FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

CARLOVICH - CALIANDRAS ROSAS, H=1,80m - INÍCIO DOS TRABALHOS
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 16, 2010 5:11 pm    Assunto: CARLOVICH - CALIANDRAS ROSAS, H=1,80m - INÍCIO DOS TRABALHOS Responder com citação

Pessoal comprei duas caliandras rosa... elas estão com aprox. 1,70 e 1,80 m ... aspecto de "polvo" ainda... galhos com aproximadamente 1,2cm na base, mas muito próximos ou alinhados... quero escolher o início do trabalho...
estão sadias, com várias folhas ao longo dos galhos principais... e com galhinhos ramificados nos topos dos galhos...

existem alguns romos novos próximo da área da base...
tenho fotos mas hoje não vou conseguir colocar...

dúvidas:
1. se eu cortar todos os galhos, aprox. uns 10 a 15 cm da base... esta espécie aguenta?
2. nestes dias posso efetuar poda ou seleção de galhos maiores?
3. ou não mexo tento mudar do saco preto para escorredor?
4. localizei umas 3 vagens,... muito finas, verde claras, quase transparentes, que deixam ver o que parecem ser umas sementes minúsculas dentro delas.... isto seriam as sementes realmente...?
5. se forem, espero elas ficarem secas (marrom) ou posso retirá-las...
6. se for esperar secar...então não posso podar os galhos que as alimentam, na região próxima das bases...

descumpem pela ausência de fotos hoje...mas o que puderem adiantar...agradeço desde já...

como respondi em outros tópicos,... criei coragem para ter uma das éspécies especiais da prática de bonsai...

obrigado novamente...
Antonio Donizeti

MensagemEnviada: Sex Abr 16, 2010 5:32 pm    Assunto: Responder com citação

CARLOVICH, sei que ainda esta sem fotos , mas com as fotos seria melhor para opinar.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 16, 2010 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Carlovich!

Vamos ver se posso te ajudar.

1. A Calliandra aguenta bem a poda. Eu faria no final do inverno, até porque agora as plantas entram num ciclo de baixa atividade, pelo menos na região sul do Brasil. E, podaria a uns 5 cm, no máximo do tronco. Considerando a altura que vc citou das plantas, o tronco deve ter uns 6, ou 7 cm de diâmetro, o que dará um bonsai com porte de + ou - 30 cm.

2. Pode selecionar os galhos e podar totalmente os que vc não irá usar.

3. Se for mudar para escorredor, mude com torrão e tudo (isso vc com certeza já sabe)

4. São sementes, sim.

5. Se deixá-las secar totalmente, elas se abrem ( e vc nem vê) e as sementes pulam longe.
Se vc pretende colher as sementes tem 2 maneiras:
a. Ensacar a vagem com um mosquiteiro. A vagem vai secar, abrir e a semente ficara no saquinho.
b. Quando começar a ficar marrom nas laterais da vagem, colha, abra e guarde a semente em lugar seco e arejado. O risco é a semente não estar no ponto.

6. Não sei te responder.

Acho que é isso aí!

Um abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 17, 2010 11:38 am    Assunto: Responder com citação

Caro Élio, realmente a paciência está sendo praticada nesta prática de bonsai... Claro que com as plantas é mais gostoso..não é? agora praticar comigo...já é um luxo para mim...rsrsrs...

Obrigado realmente...

vou começar a equacionar as ações aqui... hoje vou colocar as fotos... estou redimensionando e selecionando-as...

Valeu a todos... acho que vou acabar ajudando aos que estão com dúvidas com relação às caliandras...

até mais...
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 17, 2010 1:04 pm    Assunto: Responder com citação

Bom pessoal, como prometido, algumas fotos... Está muito claro que não tem muito o que fazer ainda.... mas vamos lá...:

Bom, foto 1... geral e Foto 2 vista superior... parece estar saudável...
Estou pensando, se alguém me explicar, em fazer outras mudas das ramificações superiores...
Vejam que têm bastante galhos... que acham??
Porém não estou achando esfanho... porem consigo fibra de coco... dá para fazer?
Veja principalmente um trecho em "s" do lado esquerdo...
quase que um rascunho de bonsai... ou estou Louco...

Bom aqui vemos na Foto 4 as únicas 2 flores... e na Foto 4 as sementes...

Nas fotos 5 e 6,vemos as ramificações na base da planta... pensei em deixar alguns dos brotos ou todos,
mas cortar os galhos que por ventura escolha com uns 10 ou 15 cm....
Vs acham que devo cortar mais em baixo..ou deixar um galho para sacrifício... ou ainda deixar mais alto...?

Nesta foto 7 - vemos melhor as ramificações para fazer outras mudas e o tal "s"que acho que poderei tirar proveito...
Bom a outra caliandra está no mesmo "pé"!!!.. porém está com menos folhas e galhos,... portanto não postarei ainda...
pois acredito que está será melhor e terei muitas lições com ela...

Agradeçodesde já toda e qualquer informação, dica, etc... se já for possível alguma projeção seria ótimo...
quem sabe dos galhinhos retirados das ramifiações..que tem cara de copas menores...

Valeu...
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 17, 2010 7:53 pm    Assunto: Responder com citação

CARLOVICH vou dar a minha opinião:

A planta é bem alta, porém, muito fina. Eu tenho uma que mede +ou- 60cm e tem um tronco de 2cm de diâmetro. A sua é fina porque tem pouca ramificação/folhagem.

O que eu faria se fosse minha: esperaria o início da primavera e colocaria em uma bacia de 30 litros ou mais com um bom substrato e sem mexer no torrão e depois de uns 30 dias colocaria muito adubo e manteria uma adubação reforçada a cada 15 dias (é o que eu faço com a minha).

Esses troncos fininhos iriam se encher de galhos e ficariam com muita folhagem e isso iria engrossar bem o tronco e, daqui a 1 ou 2 anos, faria a poda drástica para começar a trabalhar o bonsai.

Tem uma regra, que não é obrigação, mas serve com "medida" que diz que o bonsai deve ter no máximo de altura 6 vezes o diâmetro do tronco; claro que se a altura for só 3 vezes maior que o tronco fica ainda mais "marcante" o trabalho. (isso é uma "regra", mas ninguém é obrigado a seguir, mas... que os bonsai que a seguem são mais bonitos isso são Laughing )

O segredo é ter paciência, quando você começar a ver o tronco engrossar depois de meses ou até 1 ano você vai sentir a verdadeira satisfação que o bonsai proporciona
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 17, 2010 9:13 pm    Assunto: Responder com citação

Marco obrigado...

sei que elas são apenas mudas...

mas será que não vale fazer a poda na primavera..para sairem galhos novos em baixo...?

fica a dúvida... pois acho que poderia reproduzir mais umas duas ou três mudas delas...

Obrigado novamente... e aguardo mais opniões apenas para melhorar multiplicar as possibilidades...
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 17, 2010 9:39 pm    Assunto: Responder com citação

CARLOVICH a primeira preocupação na hora de formar um bonsai é com o primeiro terço da planta. Bonsai se "constrói" de baixo para cima. Os galho mais baixos virão quando você fizer a poda drástica, não precisa se preocupar com isso agora, mas a base da planta se você não começar a formar agora vai levar muito mais tempo para ter um bonsai de qualidade. A copa é fácil e rápida comparado com o tronco.

Quanto a fazer mudas eu acho que é melhor fazer um bom trabalho em uma planta em vez de se preocupar em conseguir mais plantas, até porque mudinhas de caliandras não são caras e nem difíceis de conseguir.

De uma olhada nesse tópico com uma caliandra que eu tenho: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13028&highlight=caliandra+vermelha

Eu retirei quase todos os galhos da planta e eles nasceram novamente sem nenhum problema. Cortar a sua agora só para ter galhos mais baixos seria um atraso no seu trabalho.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: