|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Romulo Dias 1.o PASSO

Registrado: 25/02/05 Idade: 48 Mensagens: 134 Localização: Fortaleza/CE
|
Enviada: Seg Set 26, 2005 4:33 pm Assunto: Tuia Azul - Ganhei, Trabalhei e gostaria de opiniões... |
|
|
Pessoal, Ganhei de aniversário esta planta de um amigo em Agosto, estas compradas em supermercado, acho que vulgarmente é chamada de Tuia Azul, já ouvi falar que não é bem legal para bonsai e muito menos para se trabalhar. Como foi presente, o jeito foi botar a mão na massa...Não sei se ela vai sobreviver, mais se não, serviu como experiência...
Vejam as fotos do antes e depois e coloquem sua opinião se possível...
As fotos do depois estão sem foco pois foram tiradas com máquina de celular...
Antes, Frente
Trás
Trás aproximado
Depois, Frente
Frente
Trás
Lado
Pessoal, o primeiro galho de baixo, que está bem curto, deixei pois não sabia como seria a reação da planta com o trabalho, mais se sobreviver...
Abraço, _________________ Romulo Dias
Associação Cearense de Bonsai
Editado pela última vez por Romulo Dias em Seg Set 26, 2005 5:21 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 26, 2005 5:06 pm Assunto: |
|
|
Grande Rômulo!!!
Gostei muito de ver o trabalho que vocÊ realizou nesta planta. Se a mesma resistir ao clima aí de Fortaleza vai ser um show!!!
Em relação ao nome popular dessa planta, pelas fotos eu arriscaria que se trata de uma tuia-azul ou pássaro-azul (Chamaecyparis pisifera). Uma bela espécie, de difícil cultivo no nordeste.
Só há uma maneira segura de saber se dará certo: tentando.
Parabéns e um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Romulo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 26, 2005 5:20 pm Assunto: |
|
|
Grande Sergivaldo, Valeu mesmo os comentários, vindo de vc é um senhor elogio. Quando ganhei a planta, realmente vi que ela poderia morrer por conta do clima, então se vai morrer por conta do clima, vou tentar fazer algo antes disso....
O nome então é Tuia Azul, beleza.....
A título de informação:
O tamanho dela é de uma caneta BIC.
Vamos ver a resposta dela...
PS: As fotos estão prontas, como os correiros voltaram a funcionar, me manda o endereço para o meu email, para te enviar.
Abraço amigo, _________________ Romulo Dias
Associação Cearense de Bonsai |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Set 26, 2005 6:11 pm Assunto: |
|
|
Grande amigo Romulo!!!
Também gostei do seu trabalho nessa tuia, e só achei que a posição no vaso é que não está em harmonia, parece que a planta está fugindo do vaso, eu colocaria mais pro lado direito (no centro ou no 1/3).
Posso dizer, por experiencia própria, que esta espécie apesar de difícil, pode ser mantida no nosso clima. Um dos segredos é sempre pinçar, com as pontas dos dedos, as pontinhas dos brotos... caso não o faça todo o galho vai secar
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Editado pela última vez por Alexandre S. Coelho em Qua Set 28, 2005 8:39 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Romulo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 28, 2005 7:47 am Assunto: |
|
|
Diga Alexandre, valeu os comentários. Quanto a posição da planta no vaso, já tinha percebido, mais o problema é que eu queria aramar e reenvazar, mais fazer tudo ao mesmo tempo é inviável, como eu tinha este vaso que é da mesma proporção do original, só fiz tira-la do vaso plástico original acrescentei um pouco de substrato e coloquei-a neste vaso sem mexer no torrão, que é raiz pura. Como ela estava plantada deste jeito, ficou assim...
Valeu pela dica das pinçagens, vou fazer com certeza.
Obrigado amigo,
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 05, 2005 2:59 am Assunto: |
|
|
A tuia azul responde bem à aramação, é uma boa espécie para bonsai na minha opinião.
Tenho uma dessas que começou de uma mudinha de viveiro e hoje, depois de 4 anos está até bonitinha. o crescimento desta planta é geralmente lento.
 |
|
|
 |
Romulo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 10, 2006 8:40 am Assunto: |
|
|
Infelismente o clima daqui é cruel, acabou indo dessa para melhor minha Tuia Azul.
Tentei de tudo, mais.....
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|