 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE


Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Abr 08, 2010 2:10 pm Assunto: |
|
|
Elio depois me dei conta que o nosso clima e diferente aqui nos |Sul.
mas participei do Bonsai Sul no ano passado , em que Pedro Morales participou . Em sua demostração foi trabalhado um Ficus ,em que foi todo desfolhado , e estavamos no mes de julho , e fazia muito frio
E agora???
Abraços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Abr 08, 2010 3:10 pm Assunto: |
|
|
Olá Joel!
Como será que está o Ficus?
Nessa situação pode ter ocorrido o seguinte:
Se o Ficus tinha muitos galhos finos e foram deixados desfolhados, é bem provável que tenham secados.
Se só ficou galhos grossos, é quase certo que eles aguentaram até 2 meses depois, na primavera, voltando a brotar.
Vc que acompanhou, como foi que ele deixou o Ficus?
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Abr 08, 2010 3:24 pm Assunto: |
|
|
Complementando.............
Abaixo parte de uma entrevista que fiz com Carlos Tramujas, para APB-Assoc.Paranaense de Bonsai, em 2007:
.................O momento da desfolha é justamente entre uma fase de crescimento e outra. Isto pode parecer confuso, mas é fácil de entendermos se observamos, por exemplo, o crescimento de um Acer que começa a se desenvolver com vigor na primavera, onde os brotos podem atingir mais de um metro se deixados crescerem livres. Após este período de brotação intensa, a planta para de crescer por um período, como se estivesse descansando, isto ocorre normalmente no final da primavera e continua até praticamente a metade do verão, onde reinicia seu crescimento, só que desta vez com menos vigor e intensidade. O ponto correto para realizarmos a desfolha é momentos antes da planta reiniciar esta segunda fase de crescimento................................
Eu, por garantia (ou por medo....................rsrsrsrs) não desfolho nada até a primavera/verão.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE


Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Abr 08, 2010 10:22 pm Assunto: |
|
|
Elio , concordo contigo em tudo , tambem tenho a ideia de que inverno , que é o periodo que as plantas entram em dormencia , nao é a epoca ideal para a desfolha , mas é que vemos tantos trabalhos radicais feitos neste periodo , plantas que sao desfolahdas , aramadas e transplantadas , que acredito que as plantas possuem uma resistencia muito maior que imaginamos. Eu comecei a me ineressar por bonsai bem no inverno , imagina a empolgaçao de iniciante , podei transplantei , aramei , fiz poda radical , foi uma loucura , te confesso que nao perdi nem uma planta.
Neste evento da BonsaiSul , foi feito de tudo , e era o forte do inferno com temperatura abaixo dos 10oC. em Porto Alegre.
Se observarmos veremos que o proprio Encontro do Atelier do Bonsai sera realizado no final de maio (29 e 30 de maio ).
Abraços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Abr 09, 2010 11:40 am Assunto: |
|
|
Olá Joel!
É importante, principalmente para algum iniciante que ler este tópico, entender o conjunto das coisas que se referem a bonsai. Sei, como vc mesmo diz, muitos trabalhos são feitos no outono, inverno, trabalhos radicais de poda, transplantes, etc.
Mas, aqui mesmo na APB vi amigos fazendo isso e............plantas morrendo.
Eu mesmo aramo, faço podas parciais, estilizo, agora no outono.
Eu me refiro àquilo que interrompe radicalmente o ciclo da planta.
Veja: DESFOLHA, como foi lido na entrevista do Tramujas, que creio tem o respeito de todos.
Ele fala em "momento correto".
Assim, não é que não PODE, é que não DEVE. O risco é desnecessário.
Se posso esperar, porque fazer agora e colocar a planta em risco? Veja, eu não disse que a planta irá morrer e sim que, se tiver galhos finos, eles poderão secar, pois não havendo brotação imediata, não haverá circulação de seiva no local e, por ser fino, o estoque de energia nesse galho fino pode não ser suficiente até à primavera.
NO evento do Mário, fui em 2 e irei este ano, não vi ninguém fazer transplante ou desfolha total. Mesmo se fizer, há de lembrar que o clima de Ribeirão Preto é muito mais quente do que o nosso, aqui no sul.
Veja, eu dou curso de bonsai para iniciantes na loja O Bonsai. O curso tem teoria, demonstração e prática pelos alunos, desde a estilização até o transplante. Isso é aula e não o que pode ser feito, fora de época. Tem que mostrar, mesmo que a planta depois venha a morrer. Até explico bem que o transplante que faço é para mostrar como se faz, embora, quando o curso é no outono/inverno, isso não deveria ser feito.
Assim, Joel, pelo pouco que estudei de botânica e fisiologia vegetal, podendo respeitar o ciclo da planta, porque não fazê-lo.
Joel, desculpe me alongar. Sei vc você conhece bem do que estamos falando, tanto pelo tempo que vc faz bonsai como pela qualidades dos bonsai que vc tem.
Apenas para que iniciantes sejam melhor esclarecidos numa matéria controvertida.
Um grande abraço. _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|