Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rogeriosaba
Registrado: 03/04/09 Idade: 43 Mensagens: 83 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Ter Out 20, 2009 9:34 pm Assunto: |
|
|
Ficou Muito Legal !!!!
Parabéns !!!
Não deixe de postar mais e mais atualizações.
Abraço. |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Ter Out 20, 2009 10:53 pm Assunto: |
|
|
Olá Marco,
Esta evoluindo muito bem seu exemplar, parabéns!!!
Abraço _________________ Thiago Giaconi
http://discutindoarte.blogspot.com/ |
|
|
 |
TARCISIO DIAS 1.o PASSO

Registrado: 30/01/09 Idade: 50 Mensagens: 144 Localização: São Sebastião-SP
|
Enviada: Qua Out 21, 2009 8:39 am Assunto: |
|
|
Seu trabalho realmente ficou muito bom amigão, agora é esperar mesmo a copa dar uma encorpada pra saber que caminho mais adequado tomar.Parabéns! |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Out 21, 2009 8:58 am Assunto: |
|
|
Tua planta tem um bom futuro, parabéns. Porém, considere a possibilidade de melhorar o nebari, como viste nos exemplos, a tua planta está com as raízes muito aéreas, o mais adequado seria que o nebari se desenvolvendo de forma radial, e de maneira mais chata, horizontal.
abraços. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 21, 2009 1:33 pm Assunto: bonsaiq |
|
|
Conquanto as sugestões dos demais foristas sejam todas pertinentes, e o resultado de seu trabalho mostra que a planta se recupera bem, gostaria de salientar que, no quadro inicial, o ideal seria vc ter primeiro formado um nebari mais adequado para a planta, para só depois pensar na estruturação aerea.
Mas ainda há tempo para isso. Faça uma alporquia o mais próximo possível da base, com uma anelação. Vc envolve um arame grosso e forte no tronco, apertando bem até marcar e penetrar a casca. Em seguida, retira o arame e cava um sulco uniforme em toda a volta, sobre o corte feito pelo arame. Aplique hormonio enraizante, cubra com musgo esfagno umedecido, protegendo este ultimo com uma tela plastica. Com a emissão de novas raízes por toda a volta do tronco, poderá então dar inicio a segunda parte: cortar fora todas as raízes estranhas, formando um nebari radial a partir das novas raízes obtidas via alporquia.
Essa técnica é largamente aplicada no Japão e Europa, por grandes, pequenos e médios bonsaistas, com igual sucesso. Pode ser feita não apenas em acer mas em ficus, celtis, ulmus, zelkova, etc.
Observe que, por melhor que seja a projeção para a planta, o resultado do trabalho só terá qualidade se vc trabalhar uma otimização do nebari. Então, mantenha a planta com sua estrutura aerea como está e forme um nebari mais de acordo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 22, 2009 11:20 pm Assunto: |
|
|
Renan, Rogério, Thiago e TARCISIO obrigado pelo incentivo .
Arzivenko e Nicky vocês tem razão quanto ao nebari, ele sempre me incomodou um pouco. A base da planta tem um desenho interessante e largo, ma essas raízes não estão muito de acordo. Elas atrapalham até para colocar em um vaso mais raso. Vou começar o trabalho no nebari assim que eu encontrar um enraizante!
Obrigado pelos conselhos.
Abraço! |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 39 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Ter Dez 08, 2009 12:03 pm Assunto: |
|
|
boa tarde!
Olhe, eu nunca usei extimulante nenhum com sphagnun... este musgo já tem suas propriedades enraizantes. Em um acer palmatum eu fiz a 4 semanas so com sphagun e já consigo ver bastante raizes, agora so vou deixar elas crescerem um pouco mais e vai para o escorredor com um pratgo por baixo =) |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 08, 2009 4:37 pm Assunto: |
|
|
Boa Tarde!
Vhalveruth obrigado por expor sua experiência. Eu adiei esse procedimento no nebari por enquanto, pois não encontrei o material adequado.
Abraço! |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 10, 2010 9:22 pm Assunto: |
|
|
Desfolhado e tracionado.
Alguns galhos estão um pouco frágeis para serem tracionados agora e vão ficar para depois. O primeiro galho da esquerda vou tracionar aos poucos porque está muito grosso e eu não quero que ele quebre. O problema do nebari vai ficar para depois .
Desfolhado:
E tracionado:
 |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Seg Jan 11, 2010 12:31 pm Assunto: |
|
|
Marco,
Bela planta.
O Nebari não me pareceu muito ruim, se enterrá-lo mais quando for efetuar o transplante daqui um tempo vai melhorar muito.
O que realmente me incomodou e muito, foi o ápice de sua planta, muito confuso. Seria bom selecionar os galhos laterais (próximos ao ápice) e o ápice propriamente dito, isso melhorará o desenvolvimento do mesmo e conseqüentemente da planta.
Ao analisar o "tachiagari" me parece que a altura da planta está boa, então por enquanto só vejo necessidade nesta questão apontada.
Abraço amigo.
Belo Ácer.
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 12, 2010 1:36 am Assunto: |
|
|
Illex obrigado!
Quanto ao ápice o problema é que os galhos estão muito frágeis. Depois de quebrar dois deles só puxando um pouquinho para baixo eu adiei a mexida nele. Ainda tem alguns galhos que estão muito compridos, mas como tem chovido muito, mas muito mesmo, aqui em SP a planta sentiu um pouco esse excesso de água e eu preferi ir com mais calma, vou perder a oportunidade de trabalhá-la nessa desfolha, mas estou sentido que será melhor para a recuperação dela.
Quanto ao nebari enterrá-lo é uma opção, mas também estou pensando em testar uma pedra artificial para ver como fica. Seria uma ótima opção refazer o nebari, como me foi sugerido, mas vou deixar esse tipo de intervenção mais drástica para o futuro!
Abraço! |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 28, 2010 7:21 am Assunto: |
|
|
Ainda vou melhorar a aramação... mas já está ficando com cara de bonsai...
Brotações:
 |
|
|
 |
Marlon Fontoura 1.o PASSO

Registrado: 29/12/07 Idade: 42 Mensagens: 108 Localização: Rib. das Neves- MG
|
Enviada: Sáb Jan 30, 2010 9:56 pm Assunto: |
|
|
Ótima evolução, parabéns pelos cuidados! Minha opnião também é a de colocar uma pedra artificial. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 31, 2010 3:33 pm Assunto: |
|
|
Marlon obrigado! Também estou pensando em uma pedra artificial.
Abraço! |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 01, 2010 7:09 pm Assunto: |
|
|
Atualização com a copa mais preenchida:
 |
|