Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
vderetti 1.o PASSO

Registrado: 17/01/10 Idade: 36 Mensagens: 149 Localização: Guaramirim-SC
|
Enviada: Ter Jan 19, 2010 10:32 am Assunto: Acerola - Ajuda |
|
|
Bom, peguei essa acerola feita de estaquia de um amigo meu, peguei ela cortada desse jeito.
Tirei ela do plástico, e limpei as raízes.
Aí então cortei, mais ou menos a metade das raízes, porque fiquei com um pouco de medo de cortar muito.
Usei um substrato com uma parte de areia de construção, uma parte de terra do meu quintal e uma parte e meia de argila(pipicat). Fiquei na dúvida no substrato, mas foi o que eu consegui. (acham que está bom?)
Coloquei pedras no fundo do escorredor.
E plantei a acerola. Ficou assim.
Queria saber se meu processo está certo e se fiz bem em usar pipicat no escorredor, pois depois que reguei percebi que o pipicat fica bem enxarcado.
E também peço sugestões do que fazer com essa acerola.
Pensei em fazer um shakan ou então tentar um hokidachi. Gostaria de ouvir a opinião de vocês.
PS: Desculpem o transtorno de ter que clicar na foto para abrir, mas estou com um pouco de dificuldade em postaá-las grandes.
Editado pela última vez por vderetti em Qui Abr 01, 2010 11:39 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Jan 19, 2010 12:18 pm Assunto: |
|
|
vderetti,
este pipicat ao qual você se refere seria aquela areia sanitária para gatos? Se for, creio que haverá uma grande desvantagem em seu uso. Num primeiro momento ela ficará encharcada porque foi feita para absorver urina/excrementos dos bichanos, mas depois vai compactar o solo.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Editado pela última vez por edson0605 em Ter Jan 19, 2010 12:19 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Jan 19, 2010 12:18 pm Assunto: |
|
|
para aumentar o tamanho das fotos , se vc usa o imegeshack, vc verá acima de onde temos que clicar para carregar a foto as opções de tamanhos ..
quanto a acerola fez o correto, a não ser pelo pipicat , que não conheço e não posso opinar. .. agora é esperar .. , meia sombra , agua , e paciencia ... depois de 30 dias coloque na mamadeira e começe a adubar .. uns 2 ou 3 anos .. para ela ficar forte e engrossar o tronco .
o começo é esse .. simples e monotono .. por isso devemos ter um numero de plantas que nos ocupe o tempo ... não adianta querer mexer nela a cada 2 meses ... em se tratando de vegetais { a não ser alface .. ehehe} tudo é leeeeento ... |
|
|
 |
vderetti 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 19, 2010 1:39 pm Assunto: |
|
|
Edson, o pipicat que me refiro é a areia para gatos mesmo. Não consegui os cacos de telha ou tijolos. Realmente fica bem inxado e enxarcado, pena que depois ele não fica bom. Mas... vivendo e aprendendo. Tem chance de ela não vingar??
E obrigado pela atenção.
Bonsérgio tabém, valeu, agora sei como fazer, tirando o pipicat
Vou postar a evolução dela se for do interesse de vcs. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Jan 19, 2010 3:16 pm Assunto: |
|
|
Cacos de telha/tijolos a gente mesmo faz...com marreta e ..claro.. telhas ou tijolos/lajotas velhas ...
Deixe como esta e vá observando se a agua da rega penetra no substrato e escorre no fundo do escorredor ..
Com um palito de bambu vc pode tb revirar a superficie do substrato evitando assim a compactação do mesmo ..
Claro que vc deve continuar postanto as fotos das suas plantas para que possamos juntos ajudar e opinar...  |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Qua Jan 20, 2010 10:28 am Assunto: |
|
|
caro vderetti,
é como nosso amigo Bonsérgio disse, voce mesmo pode fazer a caqueira de tijolos, pois é um ótimo substrato, vi isso em uma matéria que passei a vários amigos aki no fórum e passarei a voce...
http://www.artebonsai.com.br/solo.htm
uma ideia que dou para "marretar" as telhas ou tijolos:
eu deixo por uns dias o material numa bacia com água, para que absorva e fique úmido, para que quando for marretar, não se torne cacos cortantes e não faça tanta poeira, use milimetragem de 2 a 6 mm, peneire o que triturar para tirar o pó, para que não aconteça do substrato compactar; Quando for transplantar para este substrato novo, não retire totalmente o torrão que está entre as raízes para que a planta não sinta muito esse transplante. apartir daí é só felicidade...
voltando a sua planta, não faça novo transplante agora, pois ela irá sofrer... espero ter ajudado o amigo, aguardo novas postagens
RicardoGV  _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
vderetti 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 21, 2010 8:13 am Assunto: |
|
|
Bom, o pipicat realmente está prejudicando a penetração da água. Fiz alguns orifícios que estão ajudando um pouco. A planta não apresenta sinais de que está mal. Pelo menos isso né? hehe
Valeu pela dica RicardoGV.
E obrigado pela atenção de todos. |
|
|
 |
vderetti 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 21, 2010 1:04 pm Assunto: |
|
|
Bom pessoal, agora que aprendi a postar fotos grandes hehehhe... estou postando a minha acerola em tamanho visível.
Valeu. |
|
|
 |
vderetti 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 26, 2010 10:19 am Assunto: |
|
|
Bom, pra atualizar.
Depois de sete dias no escorredor, mesmo com um substrato duvidoso aí está ela com seus vários brotos.
mais uns 20 dias e começo a adubação.
Será que já da pra pensar num estilo, pra começar a fazer correções desde agora??
Como eu posso fazer para corrigir a inclinação dela?? colocar o escorredor em ângulo ajuda? |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Jan 26, 2010 10:36 am Assunto: |
|
|
sugiro vc utilizar esta segunda foto como frente _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Ter Jan 26, 2010 2:25 pm Assunto: |
|
|
eu sugiria vc esperar um pouco, estuda bem sua arvore. até pq ela esta peladinha ainda, deixa ela criara mais galhos so faz uma desfolha e corta as pontas para forçar mais brotações...
acerola brota mt
abraços |
|
|
 |
vderetti 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 01, 2010 11:38 am Assunto: |
|
|
Bom, depois de um 2 meses aí está ela... mas estou preocupado. Primeiro que ela não se desenvolveu tanto. Segndo que as raízes ainda não saíram do escorredor.
Será que tem a ver com o substrato? que tem areia higiênica de gatos(argila), isso pode estar bloqueando as raízes?
Estressaria muito a planta se eu trocasse o substrato agora?
Quanto ao estilo, to pensando em vassourinha, o que acham?
 |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Qui Abr 01, 2010 11:47 am Assunto: |
|
|
Calma, creio que as raízes não saem rapidamente do escorredor... fique tranquilo e tenha mais paciencia com relação ao tempo...
Sobre o substrato, parece ser pouco drenante, porem não o troque agora, pois tem pouco tempo que trabalhou nisso.
RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
vderetti 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 01, 2010 11:57 am Assunto: |
|
|
Ele é pouco drenante mesmo, mas sempre dou uma "cavocada" antes de regar pra ajudar, ta funcionando por enquanto.
Então, alguma sugestão para estilo? Queria treinar ela desde nova pra talvez ficar melhor. |
|
|
 |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 01, 2010 12:05 pm Assunto: |
|
|
O Hokidachi ficaria melhor mesmo para ela.
Não se preocupe em relação às raízes, elas não saem tão rápido do substrato.
Só não entendi porque você dá uma "cavocada" se o substrato já é drenante... |
|
|
 |
|