|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
luiz_demarco

Registrado: 31/03/10 Idade: 42 Mensagens: 6 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Mar 31, 2010 7:21 pm Assunto: Ajuda - Principiante |
|
|
Olá galera,
Sou totalmente leigo no assunto, mas estou muito interessado em começar esta arte de criar bonsais... Não possuo nenhum tipo de experiência com essa arte e, por isso, peço a ajuda de vcs para que possam me auxiliar.
- Por onde eu começo?
- Como cultivar um bonsai?
- O que eu preciso fazer antes de cultivar um bonsai?
Enfim, não sei absolutamente nada sobre o assunto... Me ajudem!!
Desde já, agradeço  _________________ Luiz de Marco |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qua Mar 31, 2010 9:26 pm Assunto: Re: Ajuda - Principiante |
|
|
luiz_demarco escreveu: | Olá galera,
Sou totalmente leigo no assunto, mas estou muito interessado em começar esta arte de criar bonsais... Não possuo nenhum tipo de experiência com essa arte e, por isso, peço a ajuda de vcs para que possam me auxiliar.
- Por onde eu começo?
- Como cultivar um bonsai?
- O que eu preciso fazer antes de cultivar um bonsai?
Enfim, não sei absolutamente nada sobre o assunto... Me ajudem!!
Desde já, agradeço  |
Luiz,
Como já falei vc pode começar lendo este manual abaixo e lendo tudo neste Fórum:
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2009/12/segue-abaixo-o-link-para-baixar-o.html
Vc já tem um pré bonsai ou uma muda?
Dê uma pesquizada no Blog e no Fórum e vá se interando com o mundo dos Bonsais! _________________ Abraços,
Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
luiz_demarco

Registrado: 31/03/10 Idade: 42 Mensagens: 6 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Mar 31, 2010 10:15 pm Assunto: Re: Ajuda - Principiante |
|
|
Olá Ricardo,
Já baixei o arquivo e vou começar a ler...
Não, não tenho nada ainda.... nenhum material ou planta...
Obrigado novamente... _________________ Luiz de Marco |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Abr 01, 2010 9:20 am Assunto: |
|
|
Para começo, vc pode comprar em viveiros plantas como ficus, serissa ou ulmus.
sao plantas que tem um crescimento bem vigoroso e respondem bem às intervenções.
o blog do ricardo é ótimo (to tentando fazer o meu ficar igual o dele kkk) leia bastante as matérias dele.
aqui é um fórum de discussão.... portanto, pergunte mesmo... se um nao souber, vem outro e responde.
DICA1: Tenha muita paciencia, esta arte depende do agir da natureza. Não depende do nosso querer. Uma planta não cresce da noite pro dia ao nosso bel prazer.
DICA2: Para não infringir na dica1, compre bastante plantas. quando vc mexe numa, vai e deixa ela esquecida por um tempo e tem outras pra mexer. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
luiz_demarco

|
Enviada: Sex Abr 02, 2010 9:15 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, estou pesquisando alguns livros sobre Bonsai para comprar.
Por um acaso, vcs conhecem algum desses livros?
Bonsai - Guia Pratico
por: Rebeca Kingsley
Cultivando Bonsai No Brasil
por: Fabio Antakly Noronha
Aceito, também, indicações de livros para comprar. _________________ Luiz de Marco |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Abr 02, 2010 10:55 pm Assunto: |
|
|
Luiz, se vc está disposto mesmo a entrar de cabeça nessa maravilhosa arte, sugiro fazer um curso para iniciante. Vai ganhar, no mínimo, 01 ano de aprendizado.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Sáb Abr 03, 2010 7:04 pm Assunto: |
|
|
sugiro fazer um curso para iniciante[2] _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Seg Abr 05, 2010 10:51 am Assunto: |
|
|
sugiro fazer um curso para iniciante[2]
E tb olhar fotos dos bonsais dos grandes mestres e analisar cara galho, harmonia, triangulação...
abraços |
|
|
 |
luiz_demarco

|
Enviada: Seg Abr 05, 2010 4:32 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
Infelizmente não possuo tempo para fazer cursos, por isso pedi a sugestão de livros para vcs... pois assim posso ir me aprimorando com a técnica e, assim que possivel, farei um curso. _________________ Luiz de Marco |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Abr 12, 2010 5:53 pm Assunto: |
|
|
Cara, então sugiro que passe seu tempo aprendendo aqui no fórum. Acredito que aprenda mais do que nos livros e ainda consegue tirar dúvidas rapidamente.
Antes de comprar qualquer planta, aprenda um pouco mais e pergunte a opinião do pessoal. Como está entrando neste mundo agora, sugiro que atente para algumas coisas: não compre aquelas plantinhas que vendem por aí como bosai (nada mais são que mudas de plantas). ´
Outro ponto importante que aconselho como principiante também, é não comprar plantas novas (mudas), esperando que ela cresça rapidamente e você consiga transformá-lo num bonsai (ou pelo menos começar a trabalhar como um). Digo isso porque quem está começando é normalmente ansioso e quer ter o primeiro bonsai logo...
Conselhos:
1- Não inicie somente com uma muda, pois assim poderá trabalhar em uma enquanto as outras descansan
2 - escolha plantas mais resistentes no começo e aprenda bastante sobre elas. Aconselho plantas como ficus que cresce rápido e forma nebari (raiz) bonita; primavera.
3 - não sei onde mora, mas se optar por comprar as plantas, uma coisa que faço é ir em lojas grandes e procurar por plantas "esquecidas" na loja: normalmente eles retiram da venda (pois já não são tão estéticas) e também vc consegue por um preço melhor e com troncos mais grossos.
4 - leia os tópicos aqui no f´rum, aprende-se bastante e começa a se familiarizar com os termos e o sentimento nesta arte.
Boa sorte |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|