|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MiguelSM
Registrado: 27/02/07 Idade: 38 Mensagens: 34 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Sex Mar 05, 2010 12:09 am Assunto: Identificação |
|
|
Opa, foi um prazer poder ajudar, eu tenho um exemplar dessa espécie também, tenho também da Sebastiania commersoniana (branquilho comum), que é bem parecida com essa, porém nao exsuda látex. O branquilho comum é a melhor lenha pra churrasco!! hehehe
Faço engenharia florestal, gosto bastante da parte de dendrologia, então posso sempre tentar ajudar os amigos..
obs:essa espécie ocorre em todo sul que eu saiba, até mesmo no RS.
abraço! _________________ “O real sentido da vida é plantar árvores, debaixo de cujas sombras talvez você nunca se sentará.” Nelson Henderson |
|
|
 |
Ricardohentz

Registrado: 01/03/10 Idade: 41 Mensagens: 75 Localização: Campina Grande do Sul-PR
|
Enviada: Sex Mar 05, 2010 9:54 pm Assunto: |
|
|
É linda né cara... Adoro ela, as folhas o caule, e principalmente porque foi a primeira que floreceu e frutificou...
Eu acho que tenho um branquiho comum. Não tenho certeza, vou pesquisar. Por um bom tempo eu achei que eram a mesma espécie, agora tenho reparado certa diferença na cor, formato e tamanho das folhas (coisas sutís).
Ainda quanto ao branquilho leiteiro, eu tenho outro exemplar... Com certeza é um branquilho leiteiro, só que não frutifica... Ele florece todo, tanto quanto o anterior, porém nas flores não consegui identificar o ovário o "carocinho" como eu disse nas fotos anteriores.
Será que essa é uma espécie dióica?
As primeiras flores que apareceram nesse exemplar que frutifica também não geraram frutos. Será que este outro que não está fritificando ainda, venha a frutificar?
Eu até já tirei fotos das flores deste que não apresenta o ovário pra postar aqui mas as fotos ficaram em casa... Amanhã vou postá-las aqui e continuaremos essa discução que muito me/nos interessa.
Grande abraço miguel, e obrigado. _________________ Toda planta tem potencial. É preciso respeitá-la para descobrí-lo. |
|
|
 |
MiguelSM
Registrado: 27/02/07 Idade: 38 Mensagens: 34 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Dom Mar 07, 2010 9:53 pm Assunto: |
|
|
Humm.. a minha até agora só floresceu..
pode até ser dióica, ou mista, onde se tem indíviduos masculinos, indivíduos femininos e os dois no mesmo pé. mas não sei a respeito.
Abraço! _________________ “O real sentido da vida é plantar árvores, debaixo de cujas sombras talvez você nunca se sentará.” Nelson Henderson |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Sex Mar 12, 2010 4:42 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, parabéns pela identificação e obrigado pela identificação!!!!!!
Tenho 3 exemplares dessa espécie e agora que sei 'do que se trata' fica muito mais fácil.
Vlw. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
Ricardohentz

Registrado: 01/03/10 Idade: 41 Mensagens: 75 Localização: Campina Grande do Sul-PR
|
Enviada: Qua Mar 31, 2010 11:34 am Assunto: |
|
|
R. Ozelame...
É ótimo isso, não? Também já tirei muitas dúvidas em tópicos antigos, por isso é sempre bom revirar o fórum. As vezes é lá no fundo do baú que está a resposta para nossas perguntas.
Ao Post...
Conforme prometí, estou postando as fotos das sementes:
A fruta é dividida em 3 gomos. Abaixo, eles separados depois de seca:
Reparem que não há polpa. Somente casca e semente.
A Semente em sí:
É isso... Obrigado por tudo. _________________ Toda planta tem potencial. É preciso respeitá-la para descobrí-lo.
Editado pela última vez por Ricardohentz em Qua Mar 31, 2010 6:05 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Mar 31, 2010 4:29 pm Assunto: bonsai |
|
|
O pessoal do sul é altamente felizardo: vez ou outra alguem aparece com alguma nativa diferente, ótima para cultivar como bonsai. Mais uma para esse rol, que vale a pena investir.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ricardohentz

|
Enviada: Ter Abr 13, 2010 12:22 am Assunto: |
|
|
Nicky...
Agora tenho sementes. Algumas apenas, mas posso enviar-te se o seu desejo é aventurar-se em cultivá-la no centro-oeste. Acredito que não terá problemas, afinal não estamos tão distantes.
Há alguns dias mostrei esta planta para um amigo que faz engenharia florestal. Ele me disse que ela está presente naturalmente em todo o sul do país (assim como disse o MiguelSM) e pode ser encontrada em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Então, acho que é sucesso na certa.
Abraço. _________________ Toda planta tem potencial. É preciso respeitá-la para descobrí-lo. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Abr 14, 2010 8:10 am Assunto: bonsai |
|
|
Ricardohentz, se não se incomodar em fazer essa gentileza, envie algumas sementes para mim, então. Tenho mudas de Branquilho e guajuvira, mas nenhum é dessa espécie nova que voce apresentou. Isso significa que essa variedade irá brotar e crescer bem, por aqui.
Endereço para correspondencia, envio por MP a voce.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|