|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Qui Abr 15, 2010 10:38 pm Assunto: Acer |
|
|
Olá pessoal estou postando a foto do meu acer que a tempo atrás não deu muito certo. A respeito das postagens mas agora da pra ver e gostaria de saber a espécie dele,inclusive se as raizes dele bem exposta seria possivél trabalhar com elas bem aparente.
E se esta espécie multiplica com alporque e estacas.[url [/url] |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Abr 16, 2010 3:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Anderson!´
É um Acer palmatum.
Pode deixar com raízes expostas. Se usa muito, sobre pedra.
Pode reproduzir por alporquia e estaquia.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 19, 2010 12:03 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado Elio por identifica-lo pra mim as raizes dele é esta a altura dele é de 1,80 vou fazer alporque na primavera acho que vai render. E no futuro um belo bonsai se tiver alguma sugestão, pode mandar. um abração. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Abr 19, 2010 3:02 pm Assunto: |
|
|
Anderson, vendo o nebari noto que as raízes já estão muito grossas e bem aéreas, inviabilizando o estilo sobre pedra, visto que aparecerão os vãos sob as raízes, por não "grudarem" bem à pedra, já que será difícil achar uma pedra que se enquadre direitinho às raízes. Os espaços criados tirarão a naturalidade do estilo.
Assim, vejos 3 alternativas:
1. Veja o link - http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=49&t=3460&st=0&sk=t&sd=a - como modificar raízes grossas.
2. Ao transplantar, se tiver bastante raízes finas embaixo, podar essas raízes grossas, deixando-as bem curtinhas, para que depois ali rebrote raízes finas.
3. Ou então deixar como está e no próximo transplante enterrar mais a planta deixando aparecer só o início do nebari.
Um abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 19, 2010 9:37 pm Assunto: |
|
|
agradeço pelas opções estou pensando em deixar raizes aérias será que fica um estilo compativél com espécie ou fazer como o senhor disse um nebari  |
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 53 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Ter Abr 20, 2010 1:03 am Assunto: |
|
|
ola anderson
quando fizer alporque manda uma mudinha pra mim
hehehehehehe _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Ter Abr 20, 2010 7:42 am Assunto: |
|
|
Eu tenho um Acer tridente e esou quase que com o mesmo problema: há algumas raízes grossas.
Vou experimentar essa técnica do Elio - de cortar as raízes grossas, passar pra um escorredor (usando sempre tiamina), para ver se o nebari melhora.
Acredito ser a melhor alternativa, claro, se tiver raízes finas em outros locais, pois o Acer é bastante resistente. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Abr 20, 2010 3:01 pm Assunto: |
|
|
Essa técnica de poda de raízes indesejáveis, sem perder o nebari é "pode as raízes que vc quer deixar; e deixe as raízes que vc irá podar"
Veja as fotos:
ALGUMAS RAÍZES MUITO COMPRIDAS E GROSSAS, IMPEDIRIAM DE SE COLOCAR EM UM VASO RASO.
RAÍZES MAIORES, PODADAS
QUANDO BROTAREM RAÍZES ONDE FOI PODADO, ESSAS QUE APARECEM FINAS E LONGAS, SERÃO PODADAS TOTALMENTE.
 _________________ Elio
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|