Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 9:02 am Assunto: Amora Preta 007 |
|
|
Bom dia!
Queria opiniões sobre minha amora...
O problema é q minha cachorra comeu o apse, agora estou esperando alguma brotação para ser o novo apse..
Tem um Galho de fundo, q não da de ver nesta foto.
Vamos aos pontos:
1- Como fasso para as raizes abraçarem legal a rocha?
2- trabalhar akela parte em madeira morta? um uro ou acoisa assim?
3- Brotações na base ajudam a desenvolver um nebari melhor?
Bom acho q é isso...
abraços
Editado pela última vez por Vhalveruth em Ter Abr 27, 2010 10:01 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 9:18 am Assunto: |
|
|
tome cuidado pq amoreira apodrece muito rápido onde tem madeira morta....
acho q um uro bem tratado com sulfocalcica vai ajudar vc a ter um belo exemplar _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 10:00 am Assunto: |
|
|
Bom dia Laudir!
é o q vou providenciar este final de semana, vou começar tratar para no inverno fazer um uro mais bonito, abraços |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 1:48 pm Assunto: |
|
|
Para que as raizes se fixem melhor a pedra , o ideal seria vc enterra-la junto com a planta...
Neste escorredor não a espaço sufocoente para este processo ... Plante no chão para que as raizes fiquem bem vigorosas e "abracem" a pedra ... |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 5:04 pm Assunto: |
|
|
Bonsai sérgio!
olhe, o chão é um lugar raro pra mim, então queria saber se eu providenciar um escorredor maior (tipo uma bacia toda furadinha) e colocar em cima da mamadeira (uma bacia maior ainda) e e com ela toda enterrada funciona?
queria ter mais terra para poder colocar no chão
abraços |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 6:32 pm Assunto: |
|
|
a Amora enraiza muito facilmente.
Creio que só um recipiente maior já vai poder render boas raízes. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 7:35 pm Assunto: |
|
|
Laudir, Então, eu coloquei na mamadeira com esterco, se eu cobrir a parte de cima das raiz tb, mas sem precisar tirar do substrato, so colocando uma borda e enchendo de terra..
(não sei se vc me entendeu)
abraços |
|
|
 |
Werlei Purgatto 1.o PASSO

Registrado: 04/03/05 Mensagens: 176 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qua Abr 28, 2010 4:16 pm Assunto: |
|
|
Para as raizes abraçarem a pedra você tem que deixa-la desenvolver mais do que vc pretende que ela fique no final, deixe-a crescer livremente emgrossando bem as raizes, e só depois que estiver pronta a parte do nebari é que vc vai começar a se preoculpar com a copa da arvore. _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Abr 28, 2010 4:28 pm Assunto: |
|
|
tive uma boa experiencia com a amoreira (a vermelha mesmo).
com estaca:
descasquei a base do galho/estaca e plantei em areia 60%+terra estercada 40%.
boa drenagem??? Ela nao suporta substrato enxarcado.... eu regava somente uma vez ao dia. Porém deixava muita água...
Quanto às raízes, virou uma cabeleira....
Problema:
só perdi esta estaca pq foi atacada por fungos, ou seja, enxarcamento. estava testando mesmo então nao fez tanta falta.
a sua idéia de somente cobrir é boa...
sugiro tb vc pegar um prego e dar algumas espetadas na casca onde deseja que surjam raízes. Mas lembre-se, é uma sugestão. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 28, 2010 5:15 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde!
Olhe, vou seguir suas dicas de fazer um voodoo com ela....
Cou cubrir as raizes este final de semana para ver como ela reage.
e tb vou aproveitar e fazer um uro nela... ou deixo pro inverno?
So mais uma coisa, acho q se deixar um galho crescer livre com um tempo e depois cortar fora (esqueci o nome deste termo) assim como o tronco as raizes tb vão dar uma encorpada isso ajudara as raizes a abraçar a rocha?
Quero realmente aprender mais sobre esta especie pois tenho 2 yamadoris me esperando
=) |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Abr 28, 2010 5:50 pm Assunto: |
|
|
alguem disse que o "galho de sacrifício" serve pra isso mesmo, encorpar a planta. Já para enraizamento nao sei te dizer a respeito...
o ideal é vc deixar rolar direto no escorredor.... _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 28, 2010 6:49 pm Assunto: |
|
|
Laudir.. é o q eu vou fazer, pq por lógica se encorpa a planta ene encorpa as raizes q crescem conforme a planta....
achoq é isso, e hj ainda li em um tópico de um ulmos sobre rocha e ele fez o galho de sacrifício para a raiz abraçar a rocha
vamos ver no q vai dar tb neh
abraços |
|
|
 |
Werlei Purgatto 1.o PASSO

Registrado: 04/03/05 Mensagens: 176 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qui Abr 29, 2010 8:14 am Assunto: |
|
|
Dê uma olhada nestas fotos de tecnica avançadas do site http://www.bonsai4me.com/index.htm
Veja como as raizes estão finas aqui.
Este é o galho escolhido para ser o "galho de sacrificio".
Veja como o galho se desenvolvel.
repare como as raizes engrossaram.
Agora é só esperar desenvolver a copa. _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 29, 2010 9:02 am Assunto: |
|
|
Werlei Purgatto,
Muito obrigado pelas dicas, e acho q imagens valem mais q 100 palavras nessa ocasião....
Era o q eu estava pensando em fazer mesmo, agora vou escolher um galho de sacrificio e deixar ele crescer livremente por um bom temo.... abraços |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Abr 29, 2010 9:15 am Assunto: |
|
|
Realmente... as imagens falam bastante...
sugiro, baseado nas imagens, que vc faça um bom buraco no chão.
-jogue no fundo dele areia grossa 50%+terra estercada 30%+pedriscos 20%
-coloque o conjunto bonsai/pedra
-preencha o resto com areia grossa pura (para facilitar o arranquio)
no chão qualquer planta rende melhor, ainda mais qdo se trata de amoreira
procure de vez em quando, usar uréia diluída em água com enraizante
a uréia ajuda no crescimento da planta
http://fisiologiavegetal.homestead.com/files/metabolismo_do_nitrogenio.htm _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|