Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leandro Salata 1.o PASSO

Registrado: 21/05/05 Mensagens: 112 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Qui Set 29, 2005 2:44 pm Assunto: MINHOCAS!!! |
|
|
Pessoal, a um bom tempo atras (cerca de 4 meses), estava observando minha serissa e notei q tinha uma minhoca nela. Um pouco novato no assunto, como ainda sou, achei q não teria problema. Hoje começo a me questionar se teria ou não prblema deixa-la no vaso. Tenho percebido aquelas bolinhas em cima da terra, q me disseram ser as fezes da minhoca( ).
Tem problema eu deixar esta minhoca no vaso?Como eu poderia acabar com ela?Fazendo um novo transplante?O ultimo foi feito cerca da 6 meses.
Por favor, me ajudem. Essa serissa foi meu primeiro bonsai e não quero q ela sofra algum dano!
Abraços a todos! |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Set 29, 2005 4:02 pm Assunto: |
|
|
Oi Leandro !!!!!
Se esta planta fosse minha, embora sem conhecê-la (falta foto), eu faria imediatamente o transplante.
Não podemos nos esquecer que os túneis feitos por minhocas são um excelente ninho para fungos......
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
vmterra

Registrado: 12/08/05 Mensagens: 72 Localização: Linhares - ES - Brasil
|
Enviada: Qui Set 29, 2005 4:17 pm Assunto: |
|
|
A Angela tem toda razão Leandro quanto aos túneis que elas fazem!
Agora quanto ao humus.. esse não prejudica em nada não! ele deixa a terra um pouco ácida!
Abraços
Vitor Moulin |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qui Set 29, 2005 4:18 pm Assunto: |
|
|
Oi
Eu tenho um Acer atropurpureum, que na altura que o comprei tinha o substrato envolto de uma rede.
Pude ver perfeitamente que estava cheio de minhocas da grossura de um dedo de um adulto + ou -, como aparentava estar bem e assim ficou...tem quase 2 anos e até esta data nunca me apercebi de que estivessem a causar algum problema...agora ele está num vaso alto ( dos Comuns )e não dos de bonsai .
http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTematicas/Solo/Documentos/doc40.htm
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Leandro Salata 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 29, 2005 4:27 pm Assunto: |
|
|
Angela, vou providenciar uma foto e posto aqui para que vocês possam ver!
Qto ao transplante, não tem problema eu fazer agora, já q fiz um não há muito tempo?(6 meses +-)
Posso podar um pouco das raizes, caso esteja com bastante?
Muito obrigado pelas dicas pessoal!
Um abraço! |
|
|
 |
vmterra

Registrado: 12/08/05 Mensagens: 72 Localização: Linhares - ES - Brasil
|
Enviada: Qui Set 29, 2005 4:35 pm Assunto: |
|
|
Se estiver com muitas raízes, pode sim! não se esquecça de que se você podar as raízes, retire um pouco de folhas ou galhos finos! Pq você vai estar reduzindo o local onde a planta se alimenta, nada mais justo reduzir as folhas que puxam essa alimentação OK?
Abraços
Vitor Moulin |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Set 29, 2005 4:55 pm Assunto: |
|
|
Olá Leandro
citação:
"Qto ao transplante, não tem problema eu fazer agora, já q fiz um não há muito tempo?(6 meses +-)"
Aqui não percebi bem ...foi efectuado o transplante nessa arvore à 6 meses +- ???
Se foi isso, então um novo transplante agora nem pensar, só a recuperar as raizes leva ela um ano + ou -, para começar a carburar em pleno...por isso se recomenda os transplantes de 2 em 2 anos dependendo da espécie e da idade.
citação:
"Posso podar um pouco das raizes, caso esteja com bastante?"
Caso esteja na altura certa de executar essa tarefa, convem saber quais as que se devem cortar ( + Grossas) e a %/quantidade.
De qualquer forma ao fazê-lo nas raizes, deve levar uma poda na copa, como refere o Vitor Moulin (vmterra), para fazer a "compensação hidrica".
As bolinhas que se vêem em cima do solo é "humus", nada de alarmes. Na minha opinião, nada que justifique um transplante á pressa...mas atenção que é a minha opinião, convem ouvir mais algumas dos nossos amigos do Forum, Ok
De qualquer forma boa sorte
Boa sorte
[ ]s
 |
|
|
 |
Leandro Salata 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 29, 2005 5:49 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, tirei a foto hj e estou postando para q vcs possam ver...tentei fotografar a terra para q vcs consigam ver o humus.
Obrigado pelas dicas, mas agora me deixaram um pouco confuso, rsrs. Eu devo ou não fazer o transplante
Não poderia faezr este transplante somente para tirar a(s) minhoca(s) sem podar nenhuma raiz???Assim a planta não sofreria tanto!
Antonio, foi isso mesmo q vc entendeu. Eu adquiri esta Serissa no curso q fiz, e no curso mesmo fizemos o transplante e podas aereas e de raizes. Isso a +- 6 meses!
Abraços. espero respostas! |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Set 29, 2005 6:59 pm Assunto: |
|
|
Oi Leandro
Então nesse caso, "se fosse minha" eu não fazia.
Ela ainda não se refez do ultimo transplante efectuado (foi só á 6 meses) .
Mostra indicios de estar com problemas na copa ou troncos, para além do "humus" no solo???
É que se tiver a ter alguns, vai mostar na folhagem, coloração etc.
Mesmo procedendo a um transplante de Emergência, neste caso só seria para mudar o solo, uma vez que se parte do principio que foram cortadas, as raizes no ultimo que foi feito e elas seguramente ainda não cresceram.
Pela foto não vejo nada de anormal, é controlar bem a humidade e depois logo se vê.
No entanto é melhor aguardar os nossos companheiros
Boa sorte
[ ]s
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Set 29, 2005 9:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Pessoal !
Concordo plenamente com o Castro.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qui Set 29, 2005 11:17 pm Assunto: |
|
|
Leandro,
Não vejo problema em relação às minhocas no substrato do bonsai. O problema não são as minhocas...
Nem as minhocas, nem o húmus, nem os canais por elas abertos farão mal à planta, pelo contrário. Se tiverem de fazer algo, farão o bem.
Você só não pode deixar o substrato transformar-se num "minhocário"! Senão, em vez de minhocas você terá um formigueiro!
Se isso acontecer, não se preocupe. Você só vai ter trabalho...
Verdade é que substrato de bonsai não é o melhor habitat para minhocas.
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Leandro Salata 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 02, 2005 9:36 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, valew pelas dicas...vou fazer isso mesmo, deixar a minhoca onde está...caso eu notar algum problema com a planta, tiro uma foto e posto no site para q vcs possam me ajudar a avaliar o problema.
Grande abraço a todos. Obrigado! |
|
|
 |
|