aplicados efetivamente por foliar que alimenta e muitos destes podem danificar ou matar uma planta..........
Matar, danificar???
........Na realidade, foliar alimentando foi mostrado para trabalhar o melhor só no caso de terra com baixa disponibilidade nutriente, em outra palavra, quando uma planta não tem nenhuma outra opção para nutrientes. .......
Então, somente como última opção?
...........É minha opinião que pode ser atribuído qualquer sucesso por bonsaistas que usa foliar alimentando diretamente à mistura que escapa sobre a terra, não por absorção pelas folhas..........
Como o Arzivenko argumentou acima.
................não há nenhuma outra conclusão lógica diferente de alimentação de foliar é ineficaz, um desperdício de tempo, um desperdício de recursos, e todas as reivindicações para sua validez são falsas...................
Aqui o autor desaconselha totalmente.
Eu, confesso, fiquei mais enrolado ainda..............rsrsrsrs!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Mar 09, 2010 8:00 pm Assunto: |
|
|
Amigos, neste último ano usei pela primeira vez adubação foliar na produção de uvas (tenho uns 400 pés) e o fiz por orientação técnica uma vez que meu pareiral estava com pouco vigor e pouca produção. O resultado foi fantástico, tanto brotação quanto em frutificação. Em outros anos tentei adubação ao solo e o resultado foi medíocre. Agora, se o adubo foliar foi lavado e levado pela chuva ao solo e então deu todo este efeito, confesso que não vi o mesmo efeito na relva que cobre o solo... que deveria também ter recebido parte do efeito... Mas tudo é possível, não afirmo, nem contesto, conto apenas uma história prática. Ficquei como o meu chará, ainda mais confuso....
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 09, 2010 8:01 pm Assunto: |
|
|
Elio, é isso mesmo.
Imagine que água e minerais inorgânicos são absorvidos pelas raízes, e destas são distribuídos por toda a planta. Imagine agora que uma pequena quantidade seja absorvida pela folha, então, para onde mais (além da própria folha) ela irá? com o perdão da analogia, é como comer pelo fiofó...
Obviamente que o NPK líquido escorre pela planta e de uma forma ou outra atinge o substrato, então ele é absorvido pelas raízes e os bonsaistas ficam faceiros da vida com a eficácia do adubo "folhar".
Pra mim a questão parece bem obvia, mas se alguém tiver outras alegações contrárias eu adoraria ler ! |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 09, 2010 8:04 pm Assunto: |
|
|
Secchi, temos que descobrir se as videiras possuem alguma adaptação anatômica ou morfológica para absorver nutrientes em outros tecidos, lembrando que videiras são liana (trepadeiras), este modo de vida pode levar a outros tipos de adaptações.
As Epífitas (que crescem sobre outras plantas, como bromélias e orquídeas) desenvolveram diversas adaptações para aproveitar os nutrientes e umidade suspensos no ar, talvez também possa ser o caso das lianas, mas em se tratando de árvores, eu duvido muito. |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Ter Mar 09, 2010 9:58 pm Assunto: |
|
|
Uma analogia besta, mas se aplicamos "tônico capilar", para fortalecer nossos cabelos (e não alimentar nosso corpo) por que este pouco nutriente absorvido pelas folhas não pode ser o suficiente para fortalecê-las?? Principalmente quando não queremos dar muitos nutrientes em uma planta que queremos estimular sua floração somente. Falei asneiras?? _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Mar 10, 2010 6:42 am Assunto: |
|
|
Nunsa senti falta de adubo foliar
se manter bem adubadinho no saolo esta td ok =) |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Mar 10, 2010 10:52 am Assunto: |
|
|
Hummmm interessante esta discussão. Talvez alguém se aventura a fazer uma experiência tratando 2 lotes de plantas (não é bom para experimentos que seja uma planta só...) com a aplicação do adubo foliar em doses iguais, sendo num lote aplicar somente nas folhas e outro lote, somente no substrato, depois verificar o resultado dos dois casos...
Pois com base no que está sendo muito bem colocado aqui por nossos colegas, a comercialização de adubo foliar da forma que é feita e propagandeada, seria um caso de engodo ao consumidor, para não dizer estelionato.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 10, 2010 11:24 am Assunto: |
|
|
Citação: | É como dizer "eu me alimento apenas olhando para a comida! ....mas depois eu como ela". |
|
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Mar 10, 2010 12:25 pm Assunto: |
|
|
Tenho algumas perguntas (não sou perito na área) que poderão trazer mais teorias e resultados práticos para esclarecimento da comunidade .... confesso q nao imaginei q este tópico poderia gerar tanta discussão (no bom sentido)
Mais uma vez digo: "Não sou perito na área. Portanto, pode ser que algumas perguntas nao tenham sentido e já peço perdão pelas besteiras"
1. Qual a real função da folha?
2. Se ela serve como um canal de respiração não seria como eu querer tomar um charope pelo nariz?
3. Não seriam as raízes as responsáveis pela alimentação da planta, conduzindo os micronutrientes para o restante da planta?
4. Se as raízes fazem isso (vide pergunta 3), estes micronutrientes não vao parar nas folhas?
5. Outra (sobre as folhas), as folhas tem poros? Pq se elas tiverem os poros, eles acabam absorvendo os micronutrientes que são ministrados diretamente nelas não?
Espero ajudar e ser ajudado com minhas perguntas.... novamente: se falei besteira ignorem e me perdoem kkk _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 10, 2010 1:59 pm Assunto: |
|
|
Ta bom, vamos denovo...
Sempre é bom revisar como funciona o organismo vegetal.
Raízes: Absorvem água e sais minerais, conduzindo a chamada "seiva bruta" até os feixes de xilema (vasos), que irão transportar a água e seus solutos via simplasto (por dentro das células).
Cambio: se chama desta forma os feixes de vasos responsáveis pelo transporte de solutos dentro da planta, a água como sabemos possui uma característica chamada capilaridade, que é o que permite sua dispersão por dentro do organismo vegetal até as partes mais altas.
Corte de uma folha mostrando os feixes vasculares no centro (nervuras da folha):
Folhas: Nas folhas chegam a água, e sais minerais, via feixes vasculares, então ocorre a mágica, o CO2 do ar entra via estômatos até câmaras internas da folha, a luz do sol em conjunto com o pigmento verde (clorofila) faz com que o CO2 do ar e a H2O (que veio das raízes) se transformem em C6H12O6 (glicose) + O2. Lembrando que é a glicose (hidrocarbonetos) que é responsável pela energia da planta, sem a qual a planta não sobrevive nem cria novos tecidos.
Depois disto, a seiva rica em hidrocarbonetos é dispersa para o resto da planta através do floema.
Bom, agora podemos discutir mais a respeito do que acontece nas folhas.
Fotossíntese:
Vocês devem saber na prática que a planta não pode ficar sem água, pois desidrata e morre. Para evitar a perda excessiva de água as folhas possuem poros, chamados Estômatos que abrem quando a temperatura e umidade do ar são favoráveis. As demais partes da folha são recobertas pela cutícula, que é recoberta por uma cera que impede a perda de água, sendo os estômatos o único caminho para a troca gasosa.
Microscopia eletrônica de um estômato:
Aqui um corte, mostrando na parte inferior a presença de um estômato, bem como a câmara no interior da folha:
Respiração:
Bom, mas nada adianta ter glicose se ela não for quebrada para liberar energia, isso nós animais também fazemos, através da respiração. Bom, as plantas também respiram, o tempo todo e as trocas gasosas da respiração também ocorrem nos estômatos, mas a formula é um pouco diferente da fotossíntese.
E esta é a mágica das plantas, tendo apenas luz elas conseguem alterar os outros elementos através da fotossíntese e respiração, conseguindo energia para si durante os processos metabólicos, é por isto que plantas em terrarios não precisam de animais para sobreviver, elas são auto-suficientes metabolicamente.
Fisiologia vegetal:
Obviamente que outros compostos são necessários para seu crescimento e desenvolvimentos, principalmente N (nitrogenio) para a síntese de proteínas, P (fósforo) para a formação de membranas citoplasmáticas e DNA e K (potássio) essencial para o metabolismo da respiração e equilíbrio osmótico. Não é atoa que somando as 3 letras temos NPK, a composição básica de qualquer adubo.
Outros elementos são necessários em menores quantidades, por isto são chamados Micronutrientes.
________
Voltamos agora ao problema dos adubos foliares.
Como vimos, a superfície das folhas possui uma cutícula, que impede a entrada e saída de água e gases. Obviamente que se jogarmos água com fertilizante ele não será absorvido pela maior parte das folhas.
Vimos também que existem poros, chamados estômatos, responsáveis pela entrada e saída de água e gases. Bom ! são eles que vão absorver o adubo foliar, certo? Nem sempre, lembre que a maior parte das plantas possuem poucos estômatos na parte superior das folhas, sua concentração é normalmente maior na parte de baixo. pergunto, você aduba as plantas de baixo para cima? Bom, digamos que sim, mas então esbarramos em outro porém, os estômatos permanecem boa parte do tempo fechados, como saber se no momento da aplicação eles estarão abertos?
Desconsiderando os fatos acima citados, existe também o problema que os estômatos geralmente estão perdendo água, como parte do metabolismo da respiração, água proveniente das raízes. Como pode a água entrar, se a planta está eliminando água pelos estômatos?
Está bem, digamos que a planta pare de respirar, e a água com nutrientes entre pelos estômatos até as partes internas das folhas, ainda assim, a água estará fora das células, é como encher a boca de água, ela ainda não está em nossas veias... E para que a água (rica em sais, NPK) entre nas células, existe outro problema, a pressão osmótica! se a concentração de água dentro das células for maior que a do meio, é mais facil que elas percam água e não absorvam.
Tudo bem, imaginamos então que o NPK está bem diluido, e possa ser absorvido pelas células, no interior da folha, após ter entrado via estomática, em um momento que os estômatos estejam abertos, na parte inferior das folhas.
Então o NPK será utilizado por estas células, da mesma forma que o NPK que chegou via Xilema. As células das folhas produzem compostos organicos, e estes são enviados para o resto da planta.
Ufa, então o NPK pode ser absorvido pelas folhas! e pode ser usado por suas células!
Claro, pode ser, se observarmos todos os poréns citados. Mas as raízes da planta são muito mais eficientes em absorver água e nutrientes, levando eles até as folhas, e todas as outras partes da planta, sem porém nenhum!
Afinal, para que as plantas teriam raízes se todo o processo pudesse ocorrer nas folhas? Bem, algumas plantas fazem isso, algas e outros vegetais basais não precisam de raízes, mas nossas árvores precisam e tentar nutri-las pelas folhas me parece uma idéia bastante incoerente. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Mar 10, 2010 3:27 pm Assunto: |
|
|
Caramba que aula!
Não é a toa q vc foi convocado como professor este ano _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|