Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
sergiofilipi 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 10, 2004 1:28 pm Assunto: Ajuda com jaboticaba |
|
|
Gostaria de uma ajuda quando ao estilo, se alguem puder opinar, eu agradeço
Sfilipi
Editado pela última vez por sergiofilipi em Sex Nov 19, 2004 10:08 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Nov 10, 2004 11:36 pm Assunto: Re: Ajuda com jaboticaba |
|
|
Sergio, coloque a questão no Fórum: MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO, fica mais correto. Em vez de colocar o link coloque a imagem. Clique em imagem, cole o endereço e depois clique novamente em imagem. Ficará mais fácil ajudá-lo.
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Rildo 1.o PASSO

Registrado: 25/08/04 Idade: 62 Mensagens: 185 Localização: Indaiatuba - SP
|
Enviada: Qui Nov 11, 2004 6:23 am Assunto: |
|
|
Sergio,
Também sou iniciante, só 10 meses, mas aprendi rápido uma coisa, PACIÊNCIA, coloque a planta em vaso de engorda (escorredor de macarrão) e espere, espere, espere e a planta lhe dirá qual estilo adotar.  _________________ Abraços
Rildo |
|
|
 |
sergiofilipi 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 11, 2004 8:05 am Assunto: |
|
|
Olá Mestre,
Eu pensei que sendo principiante só poderia colocar no tópico de principiante, desculpe minha ignorância.
Quanto a imagem coloco direto porque acho que pega muito espaço no fórum, más se não tem problema. Fço tudo que o Mestre mandar , sou principiante no computador também.
Abraços
SFilipi
 |
|
|
 |
sergiofilipi 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 11, 2004 8:27 am Assunto: |
|
|
Oi Rildo,
Não é pressa não, eu só estou tentando definir um estilo para saber se tiro algum galho ou se tenho que aramar só para ja ir dando forma.
Abraço
SFilipi |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Dom Nov 14, 2004 1:39 pm Assunto: |
|
|
OLá Sérgio, como vai?
Que espécie de jaboticaba é essa?
É a que produz frutos menores?
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
sergiofilipi 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 16, 2004 8:03 pm Assunto: |
|
|
Oi Chára, eu vou bem e você, pelo que sei é jaboticaba ibrida, quanto aos frutos deve ser pequenos , acho que vou ter que esperar alguns anos para saber, pois acredito que essa planta tem no maximo uns quatro anos.
Se bem que na exposição do jardim botânico aqui em São Paulo, tinha uma dessa do Mestre Hidaka, e ele diz que tem só cinco a seis anos e já com frutos, mas Mestre é Mestre, veja.
Abraço
Sfilipi |
|
|
 |
Rildo 1.o PASSO

Registrado: 25/08/04 Idade: 62 Mensagens: 185 Localização: Indaiatuba - SP
|
Enviada: Qua Nov 17, 2004 6:14 am Assunto: |
|
|
olá pessoal.........
Quem pode responder o motivo daquelas garrafas enterradas na jabuticabeira do Mestre Hidaka
Eu sei que jabuticabeira precisa de bastante água, tanto que tenho amigo que colocou um tambor de 200 litros no pé de jabuticaba gotejando o tempo todo. Será que é algo parecido? _________________ Abraços
Rildo |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Nov 17, 2004 8:31 am Assunto: |
|
|
Oi Rildo, tudo bem?
Todas a plantas do Hidaka têm esses gargalos de garrafas, copinhos plásticos de cabeça prá baixo, tampinhas plásticas, etc..
Hidaka usa adubo orgânico em pó (torta de mamona, farinha de osso...) e essa foi a maneira criativa que ele encontrou para proteger a adubação, evitando que ela seja "lavada" dos vasos durante as regas.
Ele coloca os adubos dentro destas "embalagens", que são furadas na parte de cima. Durante as regas a água penetra nos furos e leva os nutrientes aos poucos para o substrato.
Abraço,
Charles |
|
|
 |

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Mar 15, 2005 10:49 am Assunto: |
|
|
Levantando o tópico por uma mera curiosidade:
Citação:
...Se bem que na exposição do jardim botânico aqui em São Paulo, tinha uma dessa do Mestre Hidaka, e ele diz que tem só cinco a seis anos e já com frutos, mas Mestre é Mestre, veja...
Essa Jaboticaba da foto, alguém sabe dizer se foi produzida através de alporquia de ponteira?
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

Registrado: 07/12/04 Mensagens: 172 Localização: Carapicuiba/SP
|
Enviada: Sex Mar 18, 2005 4:00 pm Assunto: |
|
|
Oi Felipe,
essa jaboticabeira foi produzida por estaca.
Se voce escolher bem a planta matriz de onde vai tirar a pontinha do galho para estaca (tem que estar produzindo bem), adubar frequente e abundantemente, mestre Hidaka garante que em 5 ou 6 anos estará produzindo como essa planta da foto.
Abração
Cecilia |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 18, 2005 5:30 pm Assunto: |
|
|
OK Cissa, como vai?
Agora já estou ficando meio confuso...
Lembra que uma vez no fórum da BB, houve um tópico sobre isso, e com opiniões diversas?
Mas lembro que alguém disse que deixou um alporque por 3 anos e não conseguiu reproduzir Jaboticaba... e pega por estacas??
Cissa, e aquelas plantas do Mestre Hidaka que vocês estão negociando, hein?? Que coisa de louco... e a Pyracantha??? Linda demais!!!
Abração
 _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

Registrado: 07/12/04 Mensagens: 172 Localização: Carapicuiba/SP
|
Enviada: Sex Mar 18, 2005 6:19 pm Assunto: |
|
|
Oi Felipe, tudo bem, e vc como vai????
Sim, eu lembro do tópico, foi bem discutido o assunto, com a maioria do pessoal concordando que alporquias em jaboticabeiras eram muito demoradas ou sem sucesso.
As estacas feitas de pontas de galhos tem 100% de sucesso quando retiradas da planta mãe em fins de janeiro, logo depois que os brotos novos pararem de crescer.
Você tem que ver a pyracantha pessoalmente, na foto não dá pra ver direito, mas o tronco tá muito lindo!!!!
Abração
Cecilia |
|
|
 |
|