Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergio Henrique Domingues 1.o PASSO

Registrado: 19/12/09 Idade: 46 Mensagens: 149 Localização: Bocaina-SP
|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 5:33 pm Assunto: Ficus Benjamina |
|
|
ola pessoal,
Gostaria de opnioes sobre meu ficus, o que mais eu poderia fazer, to pensando em podar algumas folhas para mostrar mais o tronco, nao muita coisa so algumas folhas o que acham ?
ele ta com 65cm de altura
obrigado |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 5:48 pm Assunto: |
|
|
Cara, que beleza de fícus... dá até dó de mecher neste exemplar..
creio que a desfolha como planejada não trará problemas, vendo que o fícus é bem resistente a isso.
seria bom uma desfolha completa para redução das folhas, porém, não sei te dizer se é uma boa época para esta realização.
há algumas falhas em relação a colocação dos primeiros galhos e o espaçamento deles para com os demais da copa, acho que terá que trabalhar nisso, "é só uma opnião ok !"
Espere mais comentários de amigos mais experientes.
Além do mais, voce está de parabéns pois é um belo exemplar.
Tudo de bom
RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 5:53 pm Assunto: |
|
|
Ricardo,
Entao eu estava pensando somente em retirar algumas folhas pouquissimas mesmo, nao desfolhar todo, tipo umas 3 aqui 4 ou 5 ali nao e muita coisa nao.
A proposito, ganhei esse ficus de um amigo da minha mae, fui visita-lo para ver os bonsais dele que nunca havia visto e ele me deu esse ficus de presente. Que presentao hein rsrsrs, mas tambem os bonsais que ele tem em casa esse ficus tava ate feio la no meio de tao lindo que sao os dele, ele deve ter mais de 100 rsrsrsrsrssr
mais valeu o presente dele e como rsrsrsrs
Espero um dia chagar la |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 6:15 pm Assunto: |
|
|
 _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 7:51 pm Assunto: |
|
|
entendo, então segue o conselho do amigo laudir que sempre ajuda com boas dicas...
Abraços _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 9:46 pm Assunto: |
|
|
Sérgio, tudo bem? Sua planta está bem saudável, muito bonita, parabéns pelo presente!
Pelo pouco que se vê da distribuição de galhos ela realmente não segue aquela distribuição clássica dos galhos que se pede nas regras japonesas. Porém, cuidado, me parece que se for aplicá-las a risca, ela vai ficar pelada, perdendo muito de sua folhagem! Eu acredito que, se estudá-la bem, você conseguirá, com pequenas mudanças, sem muito radicalismo, ter uma planta linda em alguns anos! Namore-a bastante, projete, antes de cortar algum galho, Ok?
Só mais um pitaco: esta planta foi desenvolvida pelo entrelaçamento de troncos (3 ou 4 plantas originais que foram trançadas), tendo ainda cicatrizes do processo. Se possível coloque-a em um vaso grande ou escorredor para provocar um maior crescimento do tronco e disfarce das "sequelas." Outra técnica é a raspagem sobre as cicatrizes para quando a cicatrização ocorrer provoque o desaparecimento dos sinais ainda visíveis.
A desfolha, agora, no inicio do outono, nem sempre tem a resposta adequada. Aguarde o fim do inverno/início da primavera e realize-a. Pode ser somente cortando 2/3 da folha, para se evitar possível perda de algum galho, que as vezes pode ocorrer no F. benjamina. Boa sorte! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 49 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 3:23 pm Assunto: |
|
|
POXA REALMENTE EU NÃO TINHA PERCEBIDO QUE ERA ENTRELAÇADO... POIS ESTAVA OLHANDO A COPA... REALMENTE COM UM POUCO MAIS DE ESFORÇO ELE VAI ACABAR PERDENDO ESTAS CARACTERÍSTICAS...
TIRE SÓ AS FOLHAS MAIS DO CENTRO PARA MOSTRAR MAIS O TRONCO...
QUE PRESENTE HEIN... _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 7:29 pm Assunto: |
|
|
E sim, esse ficus e daqueles com o tronco entralacado, mas ja cresceu tanto que juntou tudo e se tornou um tronco so.
Pois e foi um big de um presente, isso por que eu nem tenho tanta amizade com o cara ainda por cima, mas tambem ele tem tantos bonsais la um mais maravilhoso que o outro que esse ficus nem iria fazer diferenca ainda mais se for comparar com a beleza dos bonsais que ele tem la, nossa nunca vi tao bonito, nem mesmo na internet vi bonsais lindos como os dele.
Quando for la novamente no meio do ano vou tirar umas fotos da colecao dele pro pessoal do forum ver que coisa mais linda.
grade abraco a todos |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 7:30 pm Assunto: |
|
|
So penso futuramente trocar de vaso por um mais bonito de ceramica, mas faz so 6 meses que ele replantou o ficus entao vou dar um bom tempo pra trocar de vaso |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 9:29 pm Assunto: |
|
|
Qual o nome dele, Sérgio?? Será que conhecemos? Tem muita gente boa escondida por aí... _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 9:35 pm Assunto: |
|
|
Joao Jose,
O nome dele e Anesio Luz de Paranavai PR. Acho que na net nao tem nada dele, mas ele ja viajou muitos lugares fazendo cursos etc.
cara, acredite, eu nunca vi, nem na internet, bonsais tao maravilhosos como os dele, esse Ficus que ele me deu se comparado aos que ele tem e lixo. No meio do ano vou la novamente e vou tirar fotos pra mostras pro pessoal aqui do forum |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 9:41 pm Assunto: |
|
|
Não que eu conheça tanta gente assim, mas, infelizmente, nunca ouvi falar dele! Pele que você diz, ele deve mandar bem na arte! Quando puder fotografe os trabalhos dele pra gente, se ele permitir! _________________ João josé
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 9:46 pm Assunto: |
|
|
ahhh com certeza ele deixa sim, ele e muito gente boa, vou convencer ele em fazer um blog ou qualquer coisa assim pra divulgar o trabalho dele, e que ele acho que nao e muito ligado a internet etc, mas vamos ver o que faco. Vou la tiro as fotos e coloco na net.
Na minha opniao os mais bonitos que ele tem sao os ptecolombium, eu nunca vi tanta beleza em um bonsai como esses que ele fez.
a maior parte dos bonsais dele sao yamadoris, entao tem cada um com cada tronco grosso e bom desenvolvido, coisa fina mesmo. Fora a arte que ele faz depois.
abracos |
|
|
 |
|