FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Pinheiro Negro.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fernando Souza
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2005 1:50 am    Assunto: Ajuda com Pinheiro Negro. Responder com citação

Bom-dia...

Adquiri, na semana passada, dois exemplares de Pinheiro Negro com cerca de 10 anos cada e cultivados à partir de sementes.
Gostaria de saber se têm potencial e quais estilos deveria seguir para cada um. Gostaria também de saber mais sobre a espécie, principalmente sobre técnicas de poda, pinçagem e puxadas. Segue abaixo, as imagens.

+/- 60cm altura (a partir do nebari) e 4,5cm diâmetro da base do tronco.

+/- 65cm altura (a partir do nebari) e 2,5cm diâmetro da base do tronco.

Obrigado desde já.
Fernando.[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2005 9:27 am    Assunto: Re: Ajuda com Pinheiro Negro. Responder com citação

Olá Fernando,

O Pinheiro negro é uma arvore adimiravel nao é. Bem vamos la, para mim os dois tem potencial, porem o primeiro é o que mais me agrada em sentido estetico, voce poderia desenvolver com ele o estilo Moyogi (Ereto Informal), que acho que seria o ideal, abaixo segue uma foto de comos eria mais ou menos que estou pensando, na foto é um Pinheiro Branco, mas da para passar a ideia.

Quanto à poda drastica, infelizmente ja passamos desta epoca. O que poderia fazer agora seria, pequenas podas, tanto em galhos quanto raizes. Apesar da poda de raizes do matsu ser indicada para o Inverno, se houver pouca retirada de raizes na Primavera nao tem problema, mas acredito que seje melhor definir parte de cima para depois definir parte de baixo, é o melhor a se fazer.

Quanto a pinçagem, voce pode levar em consideração o seguinte:

- Nas partes inferiores da arvore e/ou dos galhos (partes mais fracas) deixe de 7 a 8 agulhas.

- Nas partes medias da arvores e/ou dos galhos (partes de força um pouco maior que as inferiores) deixe de 5 a 6 agulhas.

- E nas partes superiores (pontas dos galhos e apice da arvore principalmente), deixe de 3 a 4 agulhas.

Essa é uma pinçagem padrão, eu prefiro realiza-la no Inverno. Quanto ao substrato do matsu utilizo somente areia e pedrisco, nada mais. E adubo a cada mes (ou quando a arvore absorver o adubo por completo) com torta de mamona e farinha de osso, na proporção de 1 para 1. Espero ter ajudado amigo, qualquer duvida desde que eu saiba, pode perguntar. T+.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
leo.pel

MensagemEnviada: Dom Out 02, 2005 10:10 am    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal!

Aproveito o tópico "de carona" pois ia postar um idêntico! Wink

Comprei meu primeiro PN e tenho as seguintes dúvidas sobre a pinçagem:

- Quando arrancamos muitas agulhas do PN em um mesmo local ele não "sangra" como na poda de um galho? Não há perigo para a planta nessa perda da seiva?

- Se arrancamos parte das agulhas de um galho as demais não ficam mais fortes, e, consequentemente, mais compridas?

- Qual é o procedimento para reduzir o tamanho (comprimento) das agulhas , e qual a época para esse procedimento?

- Como fazemos a poda das velas, e qual a época para esse procedimento?

E, finalmente:

- Alguém me indica uma literatura específica sobre técnicas de Pinheiros Negros (livro, revista ou web)?

Agradeço desde já a ajuda de todos, estou meio temeroso de "tacar a mão"no PN sem estudar antes, pois acredito que, apesar de ser uma planta resistente às condições de temperatura e rega, seja muito sensível à uma má manutenção.

Abraço

Léo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 02, 2005 11:59 am    Assunto: Responder com citação

Olá leo.pel,

Vamos por partes:

1º -> Olha perder seiva ela irá perder, dependendo da epoca é claro, no Inverno que é a época mais indicada para se efetuar uma pinçagem mais trabalhosa é a epoca que se perde menos seiva, mas que perde, se perde. Porém essa perca de seiva é muito pouca e nao acarretará danos à planta em si. Mesmo na poda radical de galhos é muito complicado o matsu morrer por esgotamento de seiva (mas pode ocorrer).

2º -> As agulhas dos matsu tem um certo nivel de desenvolvimento, quando chegam naquele nivel nao crescem mais (se estagnam). Mas a pinçagem que citei no topico acima é justamente para isso, as partes fracas mais agulhas (para fortalecimento do local), as partes medianas nem muitas nem poucas agulhas (ficando no centro, nao fortalencendo e tambem nao enfraquecendo), e nas partes mais fortes menos agulhas (enfrequecendo o local, porem ali terá uma recuperação maior e mais rapida, pois como disse a area é forte). A parte fraca, sao as partes mais baixas da arvore e as partes das bases das agulhas (depois se nao etnender posto uma imagem), as medianas, sao as partes intermediarias dos galhos e da arvores (partes medias), e as fortes, sao as partes das estremidades da arvore, ponta dos galhos, apice e etc.

3º -> A terceira pergunta ja foi parcialmente respondida acima, aquele é o precedimento utilizado para a redução das agulhas e voce tambem pode ler sobre isso na citação que fiz acima na duvida de nosso colega. A melhor epoca para este procedimento é o Inverno, quando o matsu se encontra em dormencia.

4º -> O pinçado das velas é geralmente excutada ao final do Outono, para igualar as forças dos galhos (deve ser feito antes de se abrir as aciculas) nos diferentes ramos da arvore. Pode sre efetuado tanto com a unha quanto com uma pinça. Quando queremos encurtar um galho retiramos parte dele e substituimos por uma delas, ja para igualar a força, pode-se utilizar a ponta das unhas (o que eu prefiro) e arrancar a pontinha dela, isso fará com que ela nao cresça muito verticalmente (quase forma de glaho) e fará uma distribuição das aciculas em torno do ramo.

5º -> Não existem muitas literaturas sobre so matsu no mercado, temos sites que dão explicações basicas, como este aqui:

http://216.239.37.104/translate_c?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.shohin-europe.com/ARTICLES-MATSU-index.html&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.shohin-europe.com/ARTICLES-MATSU-index.html%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D

Esta em ingles mas com a tradução do Google (que nao é boa Confused ) da para se entender algo. E tem na pagina do Atelier do Bonsai tambem uma explicação basica:

http://www.atelierdobonsai.com.br/arvore.html

Vá ate la em baixo e procure pelo nome de Pinheiro Negro Japonês.

Amigo, espero ter ajudado, qualquer duvida pode contar comigo, se souber terei o prazer em responde-lo. T+.

Abraços:

Illex

P.S.: Há! Ja ia me esquecendo, poste fotos de seu Kuro-matsu para que possamos aprecia-lo. T+ amigo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 03, 2005 7:57 pm    Assunto: Responder com citação

Fernando, foi vc quem me ligou hoje, não?
Esses Pinheiros Negros, do Namizo têm sempre os mesmos problemas, falta de pincamento e poda... os galhos crescem demais e as brotações ficam só nas pontas, deixando os galhos pelados... Esses Pinheiros ficam lá abandonados ao tempo.
Eu tenho uns 5 Pinheiros de lá que consegui um resultado legal, quando vc for lá em casa vai ver.
O que eu fiz foi podar os galhos até bem perto das brotações e ir tirando sempre as velas, com o tempo as brotações começam a surgir nos troncos que estavam pelados.
Outra coisa que eu fiz nos meus foi definir um novo ápice, pois eles são sempre muito compridos.
Esse aqui tb estava como o seu, agora está com a brotação bem mais compacta...

Um abração.
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 03, 2005 9:44 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marco,

Se me permite dar uma opniao eu agradeço. Aqui vai uma ideia que tive para sua arvore que por sinal esta muito bonita.

É sometne uma ideia, acho que melhoraria a estetica dela, melhorando o que ja esta muito bom. É somente uma opniao, o que acha? T+ amigo.

Abraços:

Illex
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 04, 2005 1:39 am    Assunto: Responder com citação

Pô avacalhou meu Pinheiro... Esse galho é o que tira ele da mesmice dos outros pinheiros... (gargalhadas)
Um abração...
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 04, 2005 8:50 am    Assunto: Responder com citação

Foi somente uma opniao amigo Very Happy . Como diria um senhor:

"Quem tem pratica e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica mas tambem existe o sentimento de cada pessoa."

Reparando nessa frase falta-me enteder de Bonsai, pois o sentimento para tentar cria-los sempre teremos, e este é muito forte. Seu matsu esta belo do jeito que voce quer que ele esteja. T+ amigo parabens.

Abraços:

Illex
Guga
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 04, 2005 10:32 am    Assunto: Responder com citação

Marco,

Gostei da projeção do Illex, porém como ele disse, também tem o sentimento Laughing

Abraços,

"Associação de Bonsai de Pernambuco"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Fernando Souza
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 06, 2005 12:59 am    Assunto: Responder com citação

Bom-dia, galera. Espero que me perdôem pela demora em agradecer pela preocupação e ajuda de vocês.

Obrigado Ilex, pelas dicas de pinçagem e podas. Já foi providenciado, assim como o transplante para um escorredor, que mais à frente vai pra mamadeira. Vou seguir com suas sugestões e aguardar novas brotações internas. Valeu mesmo.

Fala Marcão. Fui eu mesmo quem ligou pra você. Desculpa pelos longos intervalos, mas não esqueci do convite que fez pra ver a sua coleção. Moro atualmente com a minha mão, à uns 5 minutos a pé da sua casa. Vou te ligar novamente num fim-de-semana pra marcar uma visita.

Em tempo, sabe quando vai ser o próximo encontro da Sociedade no Joca? fui no último, mas como chovia muito, não apareceu ninguém. Só a Sr. Rosane que chegou depois com umas plantas incríveis (acho que para re-envasar), mas nem pude ficar pra acompanhar, pois tinha outro compromisso.

Ah! Já ia esquecendo. Maneiríssimo esse PN. Quala idade e quanto tempo de trabalho? O Namizo tinha uns outros lá bem melhores, mas que não estavam ainda à venda. Todos com uns 10 anos e troncos bem grossos, naquelas latas de 20 litros proibido o têrmo. Acredita?

Bom, obrigado mais uma vez. A gente se fala.

Abraços para todos e sucesso.
Fernando.
Fernando Souza
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 06, 2005 1:05 am    Assunto: Responder com citação

Caramba! Morando com a minha mão foi ótimo. Moro com a minha MÃE. Foi mal.

Desculpas também pelo termo que utilizei. Não tive a intenção de ofender a lata, haja vista ela continha uma planta das mais nobres, mas que era chinfrim, era.

Abraços e sucesso.
Fernando.
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 06, 2005 3:14 am    Assunto: Responder com citação

Fernando, os encontro da Sociedade no Joca, são sempre no terceiro sábado de cada mês, estou com esse Pinheiro há uns 6 meses, ele deve ter uma base de 12 a 15 anos, segundo o Luciano de Terê.
Quando quiser aparecer na minha casa é só ligar combinando, eu trabalho à noite e geralmente tenho os dias livres.
Um abração.
Raimundo Sinval

MensagemEnviada: Qui Out 06, 2005 2:48 pm    Assunto: Responder com citação

E Aí, Marcos, tudo bem? Domingo está de pé, vou buscar minhas reservas com vc. (acho que vou levar só duas) .
Escuta, vai na minha mensagem, dá uma opinião da azalea e da serissa, o que vc acha? Laughing Me ajuda aí, ninguém respondeu nada até agora. Crying or Very sad Crying or Very sad
as fotos saíram pequenas, porquer será/ Question cliquei na foto ampliada no megagaleria e deu uma mensagem que não podia fazer mais nada. então postei e saiu assim, vc sabe como consertar?
Um abraço, sinval Very Happy Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: