FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tentativa de penjing
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ricardohentz



Registrado: 01/03/10
Idade: 41
Mensagens: 75
Localização: Campina Grande do Sul-PR

MensagemEnviada: Qua Mar 24, 2010 3:18 pm    Assunto: Tentativa de penjing Responder com citação

Oi gente.

Faz tempo que tenho essa idéia e hoje de manhã cheguei em casa (do trabalho) inspirado e com uma idéia não bem formada, mas estava disposto a ariscar: fazer um penjing.

Eu não conheço os critérios ou normas de como isso deve acontecer, mas eu tenho uma imagem na minha cabeça e estou tentando reproduzí-la. Até aí acho que não tem nada de errado.

Só uma coisa me grila: os penjings que tenho visto não tem fundo, ou seja, é como se estivessem no horizonte. Eu porém, queria reproduzir uma paisagem em um pé de montanha, com árvores peduradas nas paredes pequenas plantas nos rochedos, uma cascatinha e tals. E geralmente não são essas as paisagens que tenho visto em penjings, então, deem suas sugestões, opinem no que puder ser melhorado.

Hoje fiz uma parte. Achei melhor deixar o cimento endurecer para continuar.

Primeiro, fiz um canto com três madeiras de compensado, simulando um canto no chão de um quarto. Utilizei terra argilosa para forrar as partes onde eu queria mais volume e saliências. Úmida essa terra fica bem grudenta, ótima de trabalhar. Minha intenção com essa terra é tirá-la depois do cimento endurecido, para deixar o conjunto mais leve. Tomara que dê certo.

Segue a foto:


Depois cobri com massa. A massa foi jogada com a mão mesmo, usando uma luva, claro. Acho que desta forma fica mais natural. Depois de jogada a massa eu fiz alumas linhas com um palito para dar contorno as "pedras" e depois pincelei as fendas para suavizar.



Fiz uma ilustração de como pretendo fazer a cascatinha:



E tb arrisquei uma "projeção" com duas plantas. Por favor, não reparem na simplicidade do material. Sou péssimo em desenho. hehe.



Esta é então apenas uma parte do que será o "penjing". Pretendo ampliálo tanto verticalmente como horizontalmente.

Por favor, comentem e corrijam se algo estiver errado. A intenção é essa: deixar o melhor e mais correto possivel, e claro, já vou aprendendo sobre penjing.

Obrigadooooo.....
_________________
Toda planta tem potencial. É preciso respeitá-la para descobrí-lo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 50
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Qua Mar 24, 2010 3:55 pm    Assunto: Responder com citação

Boas!
Sou totalmente cru em se tratando de paisagens.
Minha opinião é que aquela arvore, cascata na montanha, deveria ser menor um pouco para dar a intenção de que a lagoa é grande e tb para dar a impressão de que a primeira árvore (em 1º plano) está bem longinho da montanha.

como disse: "sou bem cru nesta área"; assim como com o cultivo do bonsai em si
Talvez alguem lhe dê opinião melhor que a minha e talvez eu esteja falando besteira kkkkk
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ricardohentz



Registrado: 01/03/10
Idade: 41
Mensagens: 75
Localização: Campina Grande do Sul-PR

MensagemEnviada: Qua Mar 24, 2010 4:22 pm    Assunto: Responder com citação

Boa Laudir.

Bacana o seu ponto de vista... Vou considerar com certeza...

Abraços e paz.
_________________
Toda planta tem potencial. É preciso respeitá-la para descobrí-lo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 17/09/09
Idade: 38
Mensagens: 708
Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC

MensagemEnviada: Qui Mar 25, 2010 10:21 am    Assunto: Responder com citação

é um bom começo.


to precisando de mais espaço para minhas plantas... depois vou tentar faze um pejing tb
=)


abraços e naum deixe de posta att
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ricardohentz



Registrado: 01/03/10
Idade: 41
Mensagens: 75
Localização: Campina Grande do Sul-PR

MensagemEnviada: Qui Mar 25, 2010 12:33 pm    Assunto: Responder com citação

Vhalveruth

Pode deixar, assim que tiver novidades eu postarei. Acho que o resultado final será atraente. Ainda não tenho plantas que correspondam a esta paisagem, mas já vou encaminhando algumas para este fim.

Estou fazendo um torno para cerâmica, porém, farei vasos de cimento nele também, usando a técnica do perfil (não sei se alguém já fez isso, mas acho que é uma idéia promissora). Então, estou envolvido em dois projetos, o que tornará o desenvolvimento mais lento. Mas prometo que não vão parar, nenhum dos dois.

Abraço.
_________________
Toda planta tem potencial. É preciso respeitá-la para descobrí-lo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 80
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sex Mar 26, 2010 7:29 am    Assunto: Responder com citação

Ricardo, é como diz o Laudir. Fique atento a proporção. Não é fácil mas quanto mais proporcional, mais real e agradável.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
JulioRJ
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 31/01/10
Idade: 38
Mensagens: 123
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sáb Mar 27, 2010 1:06 pm    Assunto: Responder com citação

Nao use cascata, pois a cascata teria que ser muito pequena devido a proporção .. ali na montanha em cima .. use coisa pequena de preferencia um mame, pois as mudinhas normais ficam artificiais, os mames tem uma idade mais avançada.
Sua montanha esta grande, entao tente colocar uma planicie maior possivel nos pes dela .. para dar profundidade a montanha e ao trabalho em geral ... fora isso, esta bem legal, no começo eh assim mesmo, ele fica feinho .. mais acredito que fique bacana .. capriche no musgo e na pintura na montanha ..


abraço...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 64
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 5:11 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ricardo, prevalece as dicas excelentes do Dom Mario, nosso grande representante nessa nobre arte do penjing. A proporcionalidade é que dá o toque de classe a trabalhos como esses. Faça seu trabalho, apresente os resultados para que possamos avaliar melhor. Afinal, apenas depois que tiver colocado todos os componentes é que poderemos aferir se atingiu ou não a meta proposta por vc. Very Happy

E lembre-se: a prática continua leva ao acerto. Tente, a partir deste, fazer outros. Busque inspiração nos sites:

http://www.happybonsai.com/rocks-for-landscape-penjing-bonsai/

http://www.bonsaiempire.com/html/penjing-gallery-9.html

http://www.fahagibonsai.com/penjing2.html

http://www.happybonsai.com/main-categories-chinese-bonsai-penjing/

http://www.bonsaimt.com.br/dicas-bonsaistas/fazendo-um-suiban-para-penjing/

Atenha-se ao seguinte: penjing é uma forma de arte, em que há variantes, sendo a mais conhecida o LANDSCAPE. Nessa arte, a imagem retratada é uma paisagem distante, de montanha. Óbvio, então, que a montanha será sempre muito maior que as arvores que crescem nela e que podem, pela distância que estão de um hipotético observador, serem visualizadas.

Geralmente usa-se rochas ou placas dispostas em vertical, onde são fixadas mini arvores, de folhas pequeninas, como serissas e ulmus, dentre outras, para transmitir a impressão da profundidade visual inalcançável. Proporcionalidade total, é a chave para esse tipo de trabalho. Very Happy

No penjing normal, que é o mais comumente realizado, tal proporcionalidade é ilusória: geralmente é concebida pelo tronco robusto de uma arvore, com galhos que se afinam abruptamente, transmitindo com isso uma imagem discrepante, ainda que o trabalho é refinado e elegante. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil