| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Set 29, 2005 9:32 am Assunto: Mame Bonsai... |
|
|
Olá Pessoal,
Estou postando este topico para um amigo meu, pois o mesmo encontra-se impossibilitado de postar (esta sem internet). Ele gostaria de saber (e acredito que muitos de nós tambem), dicas sobre os primeiros passos no cultivo de Mames Bonsai. Como dar a forma desejada? As tecnicas mais utilizadas (tecnica de poda (os tipos), tecnicas de diminuição tanto de tamanho quanto de folhas, o melhor metodo para se começar (sementes, mudas e etc))? As plantas mais indicadas? Os estilos mais utilizados no Mame Bonsai? Bem é isso pessoal, gostaria de que ajudasem ele, pois ajudando um amigo estamos ajudando outros, nao é verdade? T+ amigos.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
vmterra

Registrado: 12/08/05 Mensagens: 72 Localização: Linhares - ES - Brasil
|
Enviada: Qui Set 29, 2005 9:35 am Assunto: |
|
|
Isso seria uma dúvida minha e acredito que de vários outros aqui nesse forum.. seria bom se esse conteúdo estivesse no "Livro" Illex, o que acha?
Abraço,
Vitor Moulin |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Set 29, 2005 9:38 am Assunto: |
|
|
Olá Vitor,
Boa ideia amigo. Poste la no Forum do Livro e peça para o Mario colocar, como se fosse seu pedido, pois a ideia foi sua. T+ amigo. Boa ideia.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
vmterra

Registrado: 12/08/05 Mensagens: 72 Localização: Linhares - ES - Brasil
|
Enviada: Qui Set 29, 2005 9:44 am Assunto: |
|
|
Ok Illex, já está lá!
Valew
Vitor Moulin |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 29, 2005 10:39 am Assunto: |
|
|
Realmente é um ótima ideia!
Mas em relação ao tópico, podia sair algumas sugestões de alporquia tambem. Fazer alguns mames através de alporquia é legal!
Obrigado _________________ Antonio Badu |
|
|
 |
charlesfmachado 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 29, 2005 10:47 am Assunto: interesse |
|
|
Olá amigos, tenho grande interesse no assunto também.
grande abraço  _________________ Charles Machado
"Mame Shohin Bonsai" |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Out 01, 2005 12:18 pm Assunto: Re: interesse |
|
|
Olá Pessoal,
Gostaria de saber sobre a pergunta acima. Masi alguem saberia explicar para mim para que falase com meu amigo? Obrigado pessoal. T+.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Pedro Stumm Visitante
|
Enviada: Sáb Out 01, 2005 11:52 pm Assunto: |
|
|
Illex
Vou tentar falar da minha experiência com mame.
Vamos por parte:
1 - dicas sobre os primeiros passos no cultivo de Mames Bonsai:
Muita coragem, muuuuita dedicação, pois são muito fáceis de morrer, porque há pouca terra, seca com facilidade, qualquer vento persistente seca fácil a terra. Ou seja, é um bonsai especial, que merece um cuidado redobrado.
2 - Como dar a forma desejada?
Igual aos demais bonsai, com arame, com poda, com crescimento programado.
3 - As tecnicas mais utilizadas (tecnica de poda, os tipos)
Normalmente, o mame inicia com poda radical, para aproveitar a velhice de um tronco, com um movimento interessante muuuito próximo ao nebari. Deixa-se crescer um galho a nível do corte para fechar o corte e vai desenvolvendo as ramificações. Pode-se fazer pelo nétodo Hidaka, ou seja, desde sementinha, deixando crescer, aramando e dando movimento. Deixa um galho de sacrifício para engrossar. Poda. Deixa outro galho de sacrifício, arama, movimento, cresce, poda... etc..
4 - tecnicas de diminuição de tamanho de folhas
Desfolha no mínimo 3 vezes ano, dependendo a espécie, até mais vezes.
5 - o melhor metodo para se começar (sementes, mudas e etc))?
Acho que já dei a dica acima. Eu gosto de poda radical e mudas. Sementes não tenho paciência.
6 - As plantas mais indicadas?
Não vejo impedimento para as plantas de folha média a pequenas. Depois que vi mame de ficus religiosa, não posso dizer que seja impossível. Ficus, serissa, carmona, mirtaceas, aceres, bouganville, scheflera, kinzu, pinheiros, juníperos, oliveira, macieira, ulmus, piracanta, ligustros, buxus, etc...
7 - Os estilos mais utilizados no Mame Bonsai?
Todos.
Espero ter ajudado, se tiver dúvidas, é só perguntar.
Um abraço,
Pedro |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Dom Out 02, 2005 12:55 am Assunto: |
|
|
Obrigado Pedro "Aguardava mesmo a sua resposta" Pois pude ver que vc possui plantas maravilhosas nesse estilo
Obrigado também ao Ilex por postar esse tópico Pois as poucas informações que consegui são de sites estrangeiros. |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 02, 2005 2:01 am Assunto: |
|
|
Realmente as palavras foram muito úteis!
O negócio agora é começar... E seja o que Deus quizer!  _________________ Antonio Badu |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Out 02, 2005 8:13 am Assunto: |
|
|
Pessoal,
o pedro já deu todas as dicas: mames podem ser obtidos à partir de
- poda sucessivas em plantas já desenvolvidas,
- ou à partir de mudas(estacas) ou sementes,
sem muito segredo, só paciência.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Out 02, 2005 8:14 am Assunto: |
|
|
Ah,
um detalhe: não se esqueçam que a planta deve ser trabalhada em escorredor ou vaso maior antes de ir p. o vaso mame.
[] _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Pedro Stumm Visitante
|
Enviada: Dom Out 02, 2005 10:22 am Assunto: |
|
|
Não se esqueção que o mame deve ser colocado sobre uma caixa ou bandeja com areia, até mesmo pode ser enterrado na areia, pois assim vai conservar mais a humidade.
Pedro |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Dom Out 02, 2005 10:47 am Assunto: |
|
|
Pedro, só mais uma coisinha... Que tipo de substrato vc usa? Estou usando um com pouca drenagem a base de fibra de côco e areia no vaso final!
Está certo
Atila |
|
|
 |
Pedro Stumm Visitante
|
Enviada: Dom Out 02, 2005 11:18 am Assunto: |
|
|
Não conheço a fibra de coco, portanto não posso comentar.
Eu uso 60-70% de pedrisco/areia e 30% de terra. Alta drenagem. Transplante de 1 a 2 vezes ano. Quando vejo que o substrato está mostrando estar esgotado, troco. No meu ver, a comida deve vir pela adubação. É que eu sou partidário da escola que manda o vaso ser proporcional até nos mame. Então os vasos as vezes são pequenos, mesmo.
Eu uso adubo foliar, que agora vai começar a ser semanal.
Pedro |
|
|
 |
|