| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Paulo Pessatto

|
Enviada: Qua Set 28, 2005 3:13 pm Assunto: Transformando PINGO D'OURO em Bonsai |
|
|
Ola... Sou super novato, porem tenho lido bastante nos ultimos 3 meses e ja tenho alguma noção sobre bonsai!
Bem, peguei um Pingo de ouro q devia ter uns 3 anos com o caule bem grosso, q estava plantado no chão...
Retirei ele da terra com todo o cuidado para não danificar as raízes!
A partir da base dele, podei o tronco principal uns 15cm para cima da base. E da base para baixo tinha +- uns 20cm de raiz grossa! Essa raiz grossa foi podada, deixando uns 5 cm comente dela...
Sobraram ainda muitas daquelas raizes fininhas q ficavam perto da base da planta! Dizem q são essas raízes q não deixam a planta morrer neh...
Então, gostaria de saber c é +- assim q c faz??? Ou fui totalmente ignorante e meu pingo de ouro não tem a menor chance???
Espero respostas, Obrigado... T+...
E desculpem aí c postei no lugar errado ou fiz alguma coisa errada aqui no forum. |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 28, 2005 4:18 pm Assunto: |
|
|
| Olá amigo, o legal mesmo seria ter uma foto da sua planta mas enquanto isso vamos lá. Em primeiro lugar aconselho você a deixar sua planta se recuperar das podas. Coloque ela em um lugar abrigada da luz solar direta até que nasçam os novos brotos. A partir daí você pode começar a educar sua planta eliminando os ramos desnecessários ou esperar que a copa se forme. O estilo mais adequado para a forma comum do pingo de ouro é o vassoura. |
|
|
 |
Romulo Dias 1.o PASSO

Registrado: 25/02/05 Idade: 49 Mensagens: 134 Localização: Fortaleza/CE
|
Enviada: Qua Set 28, 2005 4:24 pm Assunto: |
|
|
O pingo de ouro aguenta bem estas podas drásticas, mais em outras plantas pode ser morte na certa. Coloque um enraizador para facilitar o aumento de raízes e evitar que morra pela poda drástica.
Abraço, _________________ Romulo Dias
Associação Cearense de Bonsai
Editado pela última vez por Romulo Dias em Sex Set 30, 2005 7:31 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
charlesfmachado 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 28, 2005 7:24 pm Assunto: pingo de ouro |
|
|
Olá Paulo,
ja passei por isso um dia... hehehe... na época fiz o que você fez e deu tudo certo. Sugiro colocar em escorredor de macarrão e usar um pouco de enraizador nas regas... e se prepare... você vai se impressionar com a quantidade de brotos logo nas duas primeiras semanas. Pode os mais baixos que você não for usar para que os mais altos venham com mais força. Deixe crescer bem a copa e depois de forma nela. Com certeza a copa ficará com folhas grandes até um poudo desproporcional com o tronco... a minha eu fiz um desfolha completa mais tarde para diminuir um pouco o tamanho das folhas. O pingo de ouro é uma planta bem resistente... mas ja adianto... mais tarde você notará a fragilidade das folhas... o sol pleno o dia todo chega a queimar as folhas e também atrai muitas pragas... fique de olho... eu utilizo o inseticida Combat pelo menos uma vez por mês nela.
Grande abraço  _________________ Charles Machado
"Mame Shohin Bonsai" |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 64 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Set 29, 2005 7:23 pm Assunto: |
|
|
Paulo, aproveita o que vc achar melhor pro seu bonsai, mas não precisa jogar fora os troncos que sobrarem, enfia êles na areia que pega tudo...
Um abraço. |
|
|
 |
|