Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Visitante
|
Enviada: Qui Nov 11, 2004 4:45 pm Assunto: Poda radical? sim ou não? |
|
|
Pessoal , ja que o tema de poda radical ta em aberto, e mais ainda o tema das jabuticabeiras, gostaria de uma opinião de quem tem mais experiencia com jabuticabeiras.
Comprei uma hibrida o ano passado, e gostaria de saber se posso fazer uma poda radical no tronco principal e em que epoca?
Isto porque os galhos estão muito altos a uns 40cm e tenho medo de perder a danada se caso eu podar e deixar so o toco, quero podar a uns 20cm +ou -.
E isto ai jaboticabeiros de plantão, posso podar e quando?
Abraços
Marcio Garcia
OBS : o tronco tem uns 5cm de diametro e o nebari e bem legal. |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Sex Nov 12, 2004 12:16 am Assunto: Re: Poda radical? sim ou não? |
|
|
Márcio, a jabuticabeira é bastante resistente a toda intervenção e, desde que você não pode raízes a poda radical pode ser feita, com certa tranquilidade, em qualquer época do ano. O ideal será sempre no período de menor movimentação de seiva que é no final do Inverno.
Se sua árvore tem 5 cmm de diâmetro e 40 cm de altura me parece desnecessária esta poda radical. Como idéia, coloque a foto no Fórum, teremos todos uma informação mais correta para ajudá-lo, a visual.
Marcio A. Garcia escreveu: | Pessoal , ja que o tema de poda radical ta em aberto, e mais ainda o tema das jabuticabeiras, gostaria de uma opinião de quem tem mais experiencia com jabuticabeiras.
Comprei uma hibrida o ano passado, e gostaria de saber se posso fazer uma poda radical no tronco principal e em que epoca?
Isto porque os galhos estão muito altos a uns 40cm e tenho medo de perder a danada se caso eu podar e deixar so o toco, quero podar a uns 20cm +ou -.
E isto ai jaboticabeiros de plantão, posso podar e quando?
Abraços
Marcio Garcia
OBS : o tronco tem uns 5cm de diametro e o nebari e bem legal. |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Visitante
|
Enviada: Sex Nov 12, 2004 10:19 am Assunto: |
|
|
Prezado MArio,
Peço desculpas mas me enganei nas medidas, dando uma boa conferida, passo o seguinte:
tronco com 3 cm de largura
altura do solo ao primeiro galho o bifurcação 60cm
Estou pensando em dar uma podada a uns 20 cm deixando so o toco, uando brotar planto em um escorredor.
O que voce acha?
Abraços |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Sáb Nov 13, 2004 9:18 pm Assunto: |
|
|
Caro Mário,
Para passar uma jabuticabeira para um vaso é importante observar os seguintes pontos:
1- A idade do cavalo - cavalos muito velhos podem responder mal à cortes muito próximos da terra,
2- escolhido a altura do corte -de três a quatro vezes a largura do tronco - faça-o sem lascá-lo, e proteja com massa ou pasta cicatrizante
3- mantenha a planta no torrão original para ser trabalhado,
4- após o brotamento, escolha os mais bem posicionados eliminando os outros e deixe que os novos brotos engrossem, atingindo um diâmetro harmonioso com o tronco então pode-os alguns centímetros acima no primeiro corte e assim sucessivamente a cada brotação,
5- Após atingir o formato desejado, replante-a para um vaso final, não muito pequeno no início.
(todo esse processo pode levar alguns anos até atingir o formato desejado)
Abraços,
Jackson  |
|
|
 |
Visitante
|
Enviada: Ter Nov 16, 2004 1:56 pm Assunto: |
|
|
Prezado Jackson,
Minha Jabu, não e de enxertia portanto ela não tem cavalo e uma jabuticaba hibrida. Mas esta sua citação me deixou curioso:
Jabuticabas aceitam a enxertia?
No mais obrigado pelas dicas de formação.
Abraços. |
|
|
 |
|