|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Ter Mar 30, 2010 3:14 pm Assunto: Mudas de Acer |
|
|
Este fim de semana estive na cidade de Gramado - RS , uma cidade maravilhosa , parace que se estavamos na Europa. Quando nao foi minha surpresa percebi a quantidade de Acers plantados nas calçadas de quase toda a cidade. Nao tive duvidas , ja sai catando galhos para fazer mudas , devo ter feito umas 50 mudas atraves de estaquia de ponteiras. Agora vamos esperar para que elas sobrevivam:
Ai vai algumas fotos:
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Mar 31, 2010 9:29 am Assunto: |
|
|
Bom dia!
Meu primo me falou estes dias sobre os aceres do RS =)
queria poder ver.. ele falo q até um desojo ele viu..
abraços |
|
|
 |
Paulo H N G Leite
|
Enviada: Qua Mar 31, 2010 10:26 am Assunto: |
|
|
parece outro tipo de planta...
mas eh mto grande pra ser...
mas q as folhas sao iguais sao! |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Mar 31, 2010 12:33 pm Assunto: |
|
|
Olha com certeza é Acer Palmatum. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Mar 31, 2010 4:24 pm Assunto: bonsai |
|
|
Com certeza, acer palmatum. O acer kaede não é muito difundido na prática ornamental, particularmente em vias e jardins públicos, como o acer palmatum.
Afastando-se um pouco dos estados sulistas, temos o mesmo visual na cidade de Campos do Jordão/SP. Além de aceres nas calçadas de algumas ruas e em parques e jardins particulares e públicos, ainda há ruas com plátanos imensos, troncos pra lá de robustos, enfeitando as ruas centrais daquela cidade.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Léo ( Pépe ) 1.o PASSO

Registrado: 02/01/08 Mensagens: 108 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Abr 02, 2010 8:04 pm Assunto: |
|
|
Olá Nicky, tudo bem? Espero que sim. Bem vamos ao que interessa, eu conheço Gramado, bem como a grande maioria das ruas e praças das cidades da famosa Serra Gaúcha e posso te afirmar que se tu procurar bem vai achar um Acer Kaede no meio dos Palmatum, bem como o acer atropurpureum, que no Outono/Inverno dão um Show de cores. Outra cidade que tem uma variedade de plantas usadas na pratica do Bonsai é Caxias do Sul, podemos destacar muitas Cerejas japones e muitas macieiras entre as vias públicas da cidade. Esperem chegar a epoca certa que tirarei algumas fotos das vias publicas e praças das principais cidades da Serra Gaucha e postarei aqui para apreciação.
Grande abraço a todos! _________________ Leonardo
"Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: APRENDER" |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Abr 02, 2010 9:29 pm Assunto: |
|
|
Aí Joel, se tivesse contatado comigo, eu teria prazer em receber sua visita. Moro a poucos quilômetros de Gramado, no alto da Serra, mesmo que pertecente a Igrejinha. Sorte minha pois posso desfrutar de toda a beleza desta cidade e região em todas as estações do ano. De fato você bateu o olho nos acer palmatum, mas como disse o nosso colega Pepe, por aqui temos outras variedades também, além do liquidambar que muitas vezes é confundido com ácer pela enorme semelhança, especialmente com o kaede, apesar das folhas do kaede serem tridentadas e do liquidambar não.
Bem, sobre as mudas espero que tenha sorte, apesar de ter sido uma época não muito apropriada para isso. Pela facilidade em ter plantas adultas em meu sítio, tenho feito mudas através de alporque que logo se obtyem material mais robusto, além de mudas que nascem por semente, espontaneamente por perto das árvores adultas. Se não tiver sucesso com as estaquias, me passe uma MP que no fim do inverno eu arranjo mudas para o amigo.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Abr 03, 2010 9:07 am Assunto: bonsai |
|
|
Pepe, acredito, como afiança o nobre colega Elio Luis, que as cidades sulistas tenham, adornando ruas, praças, parques e jardins, uma profusão de plantas que aqui em Brasilia poucos conhecem. Mesmo porque, aqui, tais plantas não vicejam como aí, por causa do clima cáustico e seco.
Como disse, o mais perto que pude chegar foi em Campos do Jordão/SP, onde o clima serrano propicia e estimula mesmo a formação e crescimento dessas espécies, apresentando elas todas as nuances que lhe são caracteristicas. Na foto abaixo, por exemplo, estou ao lado de uma acer palmatum, situado nos jardins de um hospital daquela cidade paulista:
detalhe da folhagem, densa e bem compactada:
Não bastasse o tronco, o nebari tambem impressiona:
Aqui, um liquidambar, que como frisou bem o Elio Luis, é muitas vezes confundido com o acer kaede:
Outro liquidambar, destacando o nebari radial, lindo:
Por ultimo, um taxodium, tambem chamado pinheiro do brejo:
O tronco desta arvore é impressionante. O máximo que eu tinha vista até hoje foi um pré bonsai, pertecente ao bonsaista Francisco Lustosa, aqui de Brasilia, cujo tronco tem um diametro máximo de 45 cm. Esse da foto é um portento, magnifico exemplar, e está bem plantado no solo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Abr 08, 2010 2:00 pm Assunto: |
|
|
Daí Elio , tudo bem , nosso passeio foi tão rápido e inesperado que nem daria tempo de te contactar , obrigado pela tua disposição. Sei que a época não é a melhor para fazer mudas , mas pela quantidade que eu fiz algumas acredito que vão germinar.
Beleza Nick , nada como ver as plantas que cultivamos , em seu estado natural . muito legal
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Abr 10, 2010 12:45 am Assunto: |
|
|
Joel, realmente tem muitooooooooooo palmatum, kaede e Liquidambar planta por lá. E perdeste uma grande oportunidade: a poucos quilômetros de Gramado, na cidade de Nova petrópolis, tem a floricultura Ursula que é produtora de plantas, tem cada exemplar maravilhoso.
Foi de lá que trouxe este liquidambar:
Vejam esta foto de uma rua de Gramado no inverno:
E esta outra, já com as folhas caidas: nem dá vontade de varrer o chão!!
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Abr 10, 2010 2:46 pm Assunto: |
|
|
Ricardo , conheço Nova petropolis , pena nao saber desta floricultura , senao tinha passado por la.
abraços
Confúcio |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|