|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alex Fabiano 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 30, 2010 5:08 pm Assunto: Ulmus - Pinçagem |
|
|
Caros colegas, recentemente fiquei impressionado com as folhas de um Ulmus que comprei, ele veio com as folhas bem pequeninas com menos de 1 cm, até então não tinha visto Ulmus aqui na Bahia com folhas tão pequenas, os meus geralmente tem folhas com 1,5 cm ate 2 cm, existe algum macete para manter as folhas do Ulmus tão pequenas ?
outra dúvida é com relação a pinçagem, em que momento vcs fazem a pinçagem dos dos ramos ?
logo que estão se desenvolvendo ou quando eles estão já crescidos ? _________________ Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana" |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Ter Mar 30, 2010 7:31 pm Assunto: |
|
|
Alex,
existem varios tipos de ulmus, entre eles o MICRO que tem a folha muito pequena. _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Alex Fabiano 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 30, 2010 8:45 pm Assunto: Ulmus |
|
|
pode ser isso, mais eu só conhecia o Parviflora ! _________________ Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana" |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Mar 30, 2010 9:42 pm Assunto: Re: Ulmus - Pinçagem |
|
|
Alex,
Como o Rodrigo disse, existem vários tipos de Ulmus.
Respondendo às suas perguntas o mais objetivo possível:
"outra dúvida é com relação a pinçagem, em que momento vcs fazem a pinçagem dos dos ramos ? "
Resp. costumo fazer pinçagens e desfolhas no Verão, Outono e Inverno.
Desfolhas basicamente Verão e início do Outono.
"logo que estão se desenvolvendo ou quando eles estão já crescidos ?"
Resp. Quando já estão crescidas efetuo somente a desfolha, pinçagem de uma ou outra folha que possa estar acima ou abaixo do galho e limpeza de folhas velhas, mal formadas, rasgadas, enfim você entendeu este ponto.
Quando jovens, ou seja, inicio da brotação, efetuo a pinçagem de brotos novos que a meu ver é algo muito importante, pois é hora de selecionarmos os brotos "bons" e retirar os "ruins", preservando assim a energia da planta para as partes realmente que irão fazer diferença futuramente.
Bons são aqueles que irão fazer parte da estrutura, e se adequam à mesma, ruins os que não servem para nada (breve explicação a seguir):
Futuras ramificações secundárias serão mantidas, brotações acima e abaixo do galho serão removidas, brotações em partes nada estéticas e sem necessidade no tronco serão retiradas, etc.
Estou lhe dando informações um tanto quanto "ralas" e se possível volte a fazer mais perguntas para esclarecermos suas dúvidas, pinçagem, poda e identificação das mesmas em galhos e tronco é muito importante e deve ser bem entendida.
Se quiser saber mais sobre as espécies de Ulmus, recomendo estas duas fontes de informações, o site é inglês porém tens a mão um tradutor online no Google, se for craque em inglês não precisará.
Lista de espécies, variedades, hibridos:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Elm_species,_varieties,_cultivars_and_hybrids
Lista de espécies e variedades pelo nome científico:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Elm_species_and_varieties_by_scientific_name
Como disse se tiver mais dúvidas nos informe, será um prazer respondê-las na medida do que for possível à nós.
Abraço amigo:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Mar 31, 2010 4:38 pm Assunto: bonsai |
|
|
Uma listagem com as diversas variações do ulmus é algo sempre interessante, pois permite uma pesquisa criteriosa no google imagens, visando localizar fotos de todos, para sanar qualquer tipo de dúvida sobre a planta, visualmente falando.
Alex, o ideal é seguir as orientações passadas pelo Illex, quanto ao melhor procedimento em relação a desfolha, seja visando a redução das folhas ou mesmo objetivando aumentar a densificação.
Tenho em meu viveiro algumas variedades, e uma das que mais gosto é a que apresenta a casca corticosa (em camadas tipo cortiça). Há duas ou mais possibilidades, sendo uma com folhas maiores e outra com folhas mini, além, é claro, de uma intermédia entre elas.
Meu amigo e bonsaista Paulo Ventura, há pouco tempo me cedeu uma muda de uma variedade que emite floração e sementes. Coisa rara e ótima para fazer bonsai.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|