FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda, Buxus 2. (tentativa de bosque 03/04/10)
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
vderetti
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 26, 2010 10:31 am    Assunto: Ajuda, Buxus 2. (tentativa de bosque 03/04/10) Responder com citação

Bom, como eu tinha falado, aí está o outro buxus que tirei do quintal da minha mãe porque ela não queria mais.

Parece que são várias plantas juntas. Pensei em futuramente separá-las e quem sabe fazer um bosque de buxus, será que to viajando muito?

Editado pela última vez por vderetti em Sáb Abr 03, 2010 9:23 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 26, 2010 2:13 pm    Assunto: Responder com citação

olha. pel forma dos galhos acho q tem um nebari largo.

mas o bom é vc mostrar o nebari para os mais experientes falar algo, pq neste ai eu naum me arisco

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
vderetti
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 27, 2010 9:10 am    Assunto: Responder com citação

Vhalveruth, tirei foto, mas não dá pra ver o nebari, tem muita raiz fina sobre ele. Aí vão as fotos.

É isso, não dá pra ver o nebari, só raízes finas por todos os lados.

Será que é difícil ou muito prejudicial para a planta se eu separar?
vderetti
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 2:51 pm    Assunto: Responder com citação

Aqui está o outro buxinho que estava secando... fiz o mesmo processo, tirei os galhos secos e coloquei na sombra... será que vai ajudar?
Aguardo suas dicas, e projeções também.

Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 10:01 pm    Assunto: Responder com citação

Naõ tenho muita experiencia com Buxinhos mas:

Vai ser muito dificil de fazer um bosque pelo seguinte motivo - o buxus não tolera podas drásticas, daquelas que vc deixa só o toco sem folhas!

um bosque precisaria ter arvores bem mais baixas do que como está, tendo em vista que estão muito juntas

Talvex se vc deixar as com folhas baixas, fazer jin de alguns troncos e retirar outros seja possivel! Mas acho que seria um trabalho desafiante e demorado!!!!

Mas..... só tentando!

Naõ sei o que faria se fosse minha!

Boa sorte!!!
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 10:17 pm    Assunto: Responder com citação

A tentação é grande para o bosque né? Se for um tronco só talvez fique interessante ao desenterrar este bolo de raízes e verificar. Agora, o lance de abaixar o "topete" dela é reduzir até as primeiras folhas e aguardar que outras surjam (lentamente....) mais abaixo. A bichinha é lenta e sensível, cuidado!
Se for separá-las você vai ter várias plantas finas que levarão uma década para se transformarem em algo viável!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
claudionor anacleto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 01, 2010 8:38 am    Assunto: Re: Ajuda, Buxus 2. Responder com citação

vderetti escreveu:
Bom, como eu tinha falado, aí está o outro buxus que tirei do quintal da minha mãe porque ela não queria mais.

Parece que são várias plantas juntas. Pensei em futuramente separá-las e quem sabe fazer um bosque de buxus, será que to viajando muito?
ola deretti.
este tipo de planta como o pessoal falou tem o crescimento lento e você não pode efetuar podas drásticas,mas pelo o que da pra ver nas fotos é uma planta jovem,tenho trabalhado a anos em meus buxinhos e o que tem dado resultado sem perder a planta é fazer a poda deixando pelo menos 4 pares de folhas em cada galho,e após apoda deixe ela a meia sombra.faça as intervenções nela em dias de chuva que difícilmente perderás a planta, e agora ta facil de fazer né, aqui só chove,fazendo isso com certeza dará pra fazer o seu bosque.
abraços.
vderetti
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 01, 2010 8:53 am    Assunto: Responder com citação

Bom pessoal, valeu pelas dicas. Vou tentar dar uma baixada nela, pra ver no que dá, mas posso fazer isso já? ou tenho que esperar algum momento certo?

Claudionor eu nunca tinha visto alguém de tão perto aqui no forum, vc é de que bairro de jaraguá?

Pessoal, tenho mais um buxus, esse parece ser um pouco mais velho... deem um olhada.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13563

Valeu.
claudionor anacleto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 01, 2010 9:50 am    Assunto: Responder com citação

vderetti escreveu:
Bom pessoal, valeu pelas dicas. Vou tentar dar uma baixada nela, pra ver no que dá, mas posso fazer isso já? ou tenho que esperar algum momento certo?

Claudionor eu nunca tinha visto alguém de tão perto aqui no forum, vc é de que bairro de jaraguá?

Pessoal, tenho mais um buxus, esse parece ser um pouco mais velho... deem um olhada.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13563

Valeu.
pode fazer em dia de chuva, espere para fim de semana ta pintando chuva por ai,eu moro perto da prefeitura no rio molha
vderetti
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 03, 2010 9:22 am    Assunto: Responder com citação

Acordei hoje cedo, e estava meio chuvoso o dia. Então fui lá ver meu buxinho e tive uma ideia, criei coragem e fiz. Ficou assim:

O que acharam?
Deixei aquele galho maior pra não tirar muitas folhas e também pra ele não ficar sem nada. Sou novato no jin, alguém tem alguma dica?
Agora é só na sombra por uns 60 dias, é isso?
E eu ouvi falar pra deixar uns dias sem água que ele ativa uma defesa e ajuda no desenvolvimento, característica do buxus, é isso?é verdade?

Logo posto mais fotos com mais qualidade.
Valeu, opinem.
claudionor anacleto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 03, 2010 9:34 am    Assunto: Responder com citação

tu que matar tua planta?
vderetti
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 03, 2010 9:39 am    Assunto: Responder com citação

Não quero não, exagerei?
Resolvi tentar fazer algo, mas pelo que parece fiz besteira.

Que que fiz de errado? tudo?
Allan M
Visitante

MensagemEnviada: Sáb Abr 03, 2010 10:46 am    Assunto: Responder com citação

Não faça nada por agora - e se for fazer algo, deve fazer a calda sulfocáustica para os jins (coisa que não tenho experiência, mas vai aparecer alguém mais experiente aqui pra te dar as dicas).

Mantenha na sombra e tenha paciência - vá projetando o que fará com teu bosque, pois você terá um bom tempo para isso.

O buxinho é bom para topiaria e, por essa qualidade, você tem a vantagem de, daqui algum tempo, dar uma encorpada nessas copas, basta que você pode os ramos mais novos retirando as folhas das pontas cortando-as no ramo, não cortando-as pela metade (pois elas secam e morrem). Tente deixar alguns pares.

Quanto à mistura de substrato que fizeste: se for mais orgânico, regue apenas quando estiver quase seco, se for inorgânico (cacos e pedriscos) regue mantendo sempre umido. O buxus é muito sensível à falta de água, suas raízes secam facilmente e suas folhas não respondem à medida que seca (elas secam, mas as raízes já morreram muito antes).

Não sei se é recomendável deixar seus buxus sem água para que ele rebrote - isso realmente acontece, mas espere ele se recuperar antes de fazer isso.

Abraços!
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 03, 2010 2:00 pm    Assunto: Responder com citação

Gosto de gente corajosa!! Gostei. Agora vamos ver se ela se recupera. Espera uns dias para aplicar a calda sulfocaustica. Sombra e sossego!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
vderetti
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 03, 2010 3:19 pm    Assunto: Responder com citação

Allan, valeu pelas dicas.

Essa é minha dúvida, a calda sulfocáustica, tem algum tópico no forum?
O substrato é uns 40% terra e o resto é areia e tijolo picado. Por cima eu joguei um pouco de terra pronta para vaso, coloquei só por cima porque daí ele só pega os nutrientes e o substrato não fica muito compacto.
Não entendi muito bem a parte da poda para melhorar a copa. Essa pode eu faço depois que eu ver que ele se recuperou né?

João, valeu. Você acha que ele tem chance de recuperação?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: