Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Out 25, 2009 8:59 am Assunto: Caliandra 05 [Óbito] |
|
|
Olá amigos,
seguem as fotos da intervenção realizada numa pequena Caliandra rosa que comprei na semana passada.
FOTO 01 Uma pilha AA para dar uma idéia das dimensões do tronco e altura
FOTO 02
FOTO 03
FOTO 04 Esta raiz foi podada na marca em amarelo
FOTO 05 Dei uma “penteada” antes da redução deste emaranhado de raízes
FOTO 06 Já no escorredor
Foi colocada no escorredor apenas para dar mais “conforto” para a planta, visto que a base da planta me parece estar pronta, necessitando apenas da construção da copa. Como as raízes são longas provavelmente será um pequeno shohin. A princípio não tenho definido qual estilo seguirei. Algumas possibilidades são:
1 – HOKIDASHI (vassoura) por parecer mais natural pelo tronco reto
2 – SEKIJOJU (raiz abraçada à rocha) Aqui poderia ser uma rocha artificial
3 – NEAGARI (raiz exposta)
Conto mais uma vez com a ajuda dos amigos...
Abraços.
Edson.
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Editado pela última vez por edson0605 em Qua Maio 19, 2010 9:22 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Out 25, 2009 11:05 am Assunto: |
|
|
Oi Edson
As primeiras fotos pareciam que o nebari não era bom, mas nas últimas já vemos um grande potencial
O melhor estilo certamente o amigo vai decidindo com o desenvolvimento que virá...  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Dom Out 25, 2009 11:19 am Assunto: |
|
|
Muito bom este nebari... agora é esperar o tempo para que esta nova brotação se desenvolva com sucesso...
Boa Sorte...  _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Out 25, 2009 5:55 pm Assunto: |
|
|
Olá Edson!
Taí uma boa muda! Vale a pena investir nela.
Eu apenas tiraria completamente aquela raiz que vc assinalou em amarelo. Ela faz uma bolota que, mais tarde irá se acentuar.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Out 26, 2009 3:45 pm Assunto: |
|
|
Olá Edson !
Bela aquisição e a poda que você fez ficou ótima.
Só falta agora esperar a brotação e torcer para os galhos nascerem onde você deseja. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 28, 2010 9:06 am Assunto: Atualização JAN 2010 |
|
|
Atualização JAN 2010
FOTO 07
FOTO 08
FOTO 09
FOTO 10
Abraços.
Edson _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Raphael Costa

Registrado: 08/02/09 Idade: 41 Mensagens: 66 Localização: Muriaé-MG
|
Enviada: Qui Jan 28, 2010 9:16 am Assunto: |
|
|
belo exemplar.. com certeza vai ficar um excelente trabalho....
ah será q vc nao consegue pra min um pareceido aki noa.. aki na minha regiao nao acho essas coisas... auehuahuhuhe |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Mar 19, 2010 3:04 am Assunto: ATUALIZAÇÃO MARÇO |
|
|
ATUALIZAÇÃO MARÇO 2010
FOTO 11
FOTO 12
FOTO 13
Abraços.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Sex Mar 19, 2010 1:11 pm Assunto: |
|
|
Gratificante ver uma brotação ser um sucesso!!!
Edson, voce ja pensa em algum estilo? vejo que voce aramou e colocou os galhos na posição desejada. Fez um Bom trabalho
Está tudo bem ate agora, desejamos que ela se desenvolva com saúde e lhe traga bom resultado. Boa Sorte!!!
RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Mar 19, 2010 1:14 pm Assunto: |
|
|
Ola , grande Edson ...
Estudando seus projetos tenho percebido que, mesmo não surgindo galhos exatamente onde queriamos é possivel conduzir a muda para onde queremos ...
Digo isso porque tenho eliminado muitos galhos que estavam "mais ou menos" nas minhas mudas , e isso tem atrasado muito o crescimento delas ... As vezes espero por galhos que não surgem nunca .
Vejo que vc mantem galhos que nascem no mesmo ponto sem prejuiso para a formação da copa ...
Parabens e boa sorte..  |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 20, 2010 12:29 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, a idéia é tentar um HOKIDASHI (Vassoura) com algo de NATURALISTIC;
SérgioQuanto aos galhos, vou deixando como estão por enquanto, pois se eu quiser fazer alguma modificação com o tempo, o galho pode ser cortado a qualquer hora...
Grande abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 19, 2010 9:21 am Assunto: |
|
|
Bem amigos,
depois desta última brotação ser um sucesso, ela veio a óbito . Acho que a causa provável foi a pulverização com óleo mineral que fiz em outra caliandra e nos viburnos que ficam bem próximos, atacados por pulgões e colchonilhas. Acho essa a causa provável pois as folhas dela secaram e também sofreram com queda parcial de folhas dois jasmins... Fazer o quê? Agora é arrumar outra muda para substituir...
Abraços.
Pedro Morales |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Maio 19, 2010 10:50 am Assunto: |
|
|
Edson, tu acha que se ela não fosse um árvore recém podada, ela teria resistido ao óleo mineral.
Ou pode ser um problema entre o inseticida X espécie?
O que quero dizer é que o inseticida é essencial na contenção das "pragas", mas não pode ser utilizado em espécies que estão sendo recuperadas, que foram podadas ou que foram transplantadas, etc?
Não sei se me fiz entender.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 19, 2010 11:56 am Assunto: |
|
|
Que pena edson, estou passando pela mesma tristeza, meu ficus de longa data, dado por uma tia, esta praticamente morto...
Após uma poda feita como na sua planta, foi atacado por fungos que o detonou internamente, a casca ficou murcha, e quando percebi a tres dias atrás, ja era tarde, podei mais embaixo, apliquei uma pomada fungicida dermatológica, mas acho que num vinga não...
O uso de pasta de dente não funcionou, e por isso ocorreu o ataque de fungos...
Boa sorte ai com suas plantas, e bola pra frente, neh?
Abraços,
RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Maio 19, 2010 3:48 pm Assunto: |
|
|
Amigo Edson, só para tirar a dúvida, examine detalhadamente as raízes. Se aparecer algo branco, pode ser cochonilha de raíz. Se fôr tem que tratar todas as plantas com inseticidade sistêmico.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|