|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Mar 22, 2009 8:43 pm Assunto: OPINIÃO SOBRE MINHA TUIA AZUL |
|
|
Olá amigos,
Ganhei um exemplar de Tuia Azul de um amigo, aliás aí já consiste a 1ª dúvida Tuia ou Junipero?
A mesma se encontrava abandonada em uma empresa de paisagismo, jogada em um canto em baixo de outras plantas, ou seja, quase sem luminosidade.
Veja a planta contém pouca massa verde e muitos galhos mortos e folhas já mortas, além da falta de estética.
Dúvidas:
Transplantá-la nesta época, trocando o substrato? Qual substrato usar? Ou apenas adubá-la? Afinal ela ñ é adubada a séculos.
Podá-la nesta época? Como proceder com a poda?
Poda total?
Como aumentar a massa verde p/ começar uma estilização posterior?
Alguma sugestão sobre que estilo usar?
Vejam as dúvidas são muitas, preciso de muita ajuda.
Obs: As únicas intervenções até o momento foram, a limpeza do solo em volta do nebari, pois havia muita erva daninha e muitos insetos alojados, além da poda dos galhos e folhas secas.
Caso tenham algum link p/ indicar, por favor tb será de gde ajuda.
No aguardo do auxilio dos amigos do fórum,
Abraços. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Editado pela última vez por Donegá em Dom Mar 28, 2010 8:12 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Mar 23, 2009 9:52 am Assunto: |
|
|
Não quero desanimá-lo, mas esta espécie é muito complicada de conduzir como bonsai, ela só vai crescendo eu não tem brotações internas, não aceita podas radicais.
O nome científico é Juniperus Squamata Meyeri.
http://www.atelierdobonsai.com.br/junipeazul.html mais alguns dados, inclusive tem duas fotos de exemplares como bonsai. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 23, 2009 11:38 am Assunto: |
|
|
Olá Jr.,
Realmente encontrei muito poucas informações na net sobre está espécie, principalmente como bonsai.
este link que mencionou, eu já havia visto, mas muito obrigado pela indicação. Como eu ví as fotos, achei que pudesse haver mais informações, de qualquer forma vou ficar no aguardo. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 28, 2010 8:11 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigos,
Depois de 1 ano de tratamento e muita paciência, consegui recuperar a planta descrita nas primeiras fotos. Bom como o amigo junior/pr disse, realmente ela ñ tem brotação interna, porém após a poda de galhos mortos e folhas amarronzadas e secas, a colocação da mesma em local com grande ensolação, adubação e utilizando o sistema mamadeira, a mesma voltou a ganhar vida e realçar sua bela cor azulada.
Bem, apesar disso a falta de brotação interna ñ me dava grande ânimo p/ tentar algum estilo, mas após 1 ano de observação, acho que consegui encontrar a resposta. Gostaria muito que os amigos opinassem e me ajudassem a melhorar a estética desta planta.
Dia 25/03/10 antes da aramação.
Hoje, 28/03/10 depois de aramada.
Dúvida sobre qual frente utilizar, a das fotos acima ou essa abaixo.
Vista frontal da semi-cascata.
Amigos, minhas dúvidas são as seguintes:
Acham que estou no caminho certo?
O que melhorariam na estética desta planta (galhos a serem podados, ect)?
Qto tempo devo deixar os arames p/ que a mesma permaneça neese formato?
Preciso de todas as informações e opiniões que possam dar, serão de grande valia e aprendizado p/ mim.
Sei que tem amigos que fazem ótimos esboços antes de estilizarem e podarem suas plantas e se puderem tb enviar esses esboços (desenhos), será muito útil.
Desde já agardeço a tds e fico no aguardo ansionso de vossas opiniões e críticas. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 53 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Dom Mar 28, 2010 8:43 pm Assunto: |
|
|
Donegá escreveu: | Olá Amigos,
Depois de 1 ano de tratamento e muita paciência, consegui recuperar a planta descrita nas primeiras fotos. Bom como o amigo junior/pr disse, realmente ela ñ tem brotação interna, porém após a poda de galhos mortos e folhas amarronzadas e secas, a colocação da mesma em local com grande ensolação, adubação e utilizando o sistema mamadeira, a mesma voltou a ganhar vida e realçar sua bela cor azulada.
Bem, apesar disso a falta de brotação interna ñ me dava grande ânimo p/ tentar algum estilo, mas após 1 ano de observação, acho que consegui encontrar a resposta. Gostaria muito que os amigos opinassem e me ajudassem a melhorar a estética desta planta.
Dia 25/03/10 antes da aramação.
Hoje, 28/03/10 depois de aramada.
Dúvida sobre qual frente utilizar, a das fotos acima ou essa abaixo.
Vista frontal da semi-cascata.
Amigos, minhas dúvidas são as seguintes:
Acham que estou no caminho certo?
O que melhorariam na estética desta planta (galhos a serem podados, ect)?
Qto tempo devo deixar os arames p/ que a mesma permaneça neese formato?
Preciso de todas as informações e opiniões que possam dar, serão de grande valia e aprendizado p/ mim.
Sei que tem amigos que fazem ótimos esboços antes de estilizarem e podarem suas plantas e se puderem tb enviar esses esboços (desenhos), será muito útil.
Desde já agardeço a tds e fico no aguardo ansionso de vossas opiniões e críticas. | Ola Donegá,creio que o estilo cascata vem acalhar bem,se fose minha eu daria um trato um pouco diferente,deixaria o galho do meio para fazer a copa e quanto aos galhos laterais deixaria apenas o mais grosso e eliminaria o mais magrinho,tiraria a borracha e o arame para remodelar os galhos que estao muito caregados de material para estilizar a planta,procure arama- la com arame mais groso e deixe ela em local com bastante sol,e esperar para ver se aparece alguns galhos novos ao longo do tronco,e de uma olhada em que época é feita apoda deste tipo de planta,fazendo a poda no tempo certo contribui para o surgimento de novos brotos,Abraços. _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 28, 2010 9:52 pm Assunto: |
|
|
Olá Claudionor,
Na verdade a proteção dos galhos ñ foi feita com borracha, mas sim com ráfia e depois com fitilho na data de hoje.
Ñ realizei uma poda prévia justamente p/ poder trabalha-la depois de aramada, observando quais seriam os melhores galhos a aproveitar. Qto a poda e transplante, segundo o que pesquisei, deve ser feita no Outono e início do Inverno, a poda através de pinçagem e o transplante retirando no máximo 1/3 das raízes. Ainda ñ fiz o transplante.
Qto a sua opinião sobre a estilização, fico-lhe muito grato e espero que tds os amigos opinem. Seria d+ pedir que fizesse um esboço de sua idéia (visão)?
Valeu amigo. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 53 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Dom Mar 28, 2010 9:59 pm Assunto: |
|
|
Donegá escreveu: | Olá Claudionor,
Na verdade a proteção dos galhos ñ foi feita com borracha, mas sim com ráfia e depois com fitilho na data de hoje.
Ñ realizei uma poda prévia justamente p/ poder trabalha-la depois de aramada, observando quais seriam os melhores galhos a aproveitar. Qto a poda e transplante, segundo o que pesquisei, deve ser feita no Outono e início do Inverno, a poda através de pinçagem e o transplante retirando no máximo 1/3 das raízes. Ainda ñ fiz o transplante.
Qto a sua opinião sobre a estilização, fico-lhe muito grato e espero que tds os amigos opinem. Seria d+ pedir que fizesse um esboço de sua idéia (visão)?
Valeu amigo. | to com um pequeno problema para te enviar um esboço mas te mandarei via e-mail fotos do que imaginei _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 9:51 am Assunto: |
|
|
Já eu tentaria um estilo fukinagashi (varrido pelo vento) _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 4:18 pm Assunto: |
|
|
Olá Laudir,
Na verdade até pensei nisso, mas p/ ser sincero ñ sou mt fã deste estilo. Mesmo assim agradeço pela opinião. A junção de tantos amigos apaixonados por essa arte me interessa mt , pois assim podemos ter idéias e opiniões diversas, tornando o tópico mt rico.
Na verdade gostaria mt de realizar um encontro em São Paulo - SP, principalmente com a presença de mts iniciantes cm eu e com apóio e presença dos amigos mais experientes, pois ñ conheço nenhum evento deste tipo aqui em São Paulo.
O que acham? _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 7:35 pm Assunto: |
|
|
Donegá,
Primeiro, parabéns pelo cuidado e paciência que teve com a planta. Está fazendo um ótimo trabalho - dá gosto ver essa bela evolução.
Quanto ao encontro, que tal irmos lá no Botânico na exposição dos Mizuno?
Fui ano passado, mas no caminho (estava muito calor) me deu uma dor de cabeça tremenda e acabei vendo tudo bem por cima. As outras vezes não pude ir, mas esse ano não perco por nada.
Parece que existem duas exposições no ano. Vou me informar melhor e te respondo. |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 30, 2010 2:10 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Com certeza quero ir, qual a data da exposição?
Tem algum site com as informações?
Mas de qualquer jeito adoraria reunir os amigos aqui do fórum, digamos, em uma exposição informal, onde poderíamos aprender e passar informações pessoalmente. Vou começar a pensar em algum lugar p/ isso, se tiver alguma sugestão fique a vontade. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 03, 2010 5:10 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigos,
Seguem novas fotos, onde deixei os degraus (se assim devo chamar), da Tuia p/ formar a cascata, mais separados. Tb tirei fotos mais próximas de cada parte da planta.
Se observarem em fotos anteriores a aramação, é visível a falta de massa verde por ramo, por isso acabei alocando através da aramação os ramos de forma a ficarem mais compactos, porém visualmente ñ me agradou mutio devido a confusão causada. Porém estou temeroso em podar os ramos errados.
Gostaria das dicas e opiniões dos amigos a respeito.
Pensei tb em fazer o transplante e aguardar mais algum tempo para inciar a poda de ramos incompatíveis com a boa aparência. O que acham?
Algum amigo sabe por qto tempo devem ser deixados os arames?
Moro São Paulo - SP, algum amigo mais experiente gostaria de ver a planta mais de perto e auxiliar nos procedimentos?
 _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 50 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 2:44 pm Assunto: |
|
|
Com relação ao esforço...extremamente louvável e primoroso...
ao meu ver a planta estava condenada... ao ostracismo e morte...
será difícil brotar nas bases do galho... mas a natureza arranja força e jeito para tudo... quem sabe a paciência não ganha...
Realmente ficou com cara de esforço para juntar os galhos... mas se brotar dá pra desfazer...
Estou interessado em fazer parte deste comboio ou encontro programado...
quem quiser meu msn é lec_wolfman@hotmail.com... só peço que mandem no pedido de acesso alguma informação de que são do fórum... ou o nick do fórum...pois senão eu não aceito...
abraços... e até mais... _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 5:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Carlovich,
Obrigado pela opinião e incentivo.
Então, temos duas propostas em haver, uma seria ir a exposição dos Mizuno, mas cm ñ consegui nenhuma informação na net, tô aguardando uma resposta do Allan, p/ ver se ele sabe a data.
A segunda proposta seria reunir os amigos e marcarmos um encontro p/ darmos um jeito nessa Tuia e é claro, se os amigos quiserem trazer suas plantas p/ todos trabalharmos juntos seria ótimo. Estava pensando aqui tb em fazer um encontro no Parque do Jaraguá. Só preciso de confirmações dos amigos p/ resolvermos o que seria o melhor a fzr.
Tenho dois espaços p/ realizar um encontro fechado. Um seria a casa de meus pais, porém o espaço ñ é muito grande, mas dá p/ fzr até um churrasco, rsrsrs, e outro é no condôminio onde moro, porém nesse segundo caso preciso de uma data antecipada p/ reservar a churraqueira, onde acontecem os eventos.
Caso alguém mais se interessar me mandem uma MP, ou mesmo pelo e-mail com identificação de membro do fórum. Caso queiram meu msn é m.don.master@hotmail.com, mas ñ é sempre q estou conectado.
Fico no aguardo de respostas p/ o encontro e tb de opiniões sobre a Tuia.
Abraços. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|