Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo RFA
|
Enviada: Ter Abr 13, 2010 6:19 pm Assunto: Ficus bem antigo e baixo - Opinões |
|
|
Pessoal, comprei esse ficus em 2008 e até hoje está no mesmo vaso, o máximo que fiz foi direcionar alguns galhos e dei uma bela limpada até ele ficar nesse ponto.
Frente pretendida
Outra frente?
Acho que o estilo é hokidachi mesmo, ou será que dá para sair um moyogi?
Aguardo sugestões de vocês.
Abraços
Ricardo[/img] |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Ter Abr 13, 2010 9:48 pm Assunto: |
|
|
Boa peça, Ricardo! Só tem um detalhe para ficar melhor: trazer ela pra Itu!! Rs!!
É um F. retusa, né? Seguinte, acho que precisas investir em ramificação dos ramos. Estão muito longos e finos. Sugiro que, no início da primavera, realize a desfolha, seleção dos ramos e poda para provocar uma maior brotação e, consequentemente, uma ramificação mais vistosa. E refaça a desolha pelo menos 2x ao ano. Fim de agosto e início de janeiro.
O tronco e o nebari dela, pelo pouco visível, é muito bonito!! Parabéns pela planta!! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Ter Abr 13, 2010 10:50 pm Assunto: |
|
|
Muito bacana mesmo seu ficus, muito bem estruturado, como disse o joão josé, concentre-se na estrutura da copa com as dicas que ele passou...
... e como está o substrato? ja tem dois ou mais anos... dependendo de como esteja seria bom olhar as raízes e trocá-lo talvez, mas veja antes se é viável...
Abraços
RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Abr 14, 2010 8:46 am Assunto: |
|
|
Muito show hein! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Abr 14, 2010 10:01 pm Assunto: |
|
|
E ai xará, que beleza de material.
Aparentemente seu ficus possui uma estrutura de tronco excelente mas os galhos parecem confusos.
Eu sugiro uma desfolha para podermos analisar melhor a planta e fazer alguma sugestão e até projeção.
Plantaço !!! _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Ricardo RFA
|
Enviada: Qui Abr 15, 2010 9:14 am Assunto: |
|
|
Olá, obrigado pelos comentários e opiniões.
Percebi que esse ficus tem um crescimento um pouco lento dos demais que já tive.
Por isso tenho receio de fazer a desfolha.
Estou pensando em realizar o transplante dele, junto com a desfolha, porém não mecherei no torrão de terra, apenas colocarei em um vaso maior, com mais substrato o que acham (como uma mamadeira, mas sem o escorredor)?
Logo que for para o vaso maior, vou usar a técnica de colocar um saco plástico transparente para manter a umidade e favorecer a brotação.
Pergunto a vocês, agora já passou a época para realizar esse procedimento né?
Porém, como nao vou mexer nas raízes, não posso aproveitar o inicio do tempo frio para fazer a desfolha e aramaçao?
Aguardo resposta de vocês.
Abraços
Ricardo |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Abr 15, 2010 9:16 am Assunto: |
|
|
Se não for mexer com as raízes, pode transplantar sim.
a desfolha é assim: deixe umas duas por cada ramo q nao perde a planta... mas faça isso após um mes do transplante _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Ricardo RFA
|
Enviada: Qui Abr 15, 2010 9:38 pm Assunto: |
|
|
Fala Pessoal.
Hoje estava analisando melhor ele... vai ser dificil deixar muito espaço entre os galhos, pois no meio tem uma cicatriz muito grande.
Estou querendo deixar a copa bem compactada, mas para isso preciso de mais ramificaçoes e bifurcações nos ramos, bem como folhas com pelo menos 1/3 o tamanho atual.
Vou ver se consigo transplanta-lo esse final de semana, para que ele fique mais vigoroso e com mais brotos.
Não estou muito confiante em desfolhar ele agora.
Acho que essa espécie nao é um ficus retusa, pois as folhas sao bem mais grossas (suculentas) do que o retusa. São mais arredondadas também....
Abraços
Ricardo |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Abr 16, 2010 12:55 am Assunto: |
|
|
Ricardo, a partir do que você falou, se fosse meu, eu retirava ele deste vaso, SEM DESMANCHAR O TORRÃO, não mexia nas raízes e simplesmente o colocava numa grande bacia, no mínimo o dobro da largura do vaso atual e completava com um substrato bem aerado.
Caprichava na adubação e deixava ela nesta bacia por uns 2 anos para que os galhos engrossem e ramifiquem.
Com este procedimento adiava a desfolha para o início da primavera.
Sua preocupação com o tamanho das folhas agora não requer. O importante é formar a estrutura da copa.
Ah, espaço entre galhos? Cara, ficos é copa compacta mesmo. Você precisa apenas selecionar e retirar o excesso de galhos atuais.
Olha só este exemplar de Min Hsuan Lo:
[/img] _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Ricardo RFA
|
Enviada: Sex Abr 16, 2010 3:53 pm Assunto: |
|
|
Fala Xará.. rsrs
Obrigado pelas dicas, farei isso mesmo, vou apenas tirar o vaso e coloca-lo em uma bacia com o dobro do tamanho.
De substrato irei utilizar caco de telha moido (2/10), pedriscos (4/10), areia de rio (3/10) e vermiculita (1/10).
O que acha?
Quanto a sua foto, esse exemplar é lindo, mas penso em deixar a copa ainda mais compacta (sem mostrar os galhos e ramificações).
Veja estes exemplos:
O que acha?
Abraços
Ricardo Andrade |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Abr 16, 2010 6:30 pm Assunto: |
|
|
Olá Ricardo!
Vc adquiriu uma belo exemplar, com condições de se tornar um excelente bonsai.
Minha sugestão de estilo é Moyogi. Hokidachi acho meio óbvio.
Estranhei um pouco o substrato que vc quer usar:
Vermiculita: Alta retenção de umidade
Caco de telha: Média retenção de umidade
Areia e pedrisco: Boa drenagem
Não vai usar nada orgânico?
Eu usaria, caso contrário vai ter que acertar bem o ponto e tipo de adubação.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Ricardo RFA
|
Enviada: Sex Abr 16, 2010 6:59 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio, tudo bem?
Ainda sou principiante.. rsrs um moyogi seria um pouco arriscado não? E também acho que demoraria muito mais para aparecer o resultado.
O Substrato é porque o local que a planta se encontra pega sol das 7h as 18h, sem nenhuma sombra.
Está na sacada do meu ap, muito vento e sol. As condições nao sao muito favoráveis.
A adubação faço com osmocote.
Acabei de transferir para uma caixa plástica de 15 litros, completei o torrão de terra (que nem mexi), com: casca de pinus, areia grossa e pedriscos grossos.
Vamos ver o que vai dar...
Reguei com bastante Biofert Raiz
Assim que tirar foto, posto para vocês.
De vez enquando borrifo BiofertPlus... a cada 15 dias....
Abraços
Ricardo |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Abr 16, 2010 7:11 pm Assunto: |
|
|
Explicado, Ricardo!..............hehehehe!
Sucesso! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Abr 16, 2010 9:01 pm Assunto: |
|
|
Beleza mesmo Ricardo, ela vai te mostrar coo gostou da troca.
Bem, quanto ao moyogi ser "arriscado" e o resultado demorar ... primeiro você precisa treinar a paciência, um bonsainão fica como os que postamos de uma hora para outra.
E você tem tudo a seu favor, planta de crescimento rápido, resistente e fácil cultivo e um excelente material. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Abr 16, 2010 9:20 pm Assunto: |
|
|
Oi Pessoal
Depois de tudo que já foi postado e feito na planta em questão, não vejo problemas em desfolhar, mesmo com as condições climáticas, trata-se de um ficus As condições foram todas favoraveis: vaso maior, adubação...
Sem falar que a desfolha é uma das melhores maneiras de se conseguir uma massa verde maior  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|