FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Hipoclorito de sodio
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
hsp
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 11, 2010 5:55 pm    Assunto: Hipoclorito de sodio Responder com citação

Senhores, e senhoras;
Estou com uma baita pulga atras da orelha.
Semanas atras (duas) o meu valoroso vizinho aplicou hipoclorito de sodio pra limpar as telhas e paredes da casa dele (ficaram brilhando), mas no caso dois ou tres dias depois minhas mudas (alguns sao quase prebonsais...) comecaram a perder as folhas, e que ate agora nao vi nem sinal de rebrotagem, apesar do tronco ainda estar verde por baixo da casca.
Pergunto, o que fazer?
- rezar e esperar?
- aguar muito (Sao Pedro ta fazendo isso por mim), e rezar e esperar/
- NDA.

Aguardo contribuicoes de experiencias anteriores com tal produto.
Grato.
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 11, 2010 11:15 pm    Assunto: Responder com citação

Acidez demais? Sais demais? Lave bem, que sabe um pó de giz para neutralizar? Só estou chutando... aguarde mais sugestões!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 12, 2010 11:03 am    Assunto: Recuperação Responder com citação

HSP

O cloro é volátil e provoca a queda das folhas, mas as plantas devem começar a rebrotar em até 15 dias. No entanto, o hipoclorito geralmente vem misturado com o alvejante hidróxido de sódio, que queima por contato, além de alterar o pH do substrato. Mas a rega abundante que você executou deve ter sido suficiente para eliminar o problema. Esperamos que nenhuma planta mais sensível tenha sido severamente afetada.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 12, 2010 11:05 am    Assunto: Responder com citação

Post repetido. Favor eliminar.

"Recife (PE)"
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 12, 2010 3:07 pm    Assunto: Responder com citação

Com o cloro evaporando o sódio não ficaria, Ferreira? Acredito que seja mínimo, mas é só curiosidade!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 13, 2010 9:46 am    Assunto: Desconhecimento Responder com citação

João

Admito abertamente que não sei responder diretamente à sua pergunta.

Parece-me que o sódio sozinho não teria um efeito tão danoso na planta, mas pode, talvez, salinizar o substrato e interferir com a absorção de outros nutrientes.

Parece-me também que não seria adequado tentar corrigir o problema do HSP com a adição de pó de giz. O hidróxido de sódio já teria elevado o pH e a correção necessária seria baixar o pH. Ao contrário disso, o giz também elevaria o pH, aumentando o problema.

A adição de ácidos poderia ser ainda mais problemática, por isso acho que a melhor solução seria mesmo a lavagem do substrato com rega abundante. A adubação posterior, após a recuperação da planta, já deve ser suficiente para corrigir a acidez necessária.

Volto a salientar que não tenho conhecimento suficiente sobre problemas de pH de solo e suas possíveis correções. Minhas respostas foram baseadas em minha própria experiência e podem não ser adequadas em outros casos.

"Recife (PE)"
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 13, 2010 9:54 am    Assunto: Responder com citação

Concordo que com a presença do hidróxido de sódio a teoria do giz cai por terra!! A discussão é boa, e interessante para eventuais novos acidentes!

hsp
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 15, 2010 10:33 pm    Assunto: Responder com citação

Entao, grato as respostas. Cito que ate agora ao menos os caules estao verdes, mas nada de rebrota. Estou pensando em lavar geral as raizes e replantar. Tem um buxus que da dó de ver como era e como está agora.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 16, 2010 12:35 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Xará!

Pelo que entendi as tuas plantas sofreram ação do Hipoclorito (pH básico) pela evaporação do tellhado do teu vizinho, certo?
não escorreu, na forma líquida, para as tuas plantas, certo?
Assim, entendo que atingiu mais as folhas do que o substrato.
Entendo que, nessa época, nosso clima (começando a esfriar) não seria interessante retirar do vaso, lavar as raízes e transplantar.
S vc já usou bastante água no substrato, agora , acho que é só aguardar.
Quanto à rebrotar, agora é época das plantas entrarem num ciclo de baixa atividade.

Entendo assim. Se alguém tiver algo à acrescenar ou corrigir, por favor............vamos todos aprender uns com os outros.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
hsp
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 16, 2010 1:59 pm    Assunto: Responder com citação

Ok, na verdade acho que foi mais o spray devido as telhas terem sido lavadas com maquina de pressao de agua.
Vou aguardar, valeu.
Eloir Jose Taparo

MensagemEnviada: Sex Maio 07, 2010 8:58 pm    Assunto: Responder com citação

Helio...como estao as plantas?

E o vizinho, ta vivo ainda? kkkkkkkkk

Abraços

Eloir Jose Taparo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
hsp
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 09, 2010 7:03 pm    Assunto: Responder com citação

Ola;
Só para posicionar com relação ao que "nao sobrou".
Foi uma flor da felicidade, em estagio de enraizamento, provavelmente por isso.
Uma moita de capim citronela, e um pre de ipe amarelo (ao menos esta com o tronco verde mas ainda nao rebrotou)
Os demais todos apresentaram reação positiva, ufa.
Valeu!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: