|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Flavio Francisco 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 01, 2010 10:02 am Assunto: Reestilizando Buxus - minimalista |
|
|
Bom dia a todos,
Gostaria de trazer para discussão e também compartilhar esta experiência de mais esta planta minha, que, a princípio, pensei no estilo minimalista. O que vocês acham? Devo deixá-la crescer um pouco mais ou para o estilo proposto já posso fazer as intervenções. Esta é uma planta que responde muito bem a poda de galhos e raízes. Ela está há 4 meses neste pequeno pote e tem 36 cm.
O curioso deste pré-bonsai é que ele não sentiu nada a poda das raízes. Ele foi comprado em setembro do ano passado e em janeiro deste ano foi colocado neste pequeno vaso. Sol das 8 às 15 horas com sombrite a 50%. Rega 1 vez ao dia. Imaginei que o substrato iria secar rapidamente e a planta ia morrer, por ser um vaso extremamente pequeno, mas isso não aconteceu. Pelo contrário. Está em pleno crescimento.
Ah, estou na dúvida se corto ou não o gin.
Antes
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Abr 01, 2010 3:35 pm Assunto: |
|
|
Olá Flávio!
Gosto do estilo literati. O difícil é fazê-lo ficar harmônico.
Com base na 3ª foto:
1. Tiraria os 2 galhinhos inferiores
2. Diminuiria muito o Jin maior, deixando-o quase do tamanho do primeiro.
3. Encurtaria todos os galhos, deixando apenas 2 pares de folhas para incentivar ramificações novas.
4. tiraria os ramos da direita, deixando só os da esquerda.
De resto, sol, sombrite, rega,tudo OK, Pelo que vc jáz fez está ótimo.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Abr 01, 2010 5:56 pm Assunto: |
|
|
Otimas dicas Elio ... quem sabe .. sabe...
Tb gosto dos buxus .. são resistentes e sem muitas frescuras.. |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Qui Abr 01, 2010 7:50 pm Assunto: |
|
|
Além disso tudo que o Elio citou (concordo perfeitamente), eu sugiro que você use um arame e dê mais sinuosidade ao galho após o jin.
Seria legal também torcê-lo para baixo.
Seguindo as recomendações do Elio, você terá um belo literati, acredite, pois eu segui muitas dicas do Elio e obtive ótimos resultados, inclusive em alguns buxinhos que eram literati - pois é, eram, porque morreram. =/
Eu acho o buxus uma bela planta, mas não me atrevo mais, depois do terceiro - meu problema foi com a rega (achei o buxus um tanto sensível quanto à rega e suas raízes) - fazia muito calor aqui em São Paulo, fui transplantá-lo e já era. Enfim, qualquer deslize e não tem volta.
Mas de resto, é uma planta bem versátil para estilizar e, se tomados os devidos cuidados (creio que a rega seja a principal), bem fácil de ser mantida. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Abr 23, 2010 1:15 pm Assunto: |
|
|
seguindo as dicas dos colegas. acho que é isso. me agradou muito o conjunto todo, com a colocação do musco e a nova poda.
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Dez 15, 2010 2:45 pm Assunto: |
|
|
A tração ficou uns 6 meses e quando tirei, o galho voltou, a metade do que eu tinha previsto. Agora amarrei novamente. Tambem ja tentei com arame, tradicional, e nao deu certo.
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Dez 16, 2010 3:32 pm Assunto: |
|
|
Flávio, como crescimento do Buxus é lento, a consolidação da forma também é. Enfim, paciência..............rsrsrsrs!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|