FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus bem antigo e baixo - Opinões
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ricardo RFA

MensagemEnviada: Ter Abr 13, 2010 6:19 pm    Assunto: Ficus bem antigo e baixo - Opinões Responder com citação

Pessoal, comprei esse ficus em 2008 e até hoje está no mesmo vaso, o máximo que fiz foi direcionar alguns galhos e dei uma bela limpada até ele ficar nesse ponto.

Frente pretendida

Outra frente?

Acho que o estilo é hokidachi mesmo, ou será que dá para sair um moyogi?

Aguardo sugestões de vocês.

Abraços
Ricardo[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 13, 2010 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Boa peça, Ricardo! Só tem um detalhe para ficar melhor: trazer ela pra Itu!! Rs!!
É um F. retusa, né? Seguinte, acho que precisas investir em ramificação dos ramos. Estão muito longos e finos. Sugiro que, no início da primavera, realize a desfolha, seleção dos ramos e poda para provocar uma maior brotação e, consequentemente, uma ramificação mais vistosa. E refaça a desolha pelo menos 2x ao ano. Fim de agosto e início de janeiro.
O tronco e o nebari dela, pelo pouco visível, é muito bonito!! Parabéns pela planta!!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
RicardoGV
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 13, 2010 10:50 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bacana mesmo seu ficus, muito bem estruturado, como disse o joão josé, concentre-se na estrutura da copa com as dicas que ele passou...
... e como está o substrato? ja tem dois ou mais anos... dependendo de como esteja seria bom olhar as raízes e trocá-lo talvez, mas veja antes se é viável...

Abraços
RicardoGV
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 14, 2010 8:46 am    Assunto: Responder com citação

Muito show hein!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 14, 2010 10:01 pm    Assunto: Responder com citação

E ai xará, que beleza de material.
Aparentemente seu ficus possui uma estrutura de tronco excelente mas os galhos parecem confusos.
Eu sugiro uma desfolha para podermos analisar melhor a planta e fazer alguma sugestão e até projeção.

Plantaço !!!

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ricardo RFA

MensagemEnviada: Qui Abr 15, 2010 9:14 am    Assunto: Responder com citação

Olá, obrigado pelos comentários e opiniões.

Percebi que esse ficus tem um crescimento um pouco lento dos demais que já tive.

Por isso tenho receio de fazer a desfolha.

Estou pensando em realizar o transplante dele, junto com a desfolha, porém não mecherei no torrão de terra, apenas colocarei em um vaso maior, com mais substrato o que acham (como uma mamadeira, mas sem o escorredor)?

Logo que for para o vaso maior, vou usar a técnica de colocar um saco plástico transparente para manter a umidade e favorecer a brotação.

Pergunto a vocês, agora já passou a época para realizar esse procedimento né?

Porém, como nao vou mexer nas raízes, não posso aproveitar o inicio do tempo frio para fazer a desfolha e aramaçao?

Aguardo resposta de vocês.

Abraços
Ricardo
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 15, 2010 9:16 am    Assunto: Responder com citação

Se não for mexer com as raízes, pode transplantar sim.
a desfolha é assim: deixe umas duas por cada ramo q nao perde a planta... mas faça isso após um mes do transplante
Ricardo RFA

MensagemEnviada: Qui Abr 15, 2010 9:38 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Pessoal.

Hoje estava analisando melhor ele... vai ser dificil deixar muito espaço entre os galhos, pois no meio tem uma cicatriz muito grande.

Estou querendo deixar a copa bem compactada, mas para isso preciso de mais ramificaçoes e bifurcações nos ramos, bem como folhas com pelo menos 1/3 o tamanho atual.

Vou ver se consigo transplanta-lo esse final de semana, para que ele fique mais vigoroso e com mais brotos.

Não estou muito confiante em desfolhar ele agora.

Acho que essa espécie nao é um ficus retusa, pois as folhas sao bem mais grossas (suculentas) do que o retusa. São mais arredondadas também....

Abraços

Ricardo
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 16, 2010 12:55 am    Assunto: Responder com citação

Ricardo, a partir do que você falou, se fosse meu, eu retirava ele deste vaso, SEM DESMANCHAR O TORRÃO, não mexia nas raízes e simplesmente o colocava numa grande bacia, no mínimo o dobro da largura do vaso atual e completava com um substrato bem aerado.
Caprichava na adubação e deixava ela nesta bacia por uns 2 anos para que os galhos engrossem e ramifiquem.
Com este procedimento adiava a desfolha para o início da primavera.
Sua preocupação com o tamanho das folhas agora não requer. O importante é formar a estrutura da copa.
Ah, espaço entre galhos? Cara, ficos é copa compacta mesmo. Você precisa apenas selecionar e retirar o excesso de galhos atuais.
Olha só este exemplar de Min Hsuan Lo:
[/img]

Ricardo Paiva

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Ricardo RFA

MensagemEnviada: Sex Abr 16, 2010 3:53 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Xará.. rsrs

Obrigado pelas dicas, farei isso mesmo, vou apenas tirar o vaso e coloca-lo em uma bacia com o dobro do tamanho.

De substrato irei utilizar caco de telha moido (2/10), pedriscos (4/10), areia de rio (3/10) e vermiculita (1/10).

O que acha?

Quanto a sua foto, esse exemplar é lindo, mas penso em deixar a copa ainda mais compacta (sem mostrar os galhos e ramificações).

Veja estes exemplos:

O que acha?

Abraços
Ricardo Andrade
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 16, 2010 6:30 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ricardo!
Vc adquiriu uma belo exemplar, com condições de se tornar um excelente bonsai.
Minha sugestão de estilo é Moyogi. Hokidachi acho meio óbvio.
Estranhei um pouco o substrato que vc quer usar:

Vermiculita: Alta retenção de umidade
Caco de telha: Média retenção de umidade
Areia e pedrisco: Boa drenagem

Não vai usar nada orgânico?

Eu usaria, caso contrário vai ter que acertar bem o ponto e tipo de adubação.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ricardo RFA

MensagemEnviada: Sex Abr 16, 2010 6:59 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Elio, tudo bem?

Ainda sou principiante.. rsrs um moyogi seria um pouco arriscado não? E também acho que demoraria muito mais para aparecer o resultado.

O Substrato é porque o local que a planta se encontra pega sol das 7h as 18h, sem nenhuma sombra.

Está na sacada do meu ap, muito vento e sol. As condições nao sao muito favoráveis.

A adubação faço com osmocote.

Acabei de transferir para uma caixa plástica de 15 litros, completei o torrão de terra (que nem mexi), com: casca de pinus, areia grossa e pedriscos grossos.

Vamos ver o que vai dar...

Reguei com bastante Biofert Raiz

Assim que tirar foto, posto para vocês.

De vez enquando borrifo BiofertPlus... a cada 15 dias....

Abraços
Ricardo
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 16, 2010 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

Explicado, Ricardo!..............hehehehe!

Sucesso!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 16, 2010 9:01 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza mesmo Ricardo, ela vai te mostrar coo gostou da troca.
Bem, quanto ao moyogi ser "arriscado" e o resultado demorar ... primeiro você precisa treinar a paciência, um bonsainão fica como os que postamos de uma hora para outra.
E você tem tudo a seu favor, planta de crescimento rápido, resistente e fácil cultivo e um excelente material.

Ricardo Paiva

Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 16, 2010 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Pessoal

Depois de tudo que já foi postado e feito na planta em questão, não vejo problemas em desfolhar, mesmo com as condições climáticas, trata-se de um ficus Wink As condições foram todas favoraveis: vaso maior, adubação...
Sem falar que a desfolha é uma das melhores maneiras de se conseguir uma massa verde maior Idea

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: