FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Meu buxus
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 15, 2010 2:30 pm    Assunto: Meu buxus Responder com citação

Ola este é meu buxus com 13 anos e 50 centimetros,tenho a ideia de reduzir para 25 a 30 cm o que acham???vista de frente mais ou menos por ai o corte de lado nebari
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 15, 2010 3:02 pm    Assunto: Responder com citação

Andre´, o problema é que para baixo não há folhas. Se podar e deixar sem folhas, dificilmente rebrotará. Característica do Buxus.
Sugiro podar o mais baixo possível, desde que deixando algumas folhas em cada galho e esperar que venha brotação mais baixa. Isso, no final do inverno.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Allan M
Visitante

MensagemEnviada: Qui Abr 15, 2010 9:23 pm    Assunto: Responder com citação

Minha sugestão é vc tentar fazer uma flap top (pesquise aqui pelo fórum).
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 15, 2010 10:33 pm    Assunto: Responder com citação

Boa idéia a do Allan, um estilo africano seria uma ótima opção, mas se você ainda quiser reduzir a altura terá que fazer em muitas etapas e sem nunca deixá-la sem folhas. Eu já via aqui no fórum um buxinho resistir a uma poda muito drástica e rebrotar, mas foi uma exceção.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 15, 2010 11:11 pm    Assunto: Responder com citação

André, esquece dele por um tempo que, quando menos esperar, geralmente perto das forquilhas, ela solta um brotinho, espera crescer e... vai pra galera! Eu tenho uma parecida com esta no início, acho que não postei ainda! Ou já... vou procurar!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 15, 2010 11:14 pm    Assunto: Responder com citação

Achei, André!

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13778&highlight=

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 18, 2010 10:03 am    Assunto: Responder com citação

André,
como disse o Elio, num dos tópicos com colocações muito apropriadas a respeito das suas plantas; seria mesmo muito interessante que você pudesse fazer parte de algum grupo de bonsaístas, com esta tua vontade de trabalhar, visto que tens muitas plantas, aliado com a aquisição de boas mudas, com certeza terás ainda mais prazer e satisfação em praticar a Arte Bonsai...
Acho que as palavras do Elio podem ser esclarecedoras para muitos, sobretudo os iniciantes, por isso acho oportuno repetí-las:

Citação:
André, vou responder não apenas a este tópico, mas relacionado a vistoria que fiz em todos os tópicos que o colega colocou: confesso que fiquei impressionado pela quantidade de plantas postadas apenas de uma vez. Isso com certeza vai dificultar um pouco a opinião dos foristas para cada planta em particular. e é isso que faço, falando de todas as plantas de maneira geral.
Gostei muito do estado geral de suas plantas com relação ao cultivo. Vi que você está tendo um cultivo em pequenos vasos, de plantas que etão sadias, com bom vigor vegetativo em geral e alcançando com isso plantas de aspecto fitossanitário excelente, coisa que para a maioria dos bonsaístas é a parte mais difçil de obter. Parabéns neste aspecto.
De outra parte a forma e estilo das plantas demonstra o que vemos muito em bonsaístas autodidatas, onde carecem aspectos de estilização. Veja bem, não é uma questão de serem plantas bonitas ou feias, é uma questão de terem um estilo definido, coisa que para o bonsai é preponderante. Este aspecto se consegue mais facilmente com a convivência e troca de experiências com outros bonsaístas. Temos duas sociedades de bonsaístas bem perto de você, bonsai Sul Porto Alegre e Amigos do bonsai Rolante. Quero convidá-lo a participar conosco em qualquer uma destas sociedades, já que participo das duas. Também pode me passar uma MP que mantemos contato.
Gostaria muito de poder contar com a participação do amigo, pois como já disse, gostei muito de seu ccultivo.
Também tem outro aspecto dos tipos de plantas que odem ou não serem consideradas bonsai, pois algumas delas podem ser usadas como kusamono, isto é planta de acento, ou acompanhamento, mas não propriamente como bonsai.
Desculpem a extensão da resposta, mas é válida para os demais tópicos do amigo.

Quanto ao buxinho em questão, as dicas do João José são ótimas; acho que o caminho é mesmo por aí.
No mais, não desanimes, pois bonsai é assim mesmo; é um passo a frente, e dois atrás... Qualquer outra coisa não se acanhe em perguntar...
Abraço.
Edson.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 18, 2010 11:21 am    Assunto: Responder com citação

Para que a justiça seja feita, a citação do amigo Edson sobre o post do Elio. É do meu xará e amigo ELIO LUIS SECCHI.

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: