Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 30, 2010 9:51 am Assunto: Serissa - Já posso ir moldando-a ? |
|
|
Serissa em desenvolvimento, vasilha bem perfurada irei passá-la paa um escorrerdor para pegar corpo.
Gostaria de saber se já poso ir escolhendo galhos direcionando ?
Não tenho em mente o estilo, podem me dar uma ajuda ?
Aguardo sugestões. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Abr 30, 2010 12:24 pm Assunto: |
|
|
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14359
A princípio é o que o artigo acima diz.
pode ir trabalhando o tronco enqto é tenro para dar um movimentozinho nele _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Maio 01, 2010 9:09 pm Assunto: bonsai |
|
|
A vantagem de se trabalhar com uma planta jovem é que voce pode dar a ela o movimento de tronco de forma a melhorar sua futura estruturação aerea. Então, de posse de um arame de espessura razoável, fixada na base do tronco, dê voltas em torno do tronco, até o apice.
Em seguida, imprima certa força e dê movimentos levemente sinuosos em todo o tronco, formatando-o, obrigando a que fique na posição que vc achar mais conveniente. Um bom exemplo, pode ser visto na imagem abaixo:
No futuro, sua serissa poderá ficar igual a essa, por exemplo:
[img]http://aidobonsai.files.wordpress.com/2009/04/serissa-3.jpg?w=360&h=430[/img]
Ou algumas dessas:
http://www.miamitropicalbonsai.com/serissa.htm
Tamanho não é documento: veja que até em tamanho reduzido, uma serissa que tenha um movimento sinuoso no tronco fica muito mais interessante:
(essa planta acima, não é serissa). _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 03, 2010 8:35 am Assunto: |
|
|
Muito bom, mas analisei e o nebari aparenta uma certa resistência, então fiquei receoso em quebrá-lo pretendo moldar a parte mais apical.
O que acham ? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Maio 03, 2010 11:51 am Assunto: |
|
|
Nicky! Beleza de literatti! Até me entusiasmou a fazer algum de Serissa. Gosto muito desse estilo, apesar de ser difícil conseguir hamonia. Mas, vou tentando.
João Paulo, Passe uma ráfia vegetal molhada antes de aramar. Depois pode até fazer movimentos bruscos que não tem problema. Note bem que no Literati os movimentos não podem ser repetitivos.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 03, 2010 3:21 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, sou suspeito em relação ao estilo Literati. É um dos meus prediletos, juntamente com o estilo ishitsuki. Tenho um arquivo só com fotos de literati e farto material didático explicando e dissecando suas inumeras possibilidades.
No blog do bonsaista Paulo Netto, AI DO BONSAI, há uma pequena mostra da exposição WORD BONSAI 2009, em que aparecem fotos de alguns interessantes bonsai no estilo Literati. Dê uma conferida:
[img]http://aidobonsai.wordpress.com/2010/05/03/world-bonsai-2009-puerto-rico/[/img]
Elio, a propósito, não esqueci o que prometi a voce. Por gentileza, aguarde, que em breve estará recebendo em sua casa, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 03, 2010 7:50 pm Assunto: |
|
|
Valeu Nicky!
Obrigado pelo link. É de babar!
Quanto ao prometido, não tem pressa, amigo!
Vc diz que que tem material didático sobre o estilo literati. Poderia me mandar algum?
Abraço
enowacki@terra.com.br _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 03, 2010 8:30 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, são desenhos, fotos e alguns artigos. Envio para vc via MP, ok? _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 28, 2010 1:33 pm Assunto: |
|
|
Troquei de substrato para ajudar o desenvolvimento.
Abraço.[/img] |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jun 29, 2010 12:04 pm Assunto: bonsai |
|
|
Demorou!!! É só o que resta: arame esse tronco, desde a base até o ápice, e dê a ele movimentos sinuosos, para ficar mais interessante no futuro. Inclusive, pode usar como modelos as fotos que postei acima.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Ter Jun 29, 2010 11:16 pm Assunto: |
|
|
se for pra aramar, faça-o logo
Serissa é meio quebradiça!
Vc vai detonar ela se esperar mais! _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 30, 2010 8:07 am Assunto: |
|
|
Ele está bem quebradiço mesmo, só que agora estou receoso em quebrá-lo, como posso direcioná-lo se que aconteça a quebra ?
Me deram a dica de enrolar ráfia, o que seria a ráfia ?
Se possível se importariam em me dar uma noção através de risco no desenho ?
Abraço. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Jun 30, 2010 9:00 am Assunto: |
|
|
deixe uns tres dias sem água... _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 30, 2010 2:35 pm Assunto: |
|
|
João Paulo Batista Lyrio escreveu: | Ele está bem quebradiço mesmo, só que agora estou receoso em quebrá-lo, como posso direcioná-lo se que aconteça a quebra ?
Me deram a dica de enrolar ráfia, o que seria a ráfia ?
Se possível se importariam em me dar uma noção através de risco no desenho ?
Abraço. |
Se não tiver ráfia, use borracha de câmara de bicicleta.
Enrole, passe o arame e pode fazer uma sinuosidade bem agressiva. O tronco vai trincar mas vai permanecer junto e não haverá dano nenhum à planta.
Pode fazer que eu garanto, por experiência própria.
Nessa serissa eu já tinha feito na parte de baixo e no topo. Nesse momen to eu estava melhorando a sinuosidade do meio.
abraço
 _________________ Elio
|
|
 |
|