|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo H Lima

Registrado: 09/10/09 Idade: 43 Mensagens: 60 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 2:20 pm Assunto: Chuva Forte no RJ! E o Bonsai do Carioca?????? |
|
|
Olá amigos!
Gostaria de pedir a opiniões de vocês quanto a questão da chuva contínua no Bonsai.
Desde ontem que chove muito no rio de Janeiro. Pelo jeito, deve continuar assim a semana inteira.
Sei que a água da chuva é boa para os nossos Bonsai, mas a questão da continuidade desta umidade não pode projudicá-los?
Pensei em colocar algumas de minhas plantas em local coberto até parar um pouco de chover...
De fato, faz sentido? Ou o melhor a fazer mesmo é deixá-los onde estão?
Não observo poças no substrato, de qualquer forma, me gerou dúvida esta questão da umidade contínua. _________________ Paulo Henrique Lima
What We do in life echoes in eternity... Imagine where you will be, and it will be so.
|Maximus Decimus Meridius, THE GLADIATOR |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 5:19 pm Assunto: Re: Chuva Forte no RJ! E o Bonsai do Carioca?????? |
|
|
Paulo,
Se o substrato tem boa drenagem não tem porque se preocupar.
Já passamos até 2 semanas chovendo direto aqui (experiência ao longo dos anos), e nunca tive problemas com chuvas, pelo contrário, as plantas gostam muito.
Agora se o substrato não tiver drenagem boa, o problema pode ser uma máxima, vez que a umidade não somente se tornaria constante, mas o pior de tudo é que seria a umidade de um solo encharcado, podendo ocorrer apodrecimento de raízes, troncos (podas abertas, etc), enfim.
No caso o local coberto (com luminosidade indireta) também ajuda até a chuvarada parar, tenho plantas tanto debaixo como fora do sombrite, e resistem muito bem a chuvas fortes.
Aguardemos experiências de mais amigos.
Abraço:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Paulo H Lima

|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 5:37 pm Assunto: |
|
|
Illex, Obrigado meu irmão.
Fico mais tranquilo com o que diz.
Aqui realmente esta bem complicado.
Mas agora então é só esperar a chuva passar.
Abraços _________________ Paulo Henrique Lima
What We do in life echoes in eternity... Imagine where you will be, and it will be so.
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 9:35 pm Assunto: |
|
|
Olá Paulo !!!!!!
Como Illex falou..........se existe boa drenagem, não tem com o que se preocupar.
Realmente a chuva aqui está muito forte e na minha cidade maior ainda conforme você deve estar acompanhando, foi o Município que mais sofreu.
Não estou preocupada com nossos bonsai...........e sim com as pessoas que se foram e foram muitas........
Deixe suas plantas onde estão e espere a chuva passar........... _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Abr 08, 2010 10:27 pm Assunto: |
|
|
Com o tempo vamos aprendendo , observando a reaçao de nossas plantas.
Com relaçao as condiçoes atmosfericas , voce pode molhar sua plantas 1,2,3 vezes ao dia , mas basta um dia de chuva e elas ja começam a brotar e ficar mais vistosas , pois alem de molhar a planta , a chuva aumenta a umidade relativa do ar o que é muito salutar para nossos bonsais.
Eu me preocupo mais com a falta de chuva do que com o seu excesso. _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Abr 09, 2010 11:35 am Assunto: |
|
|
Olá,
Chuva é bom e as plantas gostam, mas o que está acontecendo nesta semana não é positivo, é muita água e sem trégua... As plantas estão afogadas e já estão dando sinais de que estão no limite.
Espero que o tempo melhore...
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
Paulo H Lima

|
Enviada: Sex Abr 09, 2010 12:30 pm Assunto: |
|
|
Angela, Joel e Cláudio,
Muito obrigado!
Continuarei torcendo para que tudo fique bem com as plantinhas.
E que Papai do Céu abençoe as famílias que tiveram todas estas perdas.
Obrigado pessoal.
bom final de semana _________________ Paulo Henrique Lima
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Sex Abr 09, 2010 8:35 pm Assunto: |
|
|
Paulo, estou com uns bonsai de vitoria regia e alface hidroponica muito show, rsrsrsr
esquenta com as plantas não, o lance é o substrato estar bem drenado, com essa chuva toda só perdi um vaso. _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 10, 2010 11:12 pm Assunto: |
|
|
todos estão acompanhando a tragédia no estado do Rio, espero que logo vcs do rio se recuperem desse problema.
e só podemos ficar solidarios com as familias da vítimas,
abraço a todos aí!!!!!!!!!!!!!! _________________ P.C. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Abr 11, 2010 6:55 pm Assunto: bonsai |
|
|
Em relação à exposição de bonsai por tempo indeterminado, durante estação chuvosa, só é recomendável a retirada ou proteção quando houver trabalho de madeira morta, como shari e sabamiki. Jin, nem tanto.
Algumas espécies, claro, são mais suscetíveis à podridão que outras, de maneira que, sob chuva constante, interminável, é recomendável retirar as plantas que apresentam tronco exposto, protegendo-as. Com isso, evita-se a podridão da madeira, que mesmo protegida por calda, não resiste muito bem.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|