FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pessegueiro
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Kappenberg

MensagemEnviada: Seg Mar 22, 2010 10:32 am    Assunto: Pessegueiro Responder com citação

Olá, pessoal

Seguindo dica dada no tópico de apresentação, estou postando fotos do meu pessegueiro para que vocês avaliem e digam se há como transformá-lo em um bonsai.

Ele foi germinado de uma amêndoa posta na geladeira para quebrar a dormência. Está na terra (uma garrafa de refrigerante de 3,3 litros, cortada) há mais de ano e meio, ou seja, já sobreviveu a um inverno nas minhas mãos.

Nunca o adubei, achando que não era necessário, e não tenho um lugar bom para deixá-lo ao sol ou sob a sombra (ele fica numa janela de oeste, que pega o sol forte do verão e não pega muito no inverno). Moro em apartamento...

Nas fotos ele já está meio 'baleado', porque é planta caduca e está perdendo as folhas com a queda de temperatura que deu aqui no RS nas últimas madrugadas.

Bom, espero que as fotos sejam perdoadas, já que foram feitas com o celular. Aí estão:

Visto de cima, no espaço que eu tenho para ele fora do apartamento.

Chamar isso de tronco não dá...

Após a queda de algumas folhas.

Sei que peço muito, mas queria ver pelo menos uma floração dele. Ou a sentença de que seria melhor parar de investir tempo nele.

Saudações
Escape à nossa fúria; em cinzas Tróia,
Inglórios todos insepultos jazam."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 22, 2010 12:16 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
...investir tempo nele

plante ele num escorredor/mamadeira e esqueça por um bom tempo....
em dois ou tres anos terás um belo exemplar todo cheio de raízes.... prontinho para ser estilizado e colocado num vaso de bonsai mesmo[/quote]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 22, 2010 1:07 pm    Assunto: Responder com citação

ola, concordo com Laudir, o mais viavel é usar a tecnica do escorredor+mamadeira aproveite que o troco esta fino e e deixe o substrato secar bem assim o tronco fica mais maleavel ai vc passa um arame e da um movimento nele.
no final do inverno quando aparecerem os primeiros brotos ve o planta no escorredor, de preferencia sem podar nem uma raiz, como substrato ultilize apenas areia grossa peneirada 80%areia grossa 20%composto organico assim as raizes vão chegar na mamadeira mais rápido e vai almentar o processo de crescimento da planta.

...

boa sorte...
t+
Kappenberg

MensagemEnviada: Seg Mar 22, 2010 2:44 pm    Assunto: Responder com citação

Senhores,

Pelo visto eu não escapo da mamadeira!
Laughing

Então, vejamos: no final do inverno, quando aparecerem os primeiros brotos (as folhas, né? Até porque, é só isso que brotou por enquanto), eu transplanto desse pote para um escorredor recheado com mistura 80-20 areia grossa e composto orgânico.

Tal composto é terra mesmo, ou é outra coisa?

Citação:
aproveite que o troco esta fino e e deixe o substrato secar bem assim o tronco fica mais maleavel ai vc passa um arame e da um movimento nele.

Esta etapa seria depois de estar no escorredor?
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 25, 2010 3:14 pm    Assunto: Responder com citação

ola, é isto mesmo, os brotos são as gemas... o composto organico é humos de minhoca ou terra vegetal peneirada, nunca terra pura a não ser que seja peneirada pois ela compacta e muitas vezes não oferece nutrientes a planta.
Sobre a aramação vc pode faze-la agora no oltono sem problemas, pode ser até antes de ir para o escorredor quando falei em deixar o substrato secar é secar por apenas algumas horas para o tronco ficar mais maleavel.

boa sorte...
t+
Kappenberg

MensagemEnviada: Qui Mar 25, 2010 3:28 pm    Assunto: Responder com citação

Salve, Rodrigo.

Pois bem. Eu deixei esse tempo todo o pessegueiro só na terra. Purinha.

O fundo da garrafa tá que é um concreto... Compactou a terra...

Estou planejando ir às compras esse sábado ou no outro, e preparar um substrato melhor para ele. Farei a mistura que foi indicada (80-20), mas provavelmente terei que usar areia grossa e terra.

EDITADO: Péra! Relendo eu fiquei com a noção de que a mudança de substrato deve ser feita no final do inverno. É isso mesmo? Não é perigoso esperar até lá, quando as novas folhas já estão nascendo, para trocar o substrato (considerando que eu nunca fiz isso antes e que a probabilidade de eu estragar uma ou outra raiz é grade)?

Não tenho como fazer a mamadeira, mas vou seguir a dica que já foi dada outras vezes no fórum, de usar uma garrafa pet toda furada (só não sei como fazer pra evitar que a terra e a areia vazem pelos furos...). Mas, mesmo assim, pelo que tenho lido aqui e aprendido com todos, só o fato de adequar o substrato já beneficia enormemente a planta.

Obrigado e grande abraço
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 25, 2010 6:58 pm    Assunto: Responder com citação

ola, tranplante não enquanto não for primavera, transplantar agora é suicideo... kkk, não se preocué com o substrato até o tranplante concerteza a planta vai resistir na boa, apenas o dezenvolvimento vai ser menor. Se for usar terra de uma peneirada Wink .
Sobre o transplante: No inicio eu já matei muita planta pois eu tinha muitas duvidas quanto ao tranplante, minha dica é pode pouco até que se sinta seguro, pode uma médea de 1/4 das raizes, algumas plantas tem mais raizers grossas e outras não, algumas tem uma raiz ponteira no meio e outras não, tudo isto vc vai aprender sozinho... as raizes grossas devem ser podadas serca de um terço e o corte deve ser selado com cicatrizante Wink .

boa sorte...
t+
Kappenberg

MensagemEnviada: Sáb Mar 27, 2010 9:52 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Rodrigo!

Ok. Esperarei até o início da primavera. Até porque não achei areia grossa ainda. Passei em duas lojas de material de construção e fucei nas obras aqui perto do prédio: só areia fina.

Quanto a peneirar a terra: eu tenho uma terra escura, não-vegetal, úmida. Passando na peneira, nada cairá, porque tudo está unido, compactado, em grânulos. Seria o caso de pôr no sol para secar e separar em minúsculos grãos?

Cicatrizante?

Em algum lugar eu vi a dica de passar pasta de dente nas raízes cortadas. Sabes disso?

Abraço
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 28, 2010 10:13 am    Assunto: Responder com citação

ola,

-vc pode susbtituir a areia grossa por caco de telha moido, tijolo moido, areia de rio (ultilizada em aquarios)...

-Sempre devemos trabalhar com o substrato seco, nunca húmido ou molhado, deixe o mesmo no sol para secar, depois penere Wink .(vc deve ficar com os grãos da peneira.

-A pasta de dente pode ser usada sim mas nos galhos, e quando não chover pois se chover a chuva vai retirar a pasta, se vc ultilizar nas raizes com certeza na rega ele vai sair. Eu por não encontrar pasta cicatrizante a venda aki em Lages, eu faço uma mistura com argila, pasta de dente branca, e gracha de sapato marrom, até agora tem dado certo.
Não devemos nos esquecer de que a pasta cicatrizante não presisa ser passada em galhos ou raizes menores que a espessura de um cigarro.

boa sorte...
t+
Kappenberg

MensagemEnviada: Seg Mar 29, 2010 8:23 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela dicas, Rodrigo.

Já aprendi muita coisa contigo.

Abraço
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 29, 2010 10:40 am    Assunto: Responder com citação

E ai Kappenberg, beleza? E ai estamos nós aprendendo juntos denovo.

Segue exatamente a orientação dos colegas foristas.
Mamadeira e paciência! hehehe!

Abração.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Kappenberg

MensagemEnviada: Qui Abr 15, 2010 10:11 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Seguindo orientações de bonsaísta aqui de Porto Alegre (seu Valdoir, da Viva Bonsai), troquei o substrato do pessegueiro (e das sementes de pitanga, mas isso é história para outro tópico) e apliquei enraizador.

Resultado? Raízes saindo pelos furos da garrafa, folhas novas (e muito vistosas) germinando e, aparentemente, dois novos galhos se formando.

Atesto, pois, os benefícios trazidos à planta pelo "chão" adequado.

Quando fiz o transplante, o primeiro da minha vida, reparei que o pessegueiro tinha uma quantidade boa de raízes daquelas bem finas, mas que elas não desciam muito pela terra (que era terra pura, antes). Com a substituição do substrato, pelo fundo da garrafa saem duas fortes raízes.

Tudo indica que, em que pese a inexperiência, eu NÃO matei minha mudinha! Laughing

Esperemos as cenas dos próximos capítulos.

Abraços
Kappenberg

MensagemEnviada: Qua Out 06, 2010 10:56 am    Assunto: Responder com citação

Olá, pessoal

Ressuscitando o tópico.

O pessegueiro rebrotou com bastante força! Muitas folhas verdes! A base do tronco deu uma engrossada (apesar de ainda ser mais fina que um lápis). Ou seja, a planta sobreviveu a mais um inverno nas minhas mãos!

Laughing

Tentarei conseguir algumas fotos.

As dúvidas:
To com um adubo químico lá (não lembro a composição NPK agora), e não sei se é a melhor época para aplicá-lo e a frequência. Alguém tem experiência com prunus?

Alguém sabe se esta espécie cria galhos ao ser tracionada?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 06, 2010 8:14 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Kappenberg, a época agora é primavera. Pode melhorar o cultivo do seu pessegueiro, substituindo o substrato por outro mais drenante. Isso é particularmente interessante dada a condição de cultivo que vc dispõe para ele. Aconselho usar apenas caco de telha e carvão vegetal (do tipo vendido para churrasco), e mais nada. Ao retirar do recipiente em que se encontra, lave bem as raízes, antes de replantar. Use um arame no tronco, para dar um movimento bem sinuoso. Se tiver com folhas, retire todas, sem exceção. Very Happy

Após 45 dias do replante, adube com material organico de preferencia (é bem melhor que quimico, pode acreditar). Se não tiver como, use então adubo liquido (tipo biofert plus ou fosway). Regue apenas uma vez ao dia, desde que observe que o substrato não esteja muito umido. Very Happy

Eu tenho dois pré bonsai de pessego, sendo que um deles até postei no forum, com frutos. Ambos foram obtidos a partir de estacas mais finas que um lápis, em Ouro Preto/MG, em 2004. O crescimento é lento, mas forma galhos com facilidade e aceita bem aramação e podas radicais ou de manutenção. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Kappenberg

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 8:36 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia, nickyfury

Obrigado pelos ensinamentos, mas questiono se realmente devo fazer um transplante agora, pois fiz um em abril desse ano, tirando a muda de um substrato de terra pura e colocando num outro que comprei na VivaBonsai, com pedriscos, minúsculos cacos de telha e terra peneirada.

Eu pensava em trocar esse substrato só no ano que vem, porque já li aqui no fórum que é bom trocar com alguma frequência enquanto a planta está se desenvolvendo.

Quanto as outras dicas, aramação e desfolha, elas dependem da troca do substrato?

Vou tentar conseguir umas fotos recentes para que tu e os outros colegas possam me ajudar mais.

Até mais

ps: acho que o nome do fertilizante que uso é o biofert plus. Ele é líquido e azulado; aplico-o diluído em água, regando a planta e passando, com os dedos, nas folhas.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: